Publicidade
FOHB

Resort em Porto Seguro promove ações de preservação ambiental

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

A Costa dos Descobrimentos, no sul da Bahia, tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, é uma das rotas turísticas mais bonitas do país. Muitos desconhecem, mas a região possui mais de 40% de sua cobertura de vegetal florestal da Mata Atlântica. Além de abrigar cerca de 11,5 mil índios Pataxós em 19 aldeias e quatro Terras Indígenas, segundo a organização Povos Indígenas no Brasil. Porto Seguro é o sexto destino mais procurado do Brasil, segundo o Ministério do Turismo. O setor turístico corresponde a quase 90% do PIB, 40% da mão de obra e 17 segmentos dependem diretamente dele, segundo a Secretaria de turismo da cidade.

Publicidade
Harus 1

Diante da importância de uma gestão mais sustentável, há um ano o Ondas Praia Resort, da WAM Hotéis, iniciou um projeto de gestão do meio ambiente, envolvendo colaboradores, fornecedores, terceirizados e clientes. O projeto está dividido em duas frentes: Onda Verde / Movimento Ondas e Praia do Amanhã.

Onda Verde

O projeto Onda Verde tem como proposta a gestão do lixo com sustentabilidade, fazendo o descarte correto, e com foco no reaproveitamento de água, reciclagem e reutilização de embalagens estão entre as ações promovidas dentro do Ondas Praias Resort. Todo o material recolhido vem do hotel e da Praia Kaxynawã Ondas Bar e Mar. Até o início de junho de 2022, foram recicladas 3 toneladas de materiais entre papelão, latas de alumínio, vidro, plástico, óleo de fritura, orgânicos e pilhas. O resort também adotou a utilização de bicicletas para a fiscalização e segurança da propriedade. Além disso, foram abolidos os copos de plástico dos refeitórios dos colaboradores, sendo substituídos por squeezes. Vários produtos consumidos, como o palmito, têm suas embalagens customizadas. Os vidros viraram potes de biscoitos.

Publicidade
Revista Hotéis – Instagram

Praia do Amanhã

A proposta de sustentabilidade do resort em Porto Seguro se estende até a Praia do Mutá, por meio de práticas de atividades ecológicas, com foco nas famílias (clientes) e nas gerações futuras de moradores no entorno. Com 3.500 metros de extensão, a Praia do Mutá reúne belezas naturais, sol, uma fauna e flora e está próxima das aldeias dos Pataxós. Em frente ao resort, localiza-se o Kaxynawã Ondas Bar e Mar, um dos bares mais agitados da região, que possui parceria com o hotel. Lá, canudos de metal estão sendo vendidos a preço de custo. Na praia também foram fixadas placas com informações que mostram a qualidade tanto da praia, quanto da água do mar na região. Walter Luiz, Gerente do Ondas Praia Resort, afirma que a Praia do Amanhã está preservando áreas de restinga com o replantio da vegetação. “Já foi feito o plantio de 20 mudas de Pau-Brasil, além do paisagismo com plantas nativas da Mata Atlântica”.

Publicidade
Faitec

Walter reforça que os índios que vivem na região também têm com o empreendimento oportunidade de emprego formal ou geração de renda. “Temos parcerias com as Aldeias: Jaqueira, Novos Guerreiros, Mirapé, Itapororoca e Coroa vermelha. Além de empregabilidade também os contratamos para apresentações culturais e abrimos o espaço interno do Ondas Praia Resort para exposições de artesanatos indígenas”, conclui.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA