Público da terceira idade está cada vez mais ativo no turismo
Hotéis, resorts e pousadas estão aperfeiçoando as suas estruturas para receber hóspedes idosos
Com a tecnologia avançando cada dia mais rapidamente e, ao mesmo tempo, impulsionando a melhora da saúde das pessoas, o Brasil tem presenciado um aumento na expectativa e qualidade de vida de sua população. A chamada “terceira idade” quer aproveitar o seu tempo de lazer em locais e atividades que proporcionem conforto, acessibilidade, contato com a natureza e bem-estar.
De acordo com a ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, para 79% do público considerado maduro (50+) viajar é uma prioridade. Respondendo por 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil, esse público demonstra um comportamento de consumo que não pode ser ignorado.
Outras estatísticas jogam ainda mais luz para esse tema: 69% do público idoso viaja pelo menos uma vez ao ano. Esses viajantes, predominantemente das classes AB, possuem maior poder aquisitivo e estão dispostos a investir em experiências de viagem de qualidade e 75% preferem organizar suas viagens por conta própria, evidenciando a importância de ofertas personalizáveis e flexíveis. Esse fenômeno reflete uma tendência global crescente, onde o turismo DIY – Do It Yourself se torna cada vez mais popular, permitindo que os viajantes criem itinerários sob medida que atendam às suas necessidades e desejos pessoais.
Para 60% do público da “melhor idade”, os destinos mais atraentes são aqueles que oferecem uma combinação de bem-estar, cultura e espiritualidade. As viagens em família também são muito procuradas por proporcionarem a oportunidade de fortalecer laços e criar memórias afetivas. Esse público também está disposto a pagar por experiências que vão além do comum, como jantares exclusivos e passeios personalizados, buscando sempre algo que os surpreenda. E, como os hotéis têm se adaptado para atender melhor o público idoso? Uma série de medidas vêm sendo implementadas, buscando proporcionar conforto, segurança e acessibilidade.
Alguns hotéis oferecem atividades voltadas para o bem-estar dos idosos, como caminhadas guiadas, aulas de ginástica leve ou hidroginástica, além do entretenimento cultural. Espaços como jardins, áreas de convivência com bancos e cadeiras confortáveis são criados para oferecer tranquilidade e descanso.
Em termos de conforto, algumas acomodações oferecem camas mais baixas e firmes, facilitando o processo de deitar e levantar. Os hotéis, resorts e pousadas podem oferecer assistência para carregamento de malas, transporte dentro do empreendimento e refeições adequadas às necessidades nutricionais do público idoso. Além disso, equipes de funcionários são treinadas para lidar com eles, compreendendo suas necessidades específicas e sendo mais atentos e prestativos.
Já na parte de acessibilidade, para facilitar o deslocamento de idosos com mobilidade reduzida, os hotéis instalam rampas de acesso e elevadores, além de barras de apoio nos corredores e nas áreas comuns. Muitos estabelecimentos oferecem quartos adaptados com portas mais largas, banheiros com barras de segurança, chuveiros com assentos e pisos antiderrapantes para evitar quedas.
Por último e não menos importante, a segurança também é um tema primordial para o público 60+. Os hotéis investem em iluminação forte e clara em áreas de circulação e quartos, para reduzir o risco de acidentes. Instalação de sistemas de alarme de emergência nos banheiros e quartos para que os hóspedes possam pedir ajuda facilmente em caso de necessidade, se tornou imprescindível.
O público maduro no Brasil é diverso e composto por diferentes perfis atitudinais, o que influencia diretamente sua escolha de hospedagem. É o que analisa Bete Marin, Cofundadora da MV Marketing, agência especializada no consumidor 50+. “Eles buscam experiências que respeitem suas necessidades e preferências, sendo essencial que hotéis e resorts adaptem seus serviços. Na MV Marketing trabalhamos com workshops para ajudar as empresas a conhecerem os perfis de seus clientes e adaptarem seus serviços. Partimos das informações de um estudo realizado pela Data8 que lançou luz sobre seis perfis de consumidores maduros. Identificamos os perfis que mais se adequam a cada mercado e ajudamos as empresas do setor de turismo a ajustar suas ofertas”, afirma.
