Relatório do FOHB aponta a retomada de 75% das unidades hoteleiras
O relatório de Oferta de Disponibilidade Hoteleira é um dos estudos que o FOHB realiza regularmente para medir o desempenho hoteleiro por região
O relatório de Oferta de Disponibilidade Hoteleira do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (disponível para download neste link), referente ao período de 3 a 9 de agosto, mostra que apenas 25% dos quartos de hotéis que suspenderam às atividades em razão da pandemia da COVID-19 permanecem fechados. O destaque de previsão de reabertura dessa semana, mesmo com queda, permanece em 41,6% (agosto). Os demais meses apontaram alta em seus percentuais: setembro (37,8%); outubro (4,8%), novembro (0,7%); e dezembro (0,3%). Os empreendimentos que não têm previsão de abertura correspondem a 14,8%.
Regiões
Nas regiões, o Norte permanece com o mesmo percentual (26%) e as demais regiões apontam queda em seus percentuais de hotéis fechados: Centro-Oeste (19%); Nordeste (41%); Sul (24%); e Sudeste (22%).
Hotéis fechados
Esta semana, das doze cidades, apenas Rio de Janeiro permanece com mais de 50% das UH’s fechadas. Destaques também para Recife, São Paulo, Manaus e Brasília, que possuem mais de 80% de seus hotéis abertos.
Nas categorias, todas apontam quedas no percentual de hotéis fechados: Econômico (22%); Midscale (22%); Upscale (26%); e Resorts (40%).