Setor aéreo registra o melhor outubro da história
Foram cerca de 8,3 milhões de passageiros transportados no período
O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro da história. Cerca de 8,3 milhões de passageiros voaram pelo Brasil no período, um aumento de 6,5% em relação a 2023. Os dados da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil destacam a contribuição do turismo para o aumento do fluxo de viajantes em destinos nacionais. No acumulado de 2024, o número se aproxima de 77 milhões de passageiros, o que corresponde a mais de 84% do total registrado em 2023.
De acordo com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, “mais um marco histórico para o turismo e para a economia nacional. Transportar mais de 8,3 milhões de passageiros em um único mês demonstra a confiança crescente dos brasileiros em viajar e o impacto positivo das políticas públicas voltadas para o setor. Isso é fruto de um trabalho conjunto entre governo e iniciativa privada, como o programa Conheça o Brasil, que investe na ampliação da conectividade e na promoção de destinos”, afirmou.
A ponte aérea Rio-São Paulo segue como a rota mais movimentada, com 362,4 mil passageiros em outubro. Em seguida, estão São Paulo-Brasília e São Paulo-Confins (MG), com 238,8 mil e 194 mil viajantes, respectivamente. Entre os aeroportos, os mais movimentados foram: Guarulhos (GRU), Congonhas (SP) e Brasília (DF). Regionalmente, destacaram-se o aeroporto de Belém (PA), no Norte; o de Recife (PE), no Nordeste; o de São José dos Pinhais (PR), no Sul; Brasília (DF), no Centro-Oeste; e Guarulhos (SP), no Sudeste.
Ainda segundo a ANAC, o mercado aéreo doméstico também obteve resultados positivos em outros indicadores. A demanda por passageiros teve alta de 11,3% em relação a outubro de 2023. Já a oferta de assentos cresceu 9,6% no mesmo período.