Perfis da maturidade brasileira
- Conforto e bem-estar: Este público busca conforto nas instalações, acessibilidade e facilidade de locomoção, além de um ambiente seguro.
- Serviços personalizados: Perfis como os “Sábios” e “Agregadores” valorizam serviços de concierge, atividades culturais e oportunidades de aprendizado.
- Aconchego e segurança: Perfis como “Agregadores” podem dar preferência a locais que facilitem a reunião de familiares.
- Autossuficiência e controle: Perfis “Autossuficientes” e “Exploradores” podem preferir locais que ofereçam autonomia, mas com estrutura de apoio quando necessário.
- Experiência com a natureza: Estar em contato com áreas verdes, tranquilidade e paisagens inspiradoras também é altamente valorizado por vários perfis.
A população idosa que viaja não se restringe apenas às classes mais privilegiadas. O estudo da Data8 aponta que os consumidores maduros vêm de diferentes faixas econômicas e sociais, o que se reflete nas suas preferências e padrões de consumo. Embora a maior parte das viagens seja associada a perfis com maior poder aquisitivo, como os “Sábios” e “Exploradores”, há uma diversidade de interesses e orçamentos, com segmentos mais acessíveis sendo buscados por perfis que priorizam experiências mais econômicas ou familiares.
Segundo Marin, embora o público 60+ tenha adotado a digitalização em várias áreas, a organização de viagens por conta própria ainda não é uma preferência predominante, especialmente para os perfis que valorizam assistência e serviços personalizados, como os “Cuidadores” e “Sábios”. “O acompanhamento de um agente de viagens ou serviços de concierge ainda são amplamente preferidos por muitos. Contudo, os “Autossuficientes” e “Exploradores” tendem a buscar mais independência e podem se beneficiar de plataformas que oferecem autonomia na organização”, ressalta.
Na visão de Martin Henkel, Fundador da SeniorLab, o sentimento de limitação causado pelas restrições causadas pela pandemia de COVID-19 ainda não foi resolvido pelos 60+. A busca por experiências fora de casa, e aí entra o turismo, está cada vez mais presente nos planos deste público. “Os objetivos deste público ao programar sua viagem ficaram um pouco mais audaciosos. Antes, procuravam viagens bem organizadas em destinos tradicionais para essa faixa da população. Atualmente, procuram experiências de viagens e hospedagens que tenham algo a mais. Além de conhecerem uma praia, querem interagir com a população local. Conhecer sua história, as peculiaridades, gastronomia, lazer e a vida como ela realmente é”, ele afirma.
A SeniorLab é uma consultoria de marketing, estratégia e desenvolvimento de produtos e serviços para o Consumidor 60+. Eles ajudam a indústria e o setor de serviços a desenvolver novos produtos ou ajustar os atuais para a população 60+ atual. Isso compreende tanto questões de design, desenvolvimento industrial, aperfeiçoamento de serviços e principalmente comunicação. Henkel chama atenção para outro ponto, que a princípio pode parecer paradoxal. “No quesito comunicação, aproveito para destacar um ponto que sempre levamos para nossas consultorias: Não desenvolvam ou apresentem na comunicação produtos especialmente aos 60+. Parece antagônico, mas eles querem produtos que os satisfaçam também e de preferências sem distinções. Não querem ser colocados em uma caixinha ou em uma área exclusiva para eles. Na cabeça dos 60+ brasileiros, eles não são idosos, eles são a geração que viu o nascimento do rock and roll no mundo. Quem tem uma história e uma alma assim, não fica velho”.
O Do it yourself Traveler, já citado anteriormente, é uma fonte de insights e de inovação para novos grupos ou pacotes. Observá-lo e entender o que os novos 60+ estão procurando vai ajudar muito a compor roteiros e pacotes atraentes. Porém, há viajantes para todos os gostos, destinos, experiências e tipos de viagens. “Precisamos considerar que sempre teremos viajantes iniciantes em uma jornada que tende a ser cada vez mais exigente. Começam com um pacote com tudo incluso e em alguns anos estão buscando uma hospedagem no meio da selva para vivenciar o dia a dia de uma tribo indígena, descobrir quais são os segredos da Trilha da Longevidade Brasileira que revela o que os moradores de Veranópolis (RS) fazem para alcançar a vida longa, plena, saudável e feliz ou participar e ajudar no arrastão na época da Tainha com os pescadores locais de Garopaba (SC), uma experiência inesquecível e que vai render duas ou três tainhas como retribuição, por exemplo”, analisa Henkel.
Diferenciais
O público idoso é exigente e busca por relaxamento, conforto e diversão com amigos ou família. No Jurema Águas Quentes, no Paraná, considerado o maior destino de águas termais no Sul do País, há dois resorts: o Lagos de Jurema Termas Resort e o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort, com atividades e estrutura pensadas para todos os públicos, em especial, aos hóspedes com mais de 60 anos. “Nós conseguimos oferecer um pouco de tudo em um local imerso na natureza, com ambientes de confraternização, mas também sem o movimento de grandes centros urbanos. O complexo conta com 3,4 milhões de m² e possui 19 piscinas de águas termais, com opções de hidromassagem, piscinas cobertas e outras ao ar livre, propícias para relaxar o corpo e a mente. Estamos localizados em uma região de águas termais, o que garante aos hóspedes todos os benefícios que esse recurso natural pode oferecer para o bem-estar e diversão”, comenta Diego Garcia, Diretor de Vendas & Marketing do Jurema Águas Quentes.
Todo o conjunto de piscinas, chuveiros e torneiras do resort é abastecido pelas águas naturalmente quentes que emergem a 42° C, provenientes do Aquífero Guarani. Entre suas diversas qualidades, as águas quentes do Jurema se destacam pela ação desintoxicante e hidratante, pelos benefícios ligados ao efeito relaxante, que colabora para a diminuição de tensão, e pelas propriedades embelezadoras. “O destino é ideal para quem quer aproveitar a estada e ficar em contato com a natureza. É possível contemplar o pôr do sol e o espetáculo da Revoada das Garças, que ocorre todos os fins de tarde em um dos resorts, por exemplo. Para aqueles que gostam de caminhar ao ar livre, o resort possui trilhas que possibilitam fazer a caminhada enquanto se aprecia a flora e as paisagens do destino, ao som dos pássaros. Já para os que preferem contemplar a natureza, mas sem precisar caminhar, também há a possibilidade de realizar os passeios a cavalo, charrete, bicicleta, motociclo ou carro elétrico”, diz o Diretor do resort paranaense.
O Jurema Águas Quentes também conta com o Empório do Chá, local em que se pode degustar dois chás quentes e um frio, diariamente, feitos com ervas naturais colhidas na propriedade. O banho de lama negra é outra atração cobiçada pelos hóspedes idosos e faz parte do Circuito de Relaxamento, que envolve ainda o caminho dos sentidos, ofurô e piscina de hidromassagem. O destino também possui um SPA com cerca de 40 procedimentos e massagens relaxantes, como o Dilúvio de Lama Negra Termal com Chocolate, Dilúvio de Vinhoterapia, Dilúvio de Maracujá, SPA do Vinho, Banho Dourado, Banho de Espuma e Ritual da Cleópatra. “Além disso, o resort oferece programação especial, com uma equipe de recreação específica para o público sênior, com desafios, shows de prêmios, bailes e roda de viola”, informa Garcia.
O Hotel Villa Rossa, localizado em São Roque (SP), é um destino que contempla o público 60+. Muitos buscam a conexão com a natureza – o hotel está em uma área de 350 mil m² na Mata Atlântica. Outros querem ter mais tempo de qualidade com filhos e netos. “Percebemos um aumento de hóspedes que nos escolhem como destino para curtir uns dias exclusivamente com os netos. E, claro, muitos que querem ter um momento de descanso e lazer com boa gastronomia, arte, com ou sem seus pets”, lembra Rafael Alegre, Gerente geral do hotel. Atividades como a oficina de cerâmica, onde os hóspedes podem exercitar sua criatividade e habilidade manual, e o campo de golfe em parceria com o Campo de Golfe Villa da Mata, são bem atraentes a esse público, assim como o momento no Living ou mesmo um tempo no SPA, que oferece diversas opções de massagens, banhos relaxantes e tratamentos estéticos, podendo ser realizados individualmente ou em casal. “As quadras de pickleball (uma mistura de tênis e pingue-pongue), de fácil aprendizado e acessível para todas as idades, que pode ser jogado individualmente ou em duplas, também é uma das opções para esse público que gosta de esportes e busca versatilidade”, completa o Gerente geral.
