Saiba como o setor de turismo pode reduzir os impactos da pandemia
Desistir não é uma opção, e saída é apostar nas alternativas que proporcionam maior destaque aos estabelecimentos. Apesar de já ter completado um ano que o setor de turismo vem sofrendo com os impactos das medidas de contenção ao coronavírus, ainda não é possível determinar por quanto tempo a situação vai permanecer como está. Enquanto a prevenção for a melhor alternativa para garantir a saúde, quem sobrevive do turismo precisa se reinventar.
As altas temporadas, seja no verão ou no inverno, e até mesmo o aproveitamento obtido com os feriados e as emendas já não são mais garantidos. O prejuízo se acumula, e a diminuição dos preços para atrair turistas nas épocas em que houver permissão não é uma possibilidade que pode ser adotada por todos os empreendimentos.
O momento pede calma e planejamento, para que seja possível minimizar os impactos no turismo. A primeira dica é: faça um levantamento de todos os seus custos e corte os gastos não essenciais. Em um primeiro momento, uma dica como esta pode parecer óbvia, mas a tranquilidade é fundamental para estabelecer com precisão quais itens ficam ou saem.
Aposte nas mudanças
Aproveite o tempo ocioso para revisar tudo o que precisa ser melhorado em seu estabelecimento. Aposte nas mudanças que são capazes de oferecer uma experiência única e especial para os clientes e que não necessitam gastos extras, como uma boa arrumação para os quartos, uma nova dobradura para toalhas e guardanapos, mudar a decoração das camas e tantos outros detalhes que demonstram atenção e cuidado.
Este também é o momento ideal para atualizar as informações na internet. Confira o Google Meu Negócio, as plataformas de agência de viagem e as redes sociais. Tire novas fotos e faça novas descrições para atrair clientes. Criar um calendário editorial e interagir nas redes sociais aumenta a aproximação com o público, o que pode render novos clientes para o futuro.
Disputa de preços
Falando em futuro, a disputa de preços vai acirrar ainda mais a competitividade no setor de turismo, e um exemplo disso são as várias promoções de passagens aéreas que estão surgindo. Por isso, oferecer a melhor experiência vai te destacar no mercado. Uma alternativa é criar ou fortalecer parcerias e incluir passeios ou refeições na estadia. Tanto você, quanto seu parceiro, sairão ganhando.
Lembre-se: o destaque vai ser muito importante neste momento. Agora, é a hora de ousar e mostrar o diferencial. Busque entender e proporcionar o que o seu público deseja e se mantenha antenado nas novidades proporcionadas no turismo. Por que não, por exemplo, focar no turismo local? Há inúmeras possibilidades por aí. Aproveite!