Relatório da Hilton traz tendências de viagem para 2025
A premissa dos viajantes em 2025 é maximizar o tempo e o investimento financeiro
Se 2024 foi o ano das viagens para recarregar com destaque para o turismo do sono, destinos de bem-estar e conexão com a natureza, 2025 promete ser um ano de viagens mais intensas. Isso é o que aponta o Relatório Anual de Tendências da Hilton. À medida que o boom de viagens a lazer que ocorreu após a pandemia se normaliza, os viajantes procuram combinar a vontade de relaxar e se revigorar com aventuras de grande impacto e experiências que maximizem seu tempo e seu investimento financeiro. Isso é o que aponta o Relatório Anual de Tendências da Hilton.
O relatório envolveu uma abrangente pesquisa global com 13 mil viajantes em 13 países, incluindo o Brasil. Além disso foram ouvidos mais de 4 mil membros da equipe Hilton e dezenas de entrevistas detalhadas com especialistas em viagem.
Entre as tendências estão viagens ativas e em busca de aventuras. Para viajantes brasileiros, experiências únicas estão entre os três principais motivos para viajar. Porém um em cada cinco viajantes globais preferem um ritmo preguiçoso ou “hurkle-durkling”, termo escocês que é sinônimo de “ficar na cama o dia inteiro”, quando estão de férias, e mais de 1/4 dos viajantes reservarão um spa ou tratamento de bem-estar para melhorar a qualidade do sono.
Slow travel, quando o viajante fica imerso em um destino por um tempo maior para desfrutar da cultura e ambiente local também é destaque, junto com as viagens em família para revisitar locais da infância. Aliás 70% dos viajantes globais levam em consideração a preferências dos filhos para escolher o destino de férias.
As comodidades digitais para ganhar tempo e evitar contato com a recepção continuam em alta, porém os viajantes estão se desligando mais das redes sociais durante as férias do que antes. As viagens solo deve aumentar, sendo que 25% dos que viajam sozinhos, geralmente viajam a lazer com seus pets. A tendência pet-friendly deve continuar em alta. No mercado brasileiro os viajantes a lazer são mais propensos a planejar viagens com seus pets em 2025.
As experiências gastronômicas fazem parte do planejamento de viagem de quase metade dos viajantes a lazer, um entre cinco pretendem conhecer restaurantes novos ou ter outras experiências culinárias nas suas viagens, e 50% de todos os viajantes globais fazem as reservas de restaurantes antes de marcar seus voos.
As novidades ficam por conta da tendência de “soft travel” ou viagens leves, que estimulam a simplicidade e espontaneidade, visando a autodescoberta e o cuidado com a saúde mental e o aumento da procura por viagens atreladas aos esportes. De 2019 a 2024, as receitas de vendas atreladas aos esportes da Hilton Worldwide triplicaram em volume, sendo que 80% foram impulsionadas por esportes juvenis ou amadores.