O Hot Beach Olímpia, no interior de São Paulo, conta com vários diferenciais que atraem o público 60+, começando pelas águas termais, que são conhecidas por suas propriedades relaxantes e terapêuticas. “Nossas piscinas de águas quentes oferecem uma experiência de bem-estar única, ideal para quem busca relaxamento. Além disso, nossas instalações são totalmente adaptadas para garantir acessibilidade e conforto, com rampas e elevadores em todo o complexo. A programação de entretenimento também é um grande diferencial, com shows e espetáculos que atendem ao gosto desse público, sempre prezando pela qualidade e pelo ambiente tranquilo”, diz Rodrigo Vaz, Diretor Comercial do empreendimento. No Hot Beach, há uma política especial para o público 60+. No parque aquático, por exemplo, é oferecido um desconto de 50% no valor da entrada mediante a apresentação do RG. Na parte de hotelaria, eles trabalham com tarifas diferenciadas para grupos da terceira idade, além de oferecer uma programação específica voltada para atender às preferências desse público, garantindo uma experiência de lazer completa e personalizada.
De acordo com Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts, os hóspedes acima de 60 anos são extremamente ativos e engajados. “Eles preferem nossas opções de caminhada, shows ao vivo, contato com a natureza, além de valorizarem muito a nossa gastronomia, que é um dos nossos principais diferenciais”, diz. “Nossas oficinas culinárias, por exemplo, fazem muito sucesso entre esse público, além das opções de relaxamento e contato com a natureza”, ela pontua.
O Casa Grande Hotel, localizado no Guarujá, litoral sul de São Paulo, lançou, em setembro, o Programa Anos Dourados, que oferece ao público 50+ que vem com a família ou em individualmente um lazer completo durante o dia e a noite. “Esse público procura no hotel um espaço para relaxar em nossos apartamentos e SPA de alta qualidade, ter um atendimento diferenciado nos serviços, aproveitar uma gastronomia premiada, curtindo tudo isso em um espaço de piscina climatizada e um Beach Club exclusivo na praia. É exatamente isto que o Casa Grande oferece”, explica Lourival Pieri, Diretor do hotel.
Para Martin Henkel, a primeira exigência por parte do público maduro quando procura um hotel é que o que foi apresentado no site ou no folder da agência, como fotografias dos espaços, ambientes, quartos, lazer, café-da manhã e refeições realmente se cumpram. “Eles são muito exigentes e reclamam mesmo, afinal: se mostrou, se vendeu, entregue. Os serviços oferecidos também contam ponto. Desde o atendimento a algum pedido especial no café da manhã, à providenciar um chá para relaxar antes de dormir. Destaco que eles não querem luxo ou algo exclusivíssimo. Querem se sentir bem-vindos e bem atendidos. Orientar sobre a região, pontos de visitação, como chegar, indicar um serviço confiável de transporte e também sobre os perigos e riscos de uma determinada região, não atrapalharão a nova hospedagem e sim vão garantir que tudo corra bem nesta e ele queira voltar”, afirma.
Acessibilidade
Há uma crescente conscientização no setor de hospitalidade sobre a importância de oferecer infraestrutura acessível para o público 60+. De acordo com Bete Muniz, no entanto, a implementação ainda é desigual, variando conforme a localização e o tipo de acomodação. “Elementos como rampas de acesso, quartos adaptados e menus acessíveis são essenciais. Segundo as diretrizes de usabilidade, adaptar ambientes digitais e físicos para facilitar a navegação e garantir segurança é prioridade”, diz. “Aqui no Jurema Águas Quentes prezamos pela acessibilidade e segurança de todos os hóspedes. Os quartos e banheiros dos dois resorts têm estruturas que garantem a acessibilidade, além de possuírem tamanhos adequados para pessoas com mobilidade reduzida ou que usam cadeira de rodas, por exemplo. Os dois resorts também são planos