Publicidade
Coronavirus

Rede Accor obteve 1 bilhão de euros em volume de negócios na América do Sul em 2019

A Rede alcançou crescimento significativo na América do Sul, com uma receita acima de 13%, refletindo um aumento no RevPar de 12,3% like for like, além de ter abertos 26 hotéis 

A rede hoteleira francesa Accor acaba de promover no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, em São Paulo, uma coletiva de imprensa para a apresentação dos resultados obtidos na região da América do Sul durante o ano de 2019. A hoteleira francesa alcançou crescimento significativo, com receita acima de 13%, refletindo um aumento no RevPar de 12,3% like for like. O volume de negócios foi de quase 1 bilhão de euros, o que representa 22% a mais se comparado a 2018.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Patrick Mendes, CEO da Accor para a América do Sul, abriu a coletiva e detalhou alguns destaques importantes do crescimento da companhia em 2019: “Tivemos a mudança de uma parte de nossa sede, devido ao potencial da América Hispânica, e depois da aquisição do Grupo Atton. Optamos pela criação de uma sede em Santiago, com 70 a 80 pessoas que suportam a operação para essas regiões. A segunda mudança é a finalização da integração dos hotéis BHG. O ano de 2019 foi marcado pela conversão desses hotéis. Foi um momento importante que nos permitiu elevar o nível da hotelaria em diversos estados. A segunda aquisição importante do ano passado foi do Grupo Atton. Foi um processo pesado, com mais de 14 hotéis, que estão sendo transformados. A intenção é aumentar a presença da rede no segmento de luxo e lifestyle. Esses são os marcos de 2019 para a nossa companhia. Evidentemente, a maior reforma foi o Fairmont do Rio de Janeiro, que implicou um investimento de R$ 250 milhões. Esse empreendimento muda a hotelaria do Rio de Janeiro, pois é um hotel de luxo que transformou o atrativo da hotelaria brasileira. Este também foi um grande marco”, declarou.

A Accor abriu um hotel por dia no ano passado, incluindo as conversões

O ano de 2019 foi marcado pelo recorde no número de aberturas realizadas pela Accor em nível global. A companhia abriu um hotel por dia – excluindo aquisições – num total de 327 hotéis e 45.108 mil apartamentos. Hoje, a Accor possui cinco mil hotéis e 740 mil quartos, com crescimento orgânico de 5,1% comparado a 2018. Além disso, a empresa assinou outros 510 contratos de novos hotéis, num recorde inédito de um hotel assinado a cada 16 horas. Com isso, a hoteleira consolida para os próximos cinco anos mais 1,2 mil hotéis em pipeline (desenvolvimento), num montante de 208 mil quartos.

Mauro Rial: “O faturamento de todos os nossos hotéis aumentou cerca de 15%”

Na América do Sul, foram abertos 26 hotéis na região (3,4 mil quartos), sendo 20 no Brasil (2.834 quartos), incluindo o primeiro Fairmont da América do Sul, em Copacabana, no Rio de Janeiro; um na Argentina; um no Chile; um na Colômbia e dois no Peru. Também foram assinados 18 novos projetos (2.684 quartos), sendo 16 deles no Brasil, um na Colômbia e um na Bolívia, país que a Accor vai iniciar as operações em 2020 de três novos hotéis: ibis, Novotel e Swissôtel, todos em Santa Cruz de La Sierra.

Mauro Rial, CFO da Accor, observou: “O faturamento de todos os nossos hotéis aumentou cerca de 15%. O Brasil atingiu um RevPar acima de dois dígitos e vimos várias praças que decolaram, o que trouxe aos nossos investidores um respiro pós-crise. O Brasil foi procedido pela Colômbia em termos de crescimento, com 2% ano a ano. Na Argentina, houve um incremento do turismo internacional, o que também trouxe resultados muito significativos”.

Abel Castro: “Hoje, assinamos 75% a mais de hotéis de luxo do que em 2018”

Conversões

Foi fundamental para os bons resultados da companhia, as conversões dos hotéis Atton e BHG em marcas Accor como Mercure, MGallery e Pullman, que permitiram à empresa, adicionar mais 18 hotéis reformados (quatro mil quartos) ao seu portfólio nos segmentos midscale, upscale e luxo. Abel Castro, Vice-Presidente de Novos Negócios Accor América do Sul ressaltou: “Hoje, assinamos 75% a mais de hotéis de luxo do que em 2018. Esse reposicionamento está acontecendo em velocidade rápida. Estamos aumentando ano a ano a nossa participação no segmento de luxo. As branded-residences também estão no nosso radar e a Accor já é primeiro lugar com mais de 70 projetos em todo o mundo”.

Publicidade
RAP Engenharia

O segmento de residenciais no qual a Accor atua com marcas como Hyde, Mondrian e SLS, e que terá o primeiro hotel inaugurado na Argentina ainda no primeiro semestre, foi detalhado por Castro. “Estamos fazendo vários estudos para trazer o segmento residencial para a América do Sul, onde vemos um potencial enorme de marcas tanto do segmento luxo quanto midscale”, afirmou Abel. “Também em 2020 vamos acelerar significativamente nosso modelo de franquias. Estamos em busca de hotéis de até 150 quartos em cidades secundárias e terciárias para converter em nossas marcas”, indicou o executivo. As conversões de hotéis maiores em cidades principais, bem como oportunidades de negócios com resorts e até aquisições, permanecem nos planos da Accor para os próximos três anos.

Perspectiva do apartamento MGallery que será implantado na praia do Pipa que foi apresentado por Abel Castro

As assinaturas representam 75% de franquias, segmento que a Accor que ampliar na América do Sul. A maioria dos contratos ainda é no Brasil (80%), do segmento econômico (70%), porém a partir de negociações com novos parceiros (75%). “Isso demonstra a confiabilidade da Accor perante o mercado investidor em ser um operador sólido e uma ótima opção de investimento em momento de recuperação econômica”, enfatizou Patrick Mendes. “E já anunciamos em primeira mão os dois novos contratos de 2020: Novotel Lençóis Paulista e MGallery Pipa – Natal, que devem inclusive abrir este ano”, complementou.

Paulo Mancio: “A manutenção de nossas propriedades é de extrema importância”

Paulo Mâncio, VP de Design e Construção da Accor na América do Sul, falou sobre algumas propriedades que são destaque em design e padronização de marca. “Hoje a Accor promove ou co-promove 110 obras, canteiros de obras. Estamos em 15º lugar como consumidor de aço devido a todo esse crescimento. Vamos abrir este ano, no Uruguai, em Montevidéu, um MGallery, cujo projeto está concorrendo ao maior prêmio de design do Brasil. Outro destaque é o MGallery Belas Artes, que está ganhando glamour, personalidade de marca e sofisticação ao mesmo tempo em que une o tradicional ao lifestyle”.

Publicidade
Equipotel

Outros dados e novidades
O ano de 2020 deve ser um marco para a Accor, que tem objetivo de duplicar seus números, saindo de 230 hotéis em 2015 e chegar a 460 abertos até 2021. A meta é 500 hotéis em operação e 150 em pipeline em 2023. Em termos de aberturas previstas para 2020, serão 25 hotéis e outras 30 renovações, representando o Brasil 70% desse número e demais países 30%.

A variedade de marcas que a Accor conquistou nos últimos cinco anos, facilita a escolha do investidor e amplifica as oportunidades de negócios. A empresa possuía 11 marcas globais em 2015 e em 2020 esse número cresceu para 39 marcas globais de hotéis.

Como empresa inclusiva, a diversidade é um de seus ativos. Na América Latina, 52% de mulheres ocupam cargos gerenciais, um número que vem crescendo a cada ano. Também foi de conhecimento público o compromisso com a causa LGBTI+, promovendo o respeito pelo tratamento individual e igualitário com todos os públicos. Um contrato com a ONU foi firmado para contratar, até 2021, cerca de 150 refugiados venezuelanos para trabalhar em hotéis operados pelo Grupo na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

A coletiva de imprensa recebeu um bom número de jornalistas

Destaques por país

Argentina
No início de 2020 inauguramos o primeiro ibis Styles Buenos Aires Florida no país. Agora virá a abertura antecipada do primeiro SLS da América do Sul, em Puerto Madero, para o primeiro semestre. Hoje temos 12 hotéis em operação.

Bolívia
No ano de 2020 será iniciada a operação na Bolívia com a abertura de ibis, Novotel e Swissotel em Santa Cruz de la Sierra, somando mais de 400 quartos. Além disso, a futura abertura do ibis la Paz está prevista para 2022.

Chile
O principal sucesso foi a aquisição da Atton em 2018, posicionando a rede hoteleira número um no Chile. Durante 2019 foram realizados rebrandings dos antigos hotéis Atton, agora Pullman Santiago Vitacura, Pullman Santiago el Bosque e Pullman San Martín Viña del Mar, juntamente com Novotel Santiago Las Condes. Além disso, foi inaugurado o primeiro ibis budget Manuel Montt Providencia, o primeiro da capital chilena. Hoje temos 23 hotéis em operação e dez em pipeline, com projetos para 2021 no norte do país (Arica, Coquimbo, La Serena) e no Sul em Concepción e Chillán.

Colômbia
Durante 2019 mudaram de marca os hotéis Atton, agora Novotel Parque 93, Mercure Bogotá Calle 100, Novotel EL Tesoro Medellín, e no início de 2020 foi aberto o ibis budget Barranquilla e ibis Chia. Os hotéis ibis Calle 80 e ibis Budget Marley estão previstos para abrir no último trimestre de 2020. Hoje são 18 hotéis em operação e sete em pipeline. Até 2021 está prevista a abertura do Sofitel Barú, ibis Montería e a chegada da nova marca JO&JOE em Medellín.

Peru
A inovação foi o Pullman San Isidro e a inauguração do primeiro MGallery Manto Hotel Lima, juntamente com ibis Trujillo. Atualmente são dez hotéis em operação e sete em pipeline, dos quais planejados para abrir em 2020, Pullman e ibis budget em Lima Miraflores, e ibis Styles Benavides em Lima.

Equador
Atualmente são três hotéis operando no Equador e dois em construção em Guayaquil – ibis e ibis Styles para 2021-2022.

Uruguai
Atualmente são quatro hotéis em operação, todos em Montevidéu e um MGallery planejado para abrir até o final de 2020.

No total, nos países hispânicos há 70 hotéis em operação e 35 projetos em construção, além de 13 reformas.

Publicidade
Saga System

Diretoria executiva da Accor que esteve participando dessa coletiva de imprensa agora há pouco

Hotéis Abertos em 2019 – América do Sul

Brasil: Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, ibis Styles Ribeirão Preto Maurilio Biagi, ibis Styles São José do Rio Preto, ibis Parauapebas, ibis Itatiba, ibis Styles Araraquara, ibis Styles Curitiba Aeroporto, ibis Syles Piracicaba, ibis Styles Itaperuna, ibis budget São Caetano, ibis Americana, ibis Palmas, ibis Juazeiro do Norte, ibis Styles Franca, ibis Styles São Carlos, ibis Styles Confins Aeroporto, ibis Styles Rio Preto Monte Líbano, ibis Styles SP Centro, Mercure Itajaí Navegantes, Mercure Macaé, Novotel Leme Rio de Janeiro

· Argentina: ibis Styles Buenos Aires Florida

· Chile: ibis budget Providencia

· Colômbia: ibis budget Barranquilla

· Peru: ibis Trujillo, MGallery San Isidro

Confira na galeria de imagens alguns dos momentos dessa coletiva de imprensa.

 

Publicidade
Gestão de riscos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image