Publicidade
Simmons

Pinhão e café são temas de lives do Senac

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

Região conhecida por suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, a Serra da Mantiqueira abriga inúmeros produtores locais, de diferentes segmentos, que encontram na localidade o cenário ideal para viverem e produzirem. A partir do interesse de mapear esses produtores e com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de gastronomia o conhecimento de ingredientes e seus processos de produção, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão criou o projeto Saberes da Mantiqueira, que consiste na realização de roteiros gastronômicos por cidades da região.

Publicidade
Tramontina

Neste período, em que o distanciamento social se faz necessário, o projeto – que valoriza os saberes e os fazeres das pessoas que compõem a cultura regional – ganhou uma versão on-line: o Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Em uma série de lives mensais, o público poderá conhecer a sazonalidade do território culinário da Mantiqueira por meio de suas safras.

Com curadoria de professores e alunos do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, será possível compreender a influência do terroir (clima, solo, biodiversidade, entre outros elementos) nos ingredientes, relacionar território e identidade territorial a produtos de origem, compreender aspectos sociológicos e antropológicos no contexto da alimentação, conhecer questões relacionadas à sustentabilidade, saudabilidade e sazonalidade, compreender impactos dos aspectos histórico-culturais na produção regional de alimentos, entender a importância do turismo gastronômico como vetor de desenvolvimento local, entre outros aspectos.

Conhecendo mais sobre o pinhão e o café

A live de maio, que será realizada nesta quarta-feira (26/5), às 20 horas, terá como tema Pinhão – alimento natural da Mantiqueira, aproveitando a temporada desse alimento. Serão abordados sua importância econômica e cultural para a comunidade serrana, sua cadeia produtiva e as possibilidades de seu uso na culinária. Entre os convidados estarão a arquiteta Tania Taiar, fundadora da Casa do Pinhão; Carlos Jobson de Sá Filho, membro da Associação dos Vendedores de Pinhão, e o professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, Victor Issac.

Publicidade
Harus

Na live de junho, que acontecerá em 23/06, o tema será um dos produtos mais consumidos do país: o café. Com a temática Café da Mantiqueira: uma denominação de origem, os participantes conhecerão a safra do café na Mantiqueira através do Sítio São Sebastião, localizado em Cachoeira de Minas/MG. No bate-papo, serão apresentados detalhes da produção do café, sua versatilidade gastronômica e o conceito de indicação geográfica.

Até o fim do ano, outros ingredientes regionais serão apresentados no Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Todas as lives do projeto serão transmitidas às 20 horas, pelo canal do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão no YouTube: https://www.youtube.com/SenacCamposdoJordao.

Vestibular digital

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre de 2021 para a graduação Tecnologia em Gastronomia. Alinhada às tendências educacionais, a instituição realiza o Vestibular Digital, com a elaboração de redação on-line, e a redução da taxa de inscrição que agora custa R$ 25.

Publicidade
Escola de resultados

Para facilitar o acesso ao mundo universitário, também serão aceitos para avaliação do vestibular os resultados obtidos na redação do Enem entre 2009 a 2019.  Para participar, os interessados devem realizar as inscrições no site do Senac: https://www.sp.senac.br/graduacao/curso/tecnologia/gastronomia.

Serviço

Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 3.549 – Vila Capivari, Campos do Jordão/SP

Informações: www.sp.senac.br/camposdojordao

 

Pinhão – alimento natural da Mantiqueira

Data: 26 de maio, quarta-feira

Horário: às 20 horas

Transmissão: https://www.youtube.com/SenacCamposdoJordao

 

Café da Mantiqueira: uma denominação de origem

Data: 23 de junho, quarta-feira

Horário: às 20 horas

Transmissão: https://www.youtube.com/SenacCamposdoJordao

Publicidade
Soluções RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA