Região Norte apresenta recorde de desembarques em abril

No mês de abril, os aeroportos de Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO) lideram o crescimento; Região Amazônica se prepara para receber a COP30

A movimentação nos aeroportos da região Norte do Brasil alcançou um marco histórico do turismo nacional. Mais de 888,4 mil passageiros embarcaram e desembarcaram nos terminais locais em abril de 2025, consolidando o maior volume para o mês nos últimos cinco anos. O número representa um crescimento de quase 13% na comparação com o mesmo período de 2024.

Publicidade
Encontro da hotelaria

Os aeroportos de Belém e Manaus concentraram mais de 61% do fluxo aéreo na região, reforçando o papel estratégico dos terminais como portas de entrada e saída da Amazônia. Na capital paraense, o Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro respondeu por 34,3% do movimento, de cerca de 305 mil passageiros, seguido do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense, que recebeu 243 mil passageiros (27,4% do fluxo regional).

Já o Aeroporto de Porto Velho (RO) registrou um aumento expressivo, de 59,3%, na movimentação de passageiros, com 52.369 viajantes – ante os 32.860 contabilizados em abril de 2024.

Segundo o Ministro do Turismo, Celso Sabino, “esses números são muito positivos, pois atestam o aquecimento do setor turístico, especialmente na região Norte do Brasil, que este ano vai receber um evento tão importante como a COP30. Os brasileiros estão viajando mais pelo País e com destinos mais interioranos, ao mesmo tempo em que o público internacional mantém o interesse em visitar o Brasil”, apontou.

Do total de passageiros no Norte do País, 864.262 utilizaram voos domésticos, enquanto 24.145 embarcaram ou desembarcaram em viagens internacionais.

Região Norte apresenta recorde de desembarques em abril
Belém, capital do Pará, sediará a COP30, em novembro de 2025 – Wirestock no Freepik.
Publicidade
Instagram

COP30

A expectativa é que o fluxo aéreo na região siga em crescimento, devido à proximidade da realização da COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no mês de novembro, na cidade de Belém. O evento deve atrair milhares de representantes de governos, especialistas e ativistas de vários países.

Para atender à demanda, o Aeroporto Internacional de Belém passa por um amplo processo de modernização. Atualmente, o terminal está sob gestão da concessionária Norte da Amazônia Airports e tem recebido investimentos de R$ 470 milhões para adequações de infraestrutura.

As obras preveem a ampliação da área de embarque de 1,5 mil m² para 4,3 mil m², quase triplicando o espaço atual, além da criação de dois novos mezaninos no saguão principal. O aeroporto contará ainda com nova praça de alimentação, sistemas de climatização e iluminação modernos e abastecimento 100% com energia renovável.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Também está em construção um novo pátio de aeronaves, além da instalação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 20 e 24, o que proporciona mais segurança durante os pousos. As intervenções incluem ainda a restauração da pista de pouso e decolagem, sinalização horizontal e modernização do balizamento noturno, entre outras melhorias.

Publicidade
Harus

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA