Turismo & HospedagemÚltimas Notícias

Santa Marta, cidade repleta de belezas naturais e culturais

A cidade colombiana foi fundada em 1525, preserva a arquitetura colonial, um riquíssimo acervo cultural e muita beleza natural

Santa Marta é a capital do departamento de Magdalena, fundada em 1525 pelo espanhol Rodrigo de Bastidas, sendo uma das cidades mais antigas da Colômbia. Preserva a arquitetura colonial  e um riquíssimo acervo histórico. Atualmente Santa Marta possui cerca de 500 mil habitantes, sendo uma cidade conhecida pela sua variedade cultural e numa mesma paisagem estão as montanhas e o mar com águas transparentes e quentes, típica da região do Caribe.

Publicidade
Desbravador

A cidade conta com o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, localizado cerca de 20 km do centro. Quem visita a cidade se impressiona com a riqueza cultural e uma rede de ecossistemas únicos no planeta, como a Serra Nevada de Santa Marta, os vestígios arqueológicos da cultura Tayrona e as praias do Parque Natural Nacional Tayrona. Elas são emolduradas por uma natureza virgem e exuberante, reconhecidas entre as mais belas do mundo. Este destino oferece um ambiente tranquilo muito próximo da natureza e da tradição colombiana. O centro histórico da cidade oferece pousadas, cafés, restaurantes e igrejas antigas perto da praia. A Catedral de Santa Marta, a praça que homenageia Simón Bolivar e a rica gastronomia do centro histórico são os espaços mais emblemáticos desta zona da cidade.

Santa Marta, cidade repleta de belezas naturais e culturais
O Aeroporto Internacional Simón Bolívar é a principal porta de entrada de Santa Marta – Foto – Divulgação
Publicidade
Tramontina

Lugares imperdíveis para se conhecer

A Catedral Basílica de Santa Marta foi construída na década de 1760 em estilo renascentista, sendo o primeiro templo católico construído sob jurisdição eclesiástica na América do Sul. Desde 1953 abriga os restos mortais de Rodrigo de Bastidas, fundador da cidade e também abrigou os restos mortais de Simón Bolívar durante 12 anos. Mas ainda guarda uma pequena urna que contém o coração e as entranhas de Simón Bolívar. Ele era pertencente a uma família de aristocratas venezuelanos, que liderou movimentos de independência por cinco países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, na qual deu o nome. Numa praça próxima a Catedral tem uma praça com seu nome e uma estatátua sua sob um imponente cavalo que merece uma visita.

Rica e diversificada gastronomia

O centro histórico de Santa Marta abriga restaurantes em vários estilos, mas muitos deles valorizam a fusão gastronômica de diferentes culturas, como a indígena, a africana e a europeia. E um dos destaques é o Guásimo. Ele leva o nome de uma fruta da floresta seca do Caribe colombiano que cresce amplamente no interior do departamento de Magdalena. Na fachada do restaurante se encontra pinturas realizadas pelo Chef Fabian Rodriguez, assim como obras de arte numa vitrine e as pinturas se espalham para dentro do restaurante que é um rústico aconchegante. O restaurante aposta na valorização da cozinha nacional e seus ingredientes regionais com uma mistura de técnicas peruanas, numa apresentação magistral dos pratos para serem degustados com música ao vivo.

Publicidade
Clima ao Vivo

O menu é bastante variado e em média os pratos custam cerca de 60 mil pesos colombianos e entre eles estão: arroz apastelão de cerdo, lomo deconstruido, muchacho de pueblo, bistec de lomo con cayeye, panceta con pesto con arroz de quesos artesanales de juan saumet, ceviche pescado, arroz de coco con mariscos salteados. Como entrada as boas opções são um polvo delicioso como entrada – banana madura queimada, berinjela, lentilha crocante e calda de frutas da estação. Barriga de porco (churrasco de goiabada azeda, inhame cremoso e óleo de orégano), salmão no croquete de caio e legumes salteados, ou polvo com pesto de caju sobre arroz cremoso com queijos Buritaca curados e balsâmico de lulo, entre outros são boas opções no cardápio. E entre as opções de sucos estão patilla, corozo, maracuya e lulo.

Santa Marta, cidade repleta de belezas naturais e culturais
O Tayrona é dos parques naturais mais importantes da Colômbia – Crédito da foto – Open Aperture-CC3
Publicidade
Trofeu

Parque Natural Nacional Tayrona

É uma reserva florestal localizada a 34 km da cidade, com alturas desde o nível do mar até 900 metros acima do nível do mar. Sua superfície faz parte do departamento de Magdalena. É um dos parques naturais mais importantes da Colômbia. É o habitat de um grande número de espécies que se distribuem em regiões com diferentes níveis térmicos que vão desde o nível do mar até alturas de 900 m. Dos 15 mil hectares que compõem o parque, 3 mil são de área marinha. Também é possível participar de ações de ONGs com o objetivo de contribuir para a conservação deste ecossistema marinho. E isso inclui limpeza de praia e ver como se encontra a restauração dos corais marínhos.

Santa Marta, cidade repleta de belezas naturais e culturais
Marina de Santa Marta, porta de entrada ao Parque Natural Nacional Tayrona
Publicidade
Ameris

Minca

Essa é uma localidade turística de apenas 500 habitantes que possui temperatura média de 20° que se encontra no sopé da Serra Nevada de Santa Marta, a cerca de 15 km do centro da cidade. Alguns dos atrativos do Minca são: o rio frio, as cachoeiras Marinka, Pozo Azul, Las Piedras e a sua zona cafeeira. No Finca La Victoria pode se fazer passeios pela fazenda de café em La Victoria, localizada a cerca de 90 minutos a pé da cidade. Lá você poderá conhecer todo o processo de cultivo e preparo do café para exportação, bem como conhecer suas máquinas do início do século XX que trabalham com energia hidráulica.

Onde hospedar

A localização privilegiada é um dos diferenciais do Marriott Resort que fica de frente a Playa Dormida, a menos de 15 minutos do Aeroporto Internacional Simón Bolívar por uma estrada de fácil acesso. Ao entrar na recepção o hóspede já percebe a preocupação do hotel em manter o conforto nos padrões internacionais da marca, mas ao mesmo tempo valorizar a cultura local. Existe muitos elementos tradicionais das comunidades indígenas da região do Caribe, assim como artesanatos dos povos indígenas da Serra Nevada de Santa Marta expostos nas prateleiras de madeira na cor natural da recepção e do lobby. Um espaço cercado por madeiras típicas das construções de pescadores locais chama a atenção e bem em frente está uma estação de café da Amorigen. Ela exalta a qualidade do café da região diretamente das comunidades da Sierra Nevada e aproxima os hóspedes para a aquisição e geração de rendas a essas comunidades.

Santa Marta, cidade repleta de belezas naturais e culturais
Fachada do Marriott Santa Marta Playa Dormida

Ao adentrar no lobby, os hóspedes encontram o restaurante 1525, que tem esse nome em homenagem a data de fundação de Santa Marta. No local pode se degustar muitos pratos da culinária internacional mesclada com elementos da cultura local num extenso cardápio, assim como tomar um farto café da manhã. Já o restaurante Cayeye fica na parte debaixo do hotel, bem de frente a Playa Dormida. O ambiente rústico acolhedor conta com um cardápio que dá destaque aos frutos do mar e às receitas caribenhas e a carta de drinks é bem extensa para se curtir o clima tranquilo da praia, que somente é quebrado pelos voos das aeronaves que aterrizam próximo.

Na área de eventos o hotel conta com várias salas para acolher bem desde pequenas reuniões, até eventos de médio porte. E somado a infraestrutura, está uma piscina de frente a praia, um moderno fitness center com equipamentos de última geração e o spa Sieshua Spa. Ele oferece esfoliações revigorantes, terapias corporais, aromaterapia e tratamentos faciais, tudo num ambiente elegante com interiores minimalistas e grandes janelas com vista para a reserva natural Playa Dormida. Já os quartos, são bem amplos e limpos e contam com uma moderna infraestrutura para maximizar a hospedagem.

Marriott Bonvoy

Quem se hospeda no Marriott Resort Playa Dormida pontua no Marriott Bonvoy que tem um portfólio de mais de 30 marcas hoteleiras e um programa de viagens altamente premiado. Ofereça aos hóspedes fiéis muitas maneiras de aproveitar ao máximo sua associação para desfrutar de viagens mais gratificantes e experiências exclusivas para membros.  Os membros têm acesso a mais de 30 marcas de hotéis e 10.000 destinos globais onde podem ganhar e resgatar pontos para estadias gratuitas. O portfólio inclui uma grande coleção de propriedades de luxo e estilo de vida, bem como marcas premium. Os membros podem ganhar pontos em quase 8.800 propriedades Marriott Bonvoy participantes em todo o mundo e acelerar os pontos que podem ganhar para estadias gratuitas ao usarem cartões de crédito de marca conjunta Marriott Bonvoy para fazer compras diárias.

As experiências atualmente disponíveis na plataforma incluem jantares privados com chefs em restaurantes exclusivos, bem como experiências de parceiros globais como o Manchester United, a National Football League e a equipa Mercedes-AMG Petronas F1.  O Marriott Bonvoy também tem mais de 40 companhias aéreas parceiras que permitem aos membros transferir seus pontos para suas contas de passageiro frequente e até ganhar pontos de bônus em transferências.

Santa Marta, cidade repleta de belezas naturais e culturais
A Copa Airlines  faz vôos para 85 destinos em 32 países da América do Norte, Central e do Sul. – Divulgação.

Copa Airlines

Ela é uma das companhias aéreas que faz parte da aliança com a Marriott Bonvoy. Apresenta benefícios exclusivos para que os clientes de ambas as marcas possam maximizar suas recompensas e desfrutar de experiências de viagem. Entre as promoções exclusivas estão: A transferência de pontos para seu programa de passageiro frequente e, como bônus, podendo ser adicionado até cinco mil milhas para cada 60.000 pontos transferidos para milhas ConnectMiles. A transferência de pontos para milhas pode ser  na proporção de três para um com o programa ConnectMiles e os clientes podem transferir de 3.000 a 240.000 pontos/dia.

A Copa Airlines  faz vôos para 85 destinos em 32 países da América do Norte, Central e do Sul. No Brasil opera vários voos diários para a o hub da cidade do Panamá e interligaçõs saindo das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Florianópolis, seu mais recente destino. Em dezembro a companhia aérea retoma seus voos para Porto Alegre. Conta com uma frota jovem e moderna de 100 aeronaves, sendo: 58 Boeing 737-800 Next-Generation e 32 Boeing 737 MAX 9, 9 Boeing 737-700, 1 Boeing 737 MAX 8. Em 2023, a Copa Airlines foi eleita uma das “15 Melhores Companhias Aéreas Internacionais” pelo prêmio Readers’ Choice da prestigiada revista Condé Nast Traveler.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a Santa Marta a convite da Marriott Hotéis, Marriott Bonvoy e Copa Airlines para fazer essa divulgação.

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA