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Setor de viagens corporativas fatura R$ 7,8 bilhões em março

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De acordo com dados do LVC – Levantamento de Viagens Corporativas, criado pela FecomercioSP em parceria com a ALAGEV, referente ao mês de março, o faturamento das atividades relacionadas às viagens corporativas foi de R$ 7,8 bilhões, alta de 290% na comparação com o mesmo período do ano passado, ou seja, quase quatro vezes o total do faturamento de março de 2021, que atingiu R$ 2 bilhões. Comparado com o mesmo período pré-pandemia, ou seja, março de 2019, o atual patamar ainda está 9,7% abaixo. Embora o número seja negativo, é um bom resultado relativo, dadas as circunstâncias dos últimos dois anos.

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As festas de Carnaval, a retirada da obrigação do uso de máscaras nas grandes regiões do Brasil e a diminuição dos casos da variante Ômicron, além da demanda reprimida do período de pandemia, impulsionaram de maneira mais significativa as viagens corporativas em março. Muitos eventos, reuniões e viagens haviam sido reprogramados para acontecer a partir de março, esperando a volta à normalidade, e ela aconteceu de fato. “O indicador apresenta um crescimento positivo para o nosso mercado. Porém, a inflação e os impactos nos custos das empresas continuam sendo uma variável preocupante que pode limitar o crescimento do setor para os próximos meses”, comenta Giovana Jannuzzelli, Diretora executiva da ALAGEV.

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O levantamento também apresenta que muitas das empresas fecham o seu orçamento para viagens e eventos no ano anterior. No entanto, não existia a expectativa de aumento de custos tão expressivos, principalmente no caso das passagens aéreas. Desta forma, haverá um esforço ainda mais intenso dos gestores das empresas a fim de adequar as necessidades ao orçamento previsto, para que não se restrinja qualquer tipo de ação para o segundo semestre. “Gestores de viagens corporativas se veem ainda mais desafiados a equacionar orçamentos e planos de viagens, com clara tendência a racionalizar as despesas. Além disso, fornecedores, especialmente de transporte e hospedagem, serão mais pressionados para preservar o volume de clientes e serviços vendidos”, comenta Mariana Aldrigui, Presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP.

Para acompanhar o conteúdo completo do estudo, acesse o link.

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