Mercado

Setor hoteleiro do Brasil está entre os mais otimistas do mundo

Cerca de 39% dos turistas brasileiros pretendem fazer sua viagem dos sonhos para a Itália (Foto: Reprodução/Wikipédia)

O TripAdvisor anunciou no último dia 11 de março os resultados do estudo bianual TripBarometer e apontou que o setor hoteleiro do Brasil está entre os cinco dos mais otimistas do mundo com relação ao ano de 2015. O estudo foi realizado pela empresa de pesquisa Ipsos, e revelado com base em 44 mil respostas de viajantes e empresários do setor hoteleiro.

O estudo revelou, após consultar cerca de 10 mil hoteleiros ao redor do mundo, que o empresário brasileiro do setor de hospitalidade está entre os cinco mais otimistas do mundo – atrás apenas de Indonésia, Índia, México e África do Sul, com base em três principais aspectos: investimentos planejados em diversas áreas como reformas e renovações, contratação e capacitação de funcionários e marketing; planos de aumentar as diárias em 2015; e otimismo com relação aos lucros.

Investimentos
De acordo com o estudo, muitos hoteleiros pretendem investir neste ano de 2015 em diferentes áreas, com destaque para o gerenciamento de reputação online. De acordo com o levantamento, os entrevistaram que consideram a reputação online como questão “importante” para o futuro dos negócios (93%) dos pesquisados e “muito importante” por 79% dos entrevistados.

No Brasil, 73% dos entrevistados afirmaram que irão investir mais recursos para gerir a imagem de seus hotéis na internet. No entanto, para o empresário brasileiro, a qualidade do serviço prestado lidera a lista dos itens mais importantes para o sucesso do negócio.

Otimismo
Três em cada quatro hoteleiros se sentem “Otimista” e “Muito otimista” com relação aos lucros para este ano, o que representa 75% dos entrevistados. De acordo com os entrevistados brasileiros, eventos locais e congressos terão o maior impacto positivo nos lucros em 2015. Já as maiores ameaças são o aumento dos preços de passagens aéreas (65%) e a economia nacional (60%).

A confiança no mercado é tanta que 68% dos entrevistados nacionais disseram que planejam aumentar suas tarifas ao longo do ano para arcar com o crescimento dos custos indiretos.

Perfil do hóspede
O estudo também divulgou que cerca de 44% dos brasileiros pretendem gastar mais com viagens em 2015, se comparado a 2014. Dentre os destinos mais desejados pelos turistas nacionais estão: Itália (39%), EUA (36%), Grécia (35%), França (34%), Caribe (31%), Alemanha (30%), Portugal (29%) e Espanha, Reino Unido e Austrália (todos com 27% das preferências).

O gasto médio dos turistas brasileiros deverá ser de R$ 11.700 por pessoa com viagens neste ano. De acordo com o levantamento, o preço é considerado por muitos como fator mais importante na hora do hóspede decidir em qual lugar vai passar as suas férias.

De acodo com Marc Charron, Presidente do TripAdvisor for Business, “O TripBarometer deste ano revela uma crescente confiança do setor global de hospitalidade, com um em cada dois hoteleiros elevando tarifas e um crescimento significativo no otimismo em todo o mundo. Aumentar o número de hóspedes recorrentes, encorajar reservas diretas e incentivar as avaliações online dos viajantes serão temas-chave para o setor hoteleiro deste ano”, afirmou.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA