Resorts Brasil forma novos agentes de transformação ESG

Programa de Talentos ESG para Hotelaria da Resorts Brasil forma segunda turma

A cerimônia de formatura da 2ª turma do Programa de Talentos ESG para Hotelaria da Resorts Brasil celebrou a capacitação de novos profissionais alinhados às melhores práticas em sustentabilidade e governança, reforçou a importância do engajamento institucional e da formação estratégica na construção de um setor mais produtivo e assertivo.

Publicidade
Desbravador

Ana Paula Arbache, a SDG Pioneer da ONU (2023), fez afirmação contundente que marcou a evento: “O ser humano é a agenda crítica do ESG.” Para Ana Paula – que também é docente e coordenadora do programa –, a celebração simboliza mais do que um ritual de passagem, mas a consolidação de uma agenda que ainda enfrenta desafios no Brasil. “Com a ajuda institucional, vem crescendo esse ambiente mais acolhedor, de mais produtividade e assertividade em ESG”, destacou. O curso, estruturado para aliar teoria e prática, permitiu que os participantes compreendessem a relevância do ESG não apenas do ponto de vista ambiental, mas também financeiro e estratégico. “Nosso discurso tem que ser um discurso sofisticado, de quem sabe fazer negócio, mas um negócio diferente”, ressaltou Ana Paula. Segundo ela, os profissionais formados devem saber traduzir as práticas sustentáveis em resultados tangíveis para os stakeholders, buscando sempre aliar o ESG à agenda de negócios, custos e retorno do investimento.

Publicidade
Carbono Free

Durante o programa, foram abordadas temáticas essenciais como matrizes de materialidade, planos de ação de longo prazo e auditorias de impacto. O evento também trouxe reflexões sobre o papel do Brasil no cenário global da sustentabilidade. Com o evento da COP-30 marcado para novembro, na Amazônia, a hotelaria nacional terá a oportunidade de mostrar sua capacidade de entrega de valor sustentável. “O turismo vai ser chamado a mostrar fortemente o que ele tem de valor, o que ele entrega fazendo esse equilíbrio entre negócio e propósito sustentável”, afirmou.

Resorts Brasil forma novos agentes de transformação ESG
Nova turma de agentes de transformação ESG – Crédito: Anagrama

A formatura da segunda turma do Programa de Talentos ESG para Hotelaria aconteceu em um ambiente que reflete os valores do curso. O restaurante Purana.co, em Pinheiros (SP), foi escolhido por sua proposta sustentável, oferecendo culinária plant-based e operando com uma cadeia produtiva limpa e transparente.

Antes da cerimônia, os participantes conheceram de perto a filosofia do espaço em um tour guiado, reforçando a conexão entre o aprendizado e sua aplicação prática. A celebração foi conduzida por Juliana Salles (Diretora de Operações da Resorts Brasil) culminando na entrega dos certificados aos novos agentes de transformação ESG no setor hoteleiro.

Publicidade
Clima ao Vivo

A Resorts Brasil segue empenhada em disseminar o conhecimento e boas práticas ESG no mercado, tendo formado mais de 60 profissionais, representantes de 19 grandes marcas do setor, e pretende aprofundar ainda mais a formação de líderes preparados para transformar a hotelaria. “Temos muito orgulho dessa formação, que foi o nosso ponto de partida e serviu de inspiração para outros projetos que temos hoje. Além do Programa de Talentos ESG, já contamos com outros dois programas nas áreas de operações e dados, e, em breve, lançaremos um programa dedicado à gestão comercial na hotelaria, somando mais uma iniciativa ao nosso compromisso com o desenvolvimento dos profissionais do setor. Especialmente na agenda de ESG, traremos uma turma mais avançada para desenvolver temas prioritários e fortalecer a colaboração com os associados”, afirma Ana Biselli Aidar, Presidente Executiva da Resorts Brasil.

Resorts Brasil forma novos agentes de transformação ESG
Ana Biselli Aidar: “Temos muito orgulho dessa formação, que foi o nosso ponto de partida e serviu de inspiração para outros projetos que temos hoje”
Publicidade
APP da Revista Hoteis

Carlos Jacobina, Vice-Presidente de Inovação e ESG da associação, também destaca a relevância do momento e os próximos passos da entidade. “Estamos muito entusiasmados com essa segunda formatura, que consagra mais agentes de transformação preparados para catalisar as mudanças necessárias na agenda ESG. Esse tema segue como prioridade para o Resorts Brasil, com uma agenda extensa para 2025. Aproveitamos para convidar todos a se conectarem a essa pauta conosco, começando pelo nosso 2º Fórum ESG, que acontece de 9 a 11 de junho, no Malai Manso Resort.”

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA