Publicidade
FOHB

Senac apresentará live com o tema vinhos da Serra da Mantiqueira

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

Projeto Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira é uma série de lives mensais promovidas pelo Centro Universitário Senac Campos do Jordão

A Serra da Mantiqueira é conhecida por suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas. A região abriga inúmero produtores locais, de diferentes segmentos, que encontram na localidade o cenário ideal para viverem e produzirem. A partir do interesse de mapear esses produtores e com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de gastronomia o conhecimento de ingredientes e seus processos de produção, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão criou o projeto Saberes da Mantiqueira, que consiste na realização de roteiros gastronômicos por cidades da região.

Publicidade
Faitec

Neste período de pandemia o projeto ganhou uma versão on-line: o Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Em uma série de lives mensais, o público poderá conhecer a sazonalidade do território culinário da Mantiqueira por meio de suas safras. Com curadoria de professores e alunos, será possível compreender a influência do terroir (clima, solo, biodiversidade, entre outros elementos) nos ingredientes, relacionar território e identidade territorial a produtos de origem, compreender aspectos sociológicos e antropológicos no contexto da alimentação, conhecer questões relacionadas à sustentabilidade e sazonalidade, compreender impactos dos aspectos histórico-culturais na produção regional de alimentos, entender a importância do turismo gastronômico como vetor de desenvolvimento local, entre outros aspectos.

Publicidade
Harus 1

A live de agosto, que será realizada na próxima quarta-feira (25), às 20 horas, terá como tema Vinhos de Inverno: especialidade da Mantiqueira e debaterá a safra das uvas Vitis Viníferas por meio da produção das diversas vinícolas paulistas e mineiras da Serra da Mantiqueira. Serão apresentados detalhes da produção de vinhos de colheita de inverno, técnica típica da viticultura da região. Também serão abordadas as iniciativas do Empório dos Mellos na divulgação dos vinhos da região e o potencial do turismo enogastronômico na Serra da Mantiqueira. Participarão da live o gerente do Empório dos Mellos, o sommelier Francisco Lima, e o professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, Fernando Almeida. Até o fim do ano, outros ingredientes regionais serão apresentados no Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Todas as lives serão transmitidas pelo canal do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão no YouTube.

Publicidade
21 anos Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA