HOME Matérias Aconteceu Ricardo Pompeu, da Nobile Hotéis, foi destaque do Café do Saber na...

Ricardo Pompeu, da Nobile Hotéis, foi destaque do Café do Saber na Equipotel

72
0
SHARE
Ricardo Pompeu (Foto: Hugo Okada)

Encerrando a programação do segundo dia do Café do Saber – Gestão, um dos espaços de conteúdo da 57ª Equipotel, Ricardo Pompeu, Vice-presidente de Vendas e Marketing da Nobile Hotéis, ministrou a palestra “Vendas em hotelaria – Ontem, hoje e amanhã”, onde apresentou as melhores práticas para o incremento das vendas nos hotéis.

Pompeu é formado em administração hoteleira e marketing com mais de 20 anos de atuação no segmento. Hoje a Nobile possui mais de 60 operações no Brasil e América do Sul com dez novas aberturas planejadas para os próximos anos.

Na sua apresentação, Pompeu mostrou o case da Blockbuster Vídeo, antes uma gigante do ramo de locação de vídeo, que apesar da grandeza de sua operação, acabou falindo em 2013. “A Blockbuster teve oportunidade de comprar a Netflix e hoje só possui uma loja no Oregon, destinada a saudosistas. Outro exemplo de empresa que antes era um exemplo de operação de sucesso foi a Blackberry, que com a chegada do iPhone, em 2007, sucumbiu com a redefinição do mercado. A marca no entanto, apesar de tentar uma sobrevida com a plataforma Android, não consegue se reerguer”.

Ricardo Pompeu destacou o sucesso da Apple que foi a primeira empresa norte-americana a valer mais de US$ 1 trilhão. O que fez com que tantas empresas entrassem em decadência e outras tivessem sucesso quase que imediato? “Antigamente há até pouco tempo, os hotéis utilizavam telefones e hoje existem uma infinidade de canais e temos que nos adaptar a todos. Também precisamos das OTAs e do corporativo, e o GDS é a principal ferramenta para essa finalidade. A fidelidade, a reputação online, e outras práticas são essenciais para o sucesso dos empreendimentos na era digital”, observa Pompeu.

Tendências

Pompeu fez algumas projeções para os próximos anos como por exemplo, a de que os sites de temporada deverão conquistar a consolidação e fazer trégua com a hotelaria. “Os sites de vendas de hospedagem estão caminhando para um denominador comum. Além da tradicional venda de hotéis e aéreos, vão vender casas e atrações do destino. Isso significa que sites como Airbnb vão pacificar sua relação com os hotéis e iniciar a venda desses meios em seus canais. Já as OTAs , que tradicionalmente tem foco somente nos hotéis, vão ampliar o foco nos aluguéis de temporada”, afirma o executivo.

O aumento das taxas de cancelamento também deve acontecer. Segundo Pompeu, “Com a diversidade de produtos nos canais de vendas, as ofertas mais flexíveis tendem a aumentar o número de reservas , mas com pouco comprometimento, aumentam os cancelamentos. O hotel vai precisar estudar a sua janela de comprae seu hóspede para se posicionar corretamente entre a flexibilidade (que aumenta a competitividade) e o risco de cancelamento”, observa.

A 57ª Equipotel acontece até sexta-feira, dia 13 de setembro, no São Paulo Expo, das 13h00 às 21h00. A Revista Hotéis é mídia oficial do evento, organizado pela Reed Exhibition Alcântara Machado.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image