Opinião

R M – Centros de Eventos – Competente e Eficiente Filosofia de Gestão

Artigo de Rui Ventura*

Revenue Management é a arte do posicionamento estratégico, maximizando lucros com base da demanda e previsões, otimizando resultados fundamentados em cálculos econômicos financeiros e de disponibilidade que deve ser adotado em qualquer Hotel por inteiro assim como qualquer outro empreendimento em que a implantação seja possível.

Para que seja possível implementar um sistema de Revenue Management, as empresas precisam ter algumas características a saber:

                Capacidade finita (por exemplo, um hotel tem um determinado número de apartamentos disponíveis para vender);

·                Stocks perecíveis (no caso de um hotel os quartos não vendidos em determinado dia não podem ser aprovisionados);

                Micro segmentos de mercado: – Mercados com diferentes sensibilidades ao preço;

                Procura variável e incerta;

                Produtos que podem ser vendidos ou reservados antes do consumo;

                Baixas razões custos variáveis X custos fixos.

 

Pelas suas características que estarão devidamente esclarecidas no nosso livro lançado no dia 17 de dezembro de 2012.

Isto colocado, vamos às implementações de mercados e que está latente no marcado Nacional. A construção de centros de eventos e convenções tanto fora como dentro de médios e grandes hotéis. Há empreendimentos destes que suportam feiras de tamanho médio com os respectivos stands devidamente instalados.

Vamos entender que um centro de convenções, seja ele de que tamanho for e esteja onde estiver é por si só um empreendimento, e como tal precisa: Ser administrado e dar lucro, não é a diária que vai pagá-lo e dependendo do tamanho poderia ser o inverso, mas também não deve ser. A empresa se sustenta ou se liquida, não há porque ficar investindo numa empresa eternamente deficitária.

a)     – Tem que existir um centro de custos específico.

b)     – há necessidade de planejamento, e provisão de despesas e receitas.

c)     – Área ou centro de eventos tem ocupação (ainda bem que não tem RevPAR), mas se tivesse alguma sigla parecida teria (RevPASM).

d)     – tem a sua própria folha de pagamentos – consumo de água e luz valores de manutenção – enfim toda a gama de custos fixos variáveis e de viés que uma empresa exige.

e)     – A boa notícia, como tem capacidade finita e pelo menos Baixas razões custos fixos e variáveis, pode ser reservado e até pago antes do uso – pode e deve ser administrado dentro de um sistema de Revenue Management. Independente de estar dentro ou fora de um empreendimento hoteleiro.

Da Ocupação: como o que temos para vender são espaços, e como estes se medem por m² então se temos:

5.000m² – temos por mês – 5.000X30 e por anos 5.000×30 ou 5.000×365 e é daqui que partimos para a ocupação do espaço.

Durante um mês usamos do nosso espaço 90.000m² – a que isso corresponde? Nosso espaço tem 5.000m² em 30 dias estaríamos usando que correspondem a 100% de sua capacidade em nosso caso ocupação.

Como usamos apenas 90.000 m²– temos então.


Operação sem mistérios, mas sugerimos que saibam quanto custa REALMENTE o m² e principalmente quantos m² precisamos ocupar por dia para que ele se pague. Trata-se de uma empresa inserida em outra que, embora não pareça, tem que ter seus próprios números, já que em último caso pode compensar transformar parte dela em UH’s ou em restaurantes ou no que quer que tenha real demanda e dê o retorno desejado.

A prática do Revenue Management Pleno leva a estes dados quase que automaticamente, é apenas uma função dentro da filosofia toda. Por isso sempre dizemos RM não lhe permite ter prejuízo, pois está sempre antecipando todos os dados e comparando-os com o mercado em tempo avançado, ou seja, o mercado não nos surpreende nunca negativamente.

Tem dúvidas, participe de nossos cursos e, por favor, não saia de lá com dúvida nenhuma, pois não se faz necessário.

Nossos próximos cursos serão em Curitiba dias 14 a 17 de Outubro, – e em São Paulo nos dias 18 e 19. Vamos agendar a data para Belo Horizonte.

*Rui Ventura é Administrador hoteleiro, atuando em consultoria plena e muito forte em Revenue Management – Contato: rui@ruiventura.com.br    

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