OpiniãoÚltimas Notícias

Reter talentos na hotelaria é sempre um grande desafio

Artigo de Rui Ventura* Não é de hoje, mas reter talentos na hotelaria é sempre um grande desafio, e pasmem por aqui vai continuar, em que pese eu conhecer empresas hoteleiras cuja maior dificuldade é você conseguir tirar um colaborador de lá. Por quê? Porque para eles o importante é o funcionário satisfeito. Conhecem o nosso slogan: “Não há hotéis que não deem lucro, há hotéis mal administrados”.

Publicidade
Harus

Aqui chegam os que se queixam da “dor de dentes” do vizinho. Na pandemia a solução mais inteligente financeiramente em 98% dos casos era fechar, como aliás foi. Mas houve os que não fecharam, tiveram lucro e os colaboradores não os abandonaram.

Reter talentos na hotelaria é sempre um grande desafio
É muito importante reter talentos na hotelaria, principalmente na operação – Imagem de Free-Photos por Pixabay
Publicidade
Clima ao Vivo
Existe algum milagre

Por que, ou como estas pessoas retém os colaboradores? Porque estes lhe são importantes e não precisa pandemia, não precisa exceções, sou consultor e graças a Deus tenho o que fazer no mundo inteiro muitas das empresas que trabalharam na pandemia e que agora voltam ao normal de novo, tiveram a colaboração dos colaboradores que necessitaram, pois como sabem há hotéis que não pararam de funcionar pois têm moradores.

Qual é o milagre? Nenhum, aquilo que devia ser inerente a todo o ser Humano e em vez de cobrarem dos outros apenas praticá-lo, o respeito ao seu semelhante e neste caso ao seu colaborador.

Acompanhei empresas que hoje já sabem que não vão mais parar estas pegaram um percentual do lucro que conseguiram na pandemia e este foi distribuído pelos que juntamente com os gestores abraçaram a causa.

Publicidade
Desbravador
Valorizando o colaborador

É difícil? Não vejo isso, porém precisamos aprender a valorizar se queremos ser valorizados de outra forma a dificuldade ou incapacidade de reter talentos vai se perpetuar por aqui.

Acreditem é muito importante reter talentos na hotelaria, principalmente na operação e isso é possível e não faz nem ideia o quanto é rentável até praticar isso.

A melhor forma de multiplicar é dividindo. Assim interessamos os outros por aquilo que nos interessa. Não esqueça que as coisas vão voltar à normalidade, você está preparado para isso? A hotelaria amadora está com os dias contados.

*Rui Ventura é Consultor hoteleiro com muita experiência em Revenue management e Diretor da Águia Administração Hoteleira. contato@venturaeassociados.com.br 

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA