HOME Matérias Opinião Respeito com a natureza e a comunidade

Respeito com a natureza e a comunidade

48
1
SHARE

Sandro Daniel Reis*

 

O Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba está entre os pioneiros na adoção de atitudes sustentáveis e ecoturismo no País. Ele nasceu com vocação para as questões da sustentabilidade ambiental e social. Desde a sua inauguração, em 1989, quando algumas das preocupações ambientais ainda estavam em estágio inicial, o hotel já adotava ações e programas em prol da preservação da natureza e da integração com as comunidades locais. Alguns dos mais bem sucedidos exemplos são a produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha reciclado, o uso responsável da água e a usina de compostagem que transforma a matéria orgânica de modo seguro e ecologicamente correto em adubo para a jardinagem.
Esta postura também envolve os hóspedes do resort que podem aderir a atividades de ecoturismo e educação ambiental como o Projeto Queloniatuba, que acompanha o nascimento e a ida para o mar de cerca de 4 mil filhotes de tartarugas marinhas por ano. As ações são executadas em parceria com o Instituto Ecotuba, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas e entidades da região para a defesa da biodiversidade local.
A integração com a população do entorno do resort denota o compromisso do Transamérica com a participação no cotidiano de quem mora na ilha. Além de empregar mão de obra local com programas de treinamento e capacitação constantes, o hotel organiza mostras que preservam e valorizam os hábitos culturais característicos da região a exemplo da capoeira e das demonstrações de saída de jangada e pescaria com tarrafa, entre outros.
Outro destaque é o estímulo às atividades econômicas sustentáveis das comunidades locais como o artesanato feito com folhas e cascas dos sítios produtores de coco. Com o apoio do resort, os moradores passaram a produzir peças de artesanato com estes resíduos que eram usualmente queimados. Agora, além de reduzir danos ambientais, os artesãos de Comandatuba podem comercializar suas obras no espaço Ecotuba Fibras Naturais, cedido pelo hotel.

 

*Sandro Daniel Reis é Gerente de Vendas Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba

 

SHARE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image