EspecialMatériasÚltimas Notícias

Sistema de Televisão IPTV traz novas possibilidades para a hotelaria moderna

Quase tão importante quanto a ocupação, a fidelização de clientes é uma batalha constante na hotelaria em todo o mundo. O bom desempenho neste índice pode ser alcançado por meio de serviços que o tornem especial e diferente do concorrente, e a tecnologia é vista pelo mercado como uma chave para essa conquista. Depois dos quartos inteligentes, nos quais os hóspedes conseguem controlar a temperatura, a iluminação e até a música ambiente por um único dispositivo, outra tendência começa a crescer entre os hotéis no quesito entretenimento: a criação de uma programação de tevê personalizada de acordo com o perfil do cliente. Essa é uma dentre muitas possibilidades que a tecnologia IPTV traz para o universo da hospitalidade.

Publicidade
Harus

O sistema IPTV – Internet Protocol Television, em tradução literal, Televisão por Protocolo de Internet, criado nos anos 1990, transmite e gerencia o sinal digital de TV através de uma rede IP, a mesma utilizada para redes de computadores e ao navegar na internet, ou seja, ao invés de obter o sinal de televisão pela antena ou via operadora de TV a cabo, este sistema recebe o sinal via internet.

Implantação

O processo de implantação da IPTV em um hotel, de acordo com o Diretor Comercial da Nonius Hospitality Technology, Júlio de Oliveira Júnior, pode ser realizado de duas maneiras: por meio de uma rede pública (internet) ou por uma rede privada (LAN). “Em hotelaria, normalmente, a distribuição é feita através de uma rede privada, utilizando soluções como a nossa TV interativa, chamada NONIUS.TV, para o gerenciamento dos canais. Neste caso, não existe a necessidade de usarmos um pacote de internet, já que todo o tráfego é feito dentro da rede local. O empreendimento precisa adquirir um equipamento chamado Set-top Box – STB – para que seja possível disponibilizar esses conteúdos aos hóspedes”, explica.

Canais são recebidos por uma antena satélite e convertidos para IP usando equipamentos que a Nonius fabrica – Foto: divulgação

Atualmente, é possível implantar a rede LAN com baixo custo, que acaba se tornando ainda mais econômica do que uma distribuição convencional (coaxial RF), caso as redes sejam desenhadas e configuradas de forma que partilhem esses equipamentos de LAN para outros serviços, como Voz, CFTV, Wi-Fi e automação, formando uma Rede Convergente.
O especialista da Nonius complementa que os canais são recebidos por uma antena satélite e convertidos (sem perda de qualidade) para IP usando equipamentos que a empresa fabrica. “A Nonius entrega ao setor hoteleiro desde o desenho e implementação de toda a infraestrutura de rede IP até as soluções de interatividade customizadas à imagem de cada hotel”, diz.

Conteúdo interativo

Além de canais abertos e fechados, a IPTV disponibiliza um conteúdo totalmente interativo e desenhado para os hóspedes, algo que não acontece em uma tevê tradicional. O gestor hoteleiro pode, inclusive, alterar a quantidade de serviços e de conteúdo caso queira diferenciá-los entre um hotel de um padrão superior com a de um econômico ou midscale, por exemplo. “A programação deve seguir algumas regras das provedoras de conteúdo, mas, no geral, são transmitidos todos os canais locais (da região), e os chamados canais premium – uma seleção de canais de tevê fechada”, enfatiza Bruno Calabresi, Chief Technology Officer da Youcast, empresa de telecomunicações que também disponibiliza o serviço IPTV no Brasil.

O especialista comenta, ainda, que cada empreendimento pode produzir, através da plataforma de interatividade, seu próprio canal de informações, assim como páginas de promoções diretamente na TV ou via aplicativos móveis.

