Publicidade
FOHB

São Pedro (SP) inova com Festival de Inverno do Alto da Serra

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

Serra, friozinho e belas paisagens. A combinação é perfeita na Estância Turística de São Pedro e agora fica ainda melhor. Pela primeira vez, a cidade terá o Festival de Inverno do Alto da Serra de São Pedro, que ocorrerá nestes próximos dois finais de semana – dias 22, 23 e 24 e dias 29, 30 e 31 de julho. Os 11 empreendimentos que integram o evento criaram pratos especialmente para a ocasião, para evidenciar o que há de melhor na cozinha da Serra do Itaqueri que, com suas cuestas basálticas de até 1.000m de altitude, é uma das mais belas regiões do Estado de São Paulo.

Publicidade
Soluções 1

 

Para incentivar os turistas a passar por todos os empreendimentos e experimentar os 11 pratos do festival, há inclusive, um passaporte impresso com a foto e a descrição de cada uma das delícias. No verso da passaporte, para facilitar o acesso, está estampado o mapa da serra com a localização de todos os espaços participantes. “Quem chega a São Pedro, ao subir a serra, facilmente identifica os empreendimentos participantes porque estão todos expondo a logomarca do festival. É só entrar, pedir o prato e o passaporte impresso para já carimbar”, comenta a secretária de Turismo de São Pedro, Clarissa Quiararia.

As 50 primeiras pessoas que apresentarem o passaporte com as imagens dos 11 pratos carimbadas ganharão uma caneca da organização do evento. Entre os pratos principais, indicados para café, almoço ou jantar e que aquecem no friozinho do inverno do alto da serra, estão polenta com ragu de carne acompanhada de couve crocante e queijo meia cura, arroz cremoso de calabresa, canjiquinha de milho com costelinha de porco e sopa francesa de cebola com fatia de baguette e queijo gruyère. Há opções vegetarianas: creme de mandioquinha com ragu de cogumelos e arroz cremoso de cogumelos.

Publicidade
Faitec

Para petiscar, bolinho de feijoada recheado com couve, pastel de milho caipira, porção de empanadas nos sabores carne e queijo e batata rostie recheada com requeijão de corte da casa e cubos de bacon. Para um café da manhã ou mesmo um lanche da tarde, o festival oferece rabanada com calda de chocolate e doce de leite e um trio mineiro delicioso para duas pessoas servido numa cesta: bolo de milho, goiabada cremosa com cachaça, grissini e drips de café. Os preços dos pratos variam entre R$ 20 e R$ 30. É opção para comer muito bem por dois finais de semana seguidos.

Música

Festival de inverno pede música e, claro, que o de São Pedro terá. Nos dias 24 e 31 de julho, domingos, uma jazz band fará apresentações nos 11 estabelecimentos participantes do Festival de Inverno do Alto da Serra de São Pedro. Já nos dias 23 e 30, sábados, a programação será no Parque Marcelo Golinelli, localizado na encosta da serra e que dispõe de diversos decks para contemplação da paisagem, quiosques e trilhas para caminhada. No local, conta Clarissa, bandas de jazz e MPB farão apresentações e haverá sunset para aproveitar o que há de melhor em São Pedro: contemplação da serra.

Evolução da cozinha local

Além de oferecer um atrativo a mais aos turistas, ao realizar o Festival de Inverno do Alto da Serra, São Pedro também trabalha para a evolução da gastronomia local. Como esta é a primeira edição do evento, a Secretaria de Turismo contratou uma consultoria de gastronomia para auxiliar o poder público na organização e os empreendimentos, na criação dos pratos e na orientação de vários aspectos importantes para o setor de alimentação. As chefs da consultoria, que são professoras de gastronomia, visitaram todos os estabelecimentos interessados em participar do evento para conhecer estrutura, cardápio, característica de cada espaço e os responsáveis pela cozinha.

Numa verdadeira consultoria, após vários testes, as chefs e os empresários criaram novas receitas respeitando as características de cada um dos empreendimentos. Então, retornaram in loco para capacitar os responsáveis pela cozinha de todos os espaços a executarem os pratos conforme a criação original, incluindo a forma de servi-los. “Para o turista que vem aproveitar o friozinho e a tranquilidade da Serra do Itaqueri, oferecemos novos pratos, todos muito bem elaborados e deliciosos. Para o nosso setor de gastronomia, o Festival de Inverno do Alto da Serra é oportunidade de capacitação e uma injeção de ânimo para sempre inovar”, completa a secretária de Turismo de São Pedro.

Publicidade
Clima ao Vivo

Chef Ludmilla Fonseca, uma das consultoras do Festival, complementa: “Além de proporcionar melhorias para os empreendimentos, o trabalho auxiliou na melhor formatação de fichas técnicas, controle de custos, higiene e segurança alimentar. Os pratos desenhados especialmente para o evento seguem o resultado de uma pesquisa feita com turistas e moradores sobre expectativas gastronômicas na Estância de São Pedro: veganismo e vegetarianismo foram segmentos bastante apontados na pesquisa”.

São Pedro (SP) inova com Festival de Inverno do Alto da Serra

Canjiquinha de milho, com costelinha de porco, do Rancho da Tirolesa (Foto: divulgação)

Estabelecimentos participantes

Estação da Cachaça – Rabanada de inverno (Rabanada de pão da casa, acompanhado de açúcar e canela, calda de chocolate e porção de doce de leite).

Sítio Coloninha I – Polenta caipira (Polenta de fubá Coloninha com ragu de carne, couve crocante e queijo meia cura) Opção vegetariana: (Polenta de fubá Coloninha, couve crocante e queijo meia cura).

Restaurante Santo Antônio – Creme de mandioquinha com cogumelos (Creme de mandioquinha com ragu de cogumelos shitake acompanhados de pão da casa).

Jardim da Serra Hotel – Sopa Francesa de Cebola (Tradicional sopa francesa de cebola, com fatia de baguette e queijo gruyère).

Hangar – Arroz Cremoso & variações (Arroz cremoso de calabresa). Versão vegetariana (Arroz cremoso de cogumelos).

Bar da Rampa – Pastel de milho caipira (Porção de pastel de massa de farinha de milho, recheio de carne e molho vinagrete).

Pizzaria Alto da Serra – Empanada da Serra (Porção de 3 empanadas nos sabores carne e queijo).

Rancho da Tirolesa – Canjiquinha com costelinha de porco (Canjiquinha de milho, com costelinha de porco).

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA