Com uma campanha de meia-entrada solidária em vigor desde o fim do ano passado, o espaço de eventos Ribalta, na Barra da Tijuca, já arrecadou 2.613 quilos de alimentos em quatro shows. A iniciativa oferece desconto na compra de ingressos mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
[sociallocker]
Todo o volume arrecadado é destinado à Fundação Darcy Vargas – Casa do Pequeno Jornaleiro, instituição na Gamboa que promove a educação como ferramenta de transformação social e que acolheu, em sua juventude, Pasquale Mauro. Falecido em 2016, o empresário deixou um legado de empreendimentos na Barra da Tijuca, que inclui a própria casa de eventos, o hotel com o mesmo nome e um hospital.
A campanha se inspira na trajetória do empreendedor ítalo-brasileiro, que chegou ao Brasil ainda criança, fugindo da guerra e da pobreza no sul da Itália. Na pré-adolescência, trabalhou vendendo bilhetes de loterias e jornais nas ruas do Rio e foi acolhido, junto aos irmãos, pela Fundação Darcy Vargas – Casa do Pequeno Jornaleiro, experiência que influenciou decisivamente na sua formação e engajamento social.
Para Neyre Freixo, superintendente de operações da Ribalta Hospitalidade, a Meia Solidária traduz em ação concreta os valores que sustentam a empresa: “A Meia Solidária nasce de uma história real e inspiradora. Trazer o público dos shows para essa rede de solidariedade é uma forma de manter vivo o legado de Pasquale Mauro, unindo cultura, memória, educação e impacto social. É um projeto que nos conecta com as raízes da Ribalta e com o futuro que queremos construir”.
Atualmente, a Fundação Darcy Vargas atende gratuitamente cerca de 180 crianças e jovens do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em sua sede na Gamboa. Em 2023, a instituição zerou a evasão escolar, alcançou média de 835 pontos na redação do Enem e viu 77% de seus formandos dos dois últimos anos inseridos no mercado de trabalho ou na universidade. A fundação também oferece cursos profissionalizantes nas áreas de beleza, gastronomia e cultura, e prepara cerca de 600 refeições diárias para seus alunos e participantes. Com foco em cultura com propósito, a Meia Solidária continua ao longo de 2025 com novas edições e artistas convidados, fortalecendo o elo entre entretenimento e responsabilidade social.
[/sociallocker]