Publicidade
Desbravador

Dentre as principais características da tecnologia IPTV, como explica Júlio de Oliveira estão a interface com a identidade visual do hotel, o uso de apenas um controle remoto, serviços de promoção do empreendimento na TV & Corporate Channel, grade de canais (televisão e rádio), ordenado pelo idioma do hóspede, gerenciamento remoto das configurações da TV, mensagem de boas-vindas e/ou de emergência, express checkout, Video on Demand e integração com o PMS – Property Management Systems -, os softwares de gerenciamento hoteleiro.

Além disso, oferece serviços informativos, como de meteorologia e de voos, diretório de A-Z com serviços disponibilizados pelo empreendimento, diretório da cidade com informações sobre pontos turísticos, solicitação de serviço de quarto, limpeza ou manutenção, música Bluetooth e controle de iluminação, persianas e ar condicionado.

Calabresi afirma que implantação e conteúdo são divididos em dois cenários distintos: programação linear e plataforma interatividade:

Programação linear
Somente canais de vídeos diretamente na televisão. “Fornecemos equipamentos profissionais para recepção do conteúdo satelital e transportamos todo o material em estrutura cabeada até os quartos, que é ligada diretamente na tevê, como uma antena coletiva de condomínio”, define.

Plataforma Interatividade
Uma plataforma que fornece ao usuário a possibilidade de comprar itens de uso pessoal, como títulos de filmes e refeições. “Também é possível realizar reservas em spa ou agendar passeios turísticos, tudo pela TV ou por um aplicativo móvel”, diz.

Bruno Calabresi, Chief Technology Officer da Youcast – Foto: divulgação

VEGA TV

A VEGA I.T, que oferece soluções tecnológicas ao setor de hospitalidade desde o ano 2000, lançou recentemente o VEGA TV, um sistema de in-room entertainment e interatividade com capacidade de receber o conteúdo da TV. O serviço possibilita a transmissão de canais abertos e fechados, além de várias plataformas, como YouTube, Netflix e Spotify, resultando em alternativas de entretenimento para os hóspedes que vão além do pay-per-view (canais fechados).

O Diretor Executivo da VEGA I.T, Matheus Quincozes, destaca que, assim como a IPTV, o receptor do VEGA TV é um aparelho Set-top Box ligado à televisão, não havendo a necessidade de que o aparelho de TV seja ‘smart’ para se adequar à tecnologia, cortando, assim, custos com a atualização de equipamentos. “Além disso, por meio de parcerias com operadoras de TV, conseguimos entregar um conteúdo exclusivo, sem que o hotel precise investir em pay-per-view, por exemplo”, ressalta.

VEGA TV possibilita a transmissão de canais abertos e fechados, além de várias plataformas, como Youtube, Netflix e Spotify – Foto: divulgação

 

Com o VEGA TV, também como acontece na tecnologia IPTV, é possível personalizar a estada do hóspede, colocando o controle da experiência na palma de sua mão. Com isso, há um aumento na interatividade e no engajamento, desde uma mensagem de boas-vindas até a possibilidade de solicitar serviço de quarto com apenas um clique. “O room service disponível na plataforma pode, inclusive, gerar aumento na receita do hotel, tendo em vista que o cliente solicita o serviço de maneira fácil e descomplicada pelo VEGA TV”, projeta Quincozes.

O sistema VEGA TV pode ser personalizado com a identidade visual do hotel e disponibiliza diversas outras funcionalidades, tais como:

  •  O que Fazer (City Guide)

Informações para auxiliar o hóspede a planejar atividades durante sua viagem;

  • Serviço de Quarto

Consulta do cardápio e todas as opções de room service do hotel;

  • Extrato da Conta

Extrato com os itens presentes na conta do quarto durante a estada;

  • Aplicativos

Acesso a plataformas como YouTube, Netflix e Spotify, para que o hóspede possa se conectar utilizando sua conta;

  • Previsão do Tempo

Exibição de informações sobre a condição meteorológica da cidade.

Por Luiza Domingues
A matéria está publicada na íntegra em nosso aplicativo, que pode ser baixado nas lojas da Apple Store e  Google Play. Faça o download e acesse este e outros conteúdos exclusivos.

Publicidade
Anuncie conosco

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA