Salão do Turismo mostrará atrativos da região Nordeste
Região com o maior número de estados do País proporciona atrativos que contemplam todos os gostos
Da gastronomia ao artesanato, passando pelo afroturismo e turismo de sol e praia, o Nordeste levará atrações para todos os gostos ao Salão do Turismo: Conheça o Brasil. Na 8ª edição do evento, promovido pelo Ministério do Turismo de 08 a 11 de agosto no Rio de Janeiro, cada Unidade da Federação vai apresentar quatro experiências. Confira o que os nordestinos prepararam aos visitantes:
ALAGOAS
Um dos atrativos apresentados por Alagoas é a Rota da Cachaça, localizada no agreste do estado. Trata-se de uma experiência onde os turistas fazem uma imersão em cinco renomadas cachaçarias: Engenho Caraçuipe, Gogó da Ema, Brejo dos Bois, Engenho Coração da Mata e Taverna Beer. A jornada proporciona uma visão profunda da rica história conectada aos alambiques da região.
BAHIA
A Estrada do Chocolate será uma das principais atrações levadas pela Bahia ao Salão. A viagem, ambientada na Costa do Cacau, passa pelos municípios de Ilhéus e Uruçuca, permitindo uma experiência “tree-tro-bar”: do pé de cacau até a barra de chocolate. Os visitantes são convidados a conhecer a cultura, a história, a tradição e a produção do cacau cabruca e do chocolate do sul do estado.
MARANHÃO
Após o recente reconhecimento pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, os Lençóis Maranhenses serão um dos grandes atrativos do Maranhão. Conhecidos por imponentes dunas de areia branca e lagoas de água cristalina, os Lençóis Maranhenses ocupam aproximadamente 155 mil hectares na costa atlântica. Os visitantes serão convidados a fazer uma viagem ao destino por meio de óculos de realidade virtual.
PARAÍBA
Uma das experiências que o estado apresentará vai ser a cidade de Cabeceiras, no Cariri paraibano. O município se autodenomina a “Roliúde Nordestina”, pelos mais de 25 filmes rodados na região, como O Auto da Compadecida. A cidade abriga uma grande atração cultural da Paraíba: a Festa do Bode Rei, que, anualmente, promove a caprinovinocultura e estimula o turismo rural. Visitantes do Salão poderão contemplar artesanato e folclore local.
PIAUÍ
Um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara será uma das atrações levadas pelo Piauí. O visitante vai poder fazer uma visita ao parque, localizado em São Raimundo Nonato, no sul do estado, sem sair do Rio de Janeiro. O local é um dos maiores representantes do turismo de natureza do País, e o público do Salão terá a oportunidade de contemplar as cerâmicas da região, um verdadeiro Patrimônio da Humanidade.
RIO GRANDE DO NORTE
O estado levará ao Salão as tradições, a cultura e a culinária de povos originários do estado. Um deles é o Katu, comunidade indígena Potiguara que vive na região do município de Canguaretama, às margens do Rio Katu. Um dos principais atrativos será a presença do cacique Luiz Katu. uma das maiores lideranças indígenas do País. Os visitantes poderão ter contato com plantas, chás, comidas típicas, adornos indígenas e artesanato.
SERGIPE
O Sergipe apresentará no Salão a maior festa junina do estado: o “Arraiá do Povo”, que acontece na capital Aracajú e oferece uma programação de 60 dias de muito forró e alegria. Os visitantes poderão contemplar trajes juninos, uma réplica do Barco de Fogo (Patrimônio Imaterial de Sergipe), comidas típicas e muito mais do universo junino local.