Santa Catarina cria Rede de Inteligência do Turismo
Direto de Florianópolis (SC) – Essa novidade foi apresentada ontem no 32º Encatho & Exprotel, que está acontecendo no centro de eventos CentroSul, em Florianópolis com promoção da ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina e que tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial. O protocolo de intenções foi assinado durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio de Santa Catarina. Com isso, o Estado passará a contar com uma Rede de Inteligência do Turismo, composta inicialmente pela Fecomércio SC, Fecam e UFSC, em parceria com a Santur.
O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado para trabalharem em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.
O compartilhamento de dados e conhecimento vai gerar valor para toda a cadeia do turismo, segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “O potencial turístico do Estado é indiscutível, mas faltava sinergia entre os atores ligados à atividade. Quem gera dados e conhecimento precisa estar alinhado àquele que emprega, quem desenvolve política pública tem que saber o que o município necessita para desenvolver sua vocação turística e promover seus destinos”, afirma Breithaupt.
Segundo ele, outras entidades ligadas ao setor também poderão fazer parte da Rede futuramente. Com informações e dados em mãos, os órgãos poderão alinhar políticas públicas, ter mais assertividade nas ações desenvolvidas e antecipar cenários e tendências do setor, consolidando o turismo como um eixo estratégico de desenvolvimento econômico de Santa Catarina. “Trata-se de um momento importante para todo o setor, principalmente para a competitividade, projeção de novos negócios e a organização de todas as instituições envolvidas na cadeia do turismo do nosso Estado”, pontua a presidente da Santur, Flávia Didomenico.
Para o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, esta iniciativa dará uma visão clara sobre o setor, com dados mais precisos e atualizados através da rede de informações entre as entidades do trade. “A ABIH-SC é parceira e terá uma participação importante tanto para contribuir com dados, quanto para receber e distribuir estas informações aos associados”, comenta.
A Revista Hotéis é Mídia Oficial desse evento e através da parceria com a ABIH/SC, se hospeda no hotel Faial Prime Suites para realizar a cobertura jornalística.