Rede hoteleira do Rio comemora crescimento no primeiro trimestre
Carnaval e agenda repleta de eventos impulsionam setor hoteleiro, que registra melhor desempenho dos últimos anos

O setor hoteleiro do Rio de Janeiro comemora os resultados iniciais de 2025. No primeiro trimestre de deste ano, a cidade registrou uma média de 84,74% na taxa de ocupação dos hotéis — o melhor resultado para o período nos últimos anos. O desempenho expressivo é atribuído ao sucesso do Carnaval e à intensa programação de eventos e shows internacionais.
Em 2024, a média do primeiro trimestre do ano ficou em 72,87% e em 2023, em 77,57%..
Entre as regiões que lideraram os números estão Leme/Copacabana com 92,20%, seguida por Ipanema/Leblon (86,57%), Barra da Tijuca/Recreio (84,30%), Flamengo/Botafogo (82,52%) e o Centro (73,51%).
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, atribui os resultados a um calendário movimentado, destacando o papel dos eventos realizados no período. “O Carnaval deste ano registrou a melhor taxa de ocupação da década, com 98,62%. Também tivemos grandes shows, como Christina Aguilera (72,34%) e Shakira (81,56%), além de feiras de peso como a Super Rio Expofood e a LAAD Defence & Security 2025”, afirmou.

Lopes ressaltou ainda a importância dos eventos para o turismo na capital fluminense e se mostrou confiante com o que está por vir. Ele citou atrações previstas para os próximos meses que devem manter o setor aquecido, como o show de Lady Gaga, a cúpula dos BRICs, o Rio Pipeline & Logistics e o OTC Brasil 2025 — este último já atraiu, em edições anteriores, até 25 mil visitantes.
“O turismo de eventos continua sendo um pilar fundamental para a ocupação hoteleira. Nosso compromisso é seguir promovendo o Rio como destino competitivo e desejado, tanto nacional quanto internacionalmente”, concluiu o presidente do HotéisRIO.