Resorts Brasil divulga pesquisa inédita sobre hábitos e perfil dos clientes de resorts
A Resorts Brasil — Associação Brasileira de Resorts divulgou recentemente o resultado da pesquisa inédita “Hábitos e Perfil dos Clientes de Resorts”, encomendada pela entidade para a Guest Associados. O levantamento ouviu 1041 turistas durante a alta e baixa temporada, em 45 resorts espalhados em 11 diferentes Estados. O principal objetivo foi identificar as principais características do perfil do cliente de resort.
A pesquisa identificou ainda:
– as preferências de um cliente de resort
– os principais critérios de seleção de um resort nas viagens de lazer
– a satisfação do cliente de resorts quanto a produto, infra-estrutura, atendimento e outros.
Alguns resultados interessantes:
22% dos turistas entrevistados viajam de 3 a 4 vezes por ano; apenas 4% não programam suas viagens.
O Nordeste é o destino mais visitado (32%), seguido pelo Sudeste (26%); entre os destinos estrangeiros, a América do Norte (8%) e América do Sul e Europa (5% cada) são os mais visitados.
66% dos entrevistados disseram que já viajaram a lazer para o Exterior e, desses, 16% já viajaram nessas condições mais de 10 vezes; o carioca é, proporcionalmente, com 68%, o que mais viajou para o Exterior.
Apenas 4% dos entrevistados não programam viagem de férias a lazer; a maior parte dos entrevistados (39%) programa duas viagens ao ano.
A internet é hoje, com 51%, a principal fonte de informações para o turista de lazer; já superando as agências de viagem (27%).
As agências de viagem são o principal canal de reservas dos resorts, com 56%. O contato direto com o hotel, com 33%, e reservas on-line, com 11%, completam o ranking dos três canais mais utilizados pelos hóspedes.
46% dos entrevistados já se hospedaram de três a quatro vezes em um resort; 9% já se hospedaram 5 vezes ou mais.
Cerca de 36% dos clientes de resorts viajam duas vezes a lazer no ano.
Praia (14%), atividades para crianças (12%) e localização (11%) são os principais fatores de motivação na escolha de um resort.
36% dos entrevistados disseram que a indicação foi a ferramenta de maior impacto na escolha do resort.
Mais da metade (51%) dos entrevistados prefere o sistema all inclusive de alimentação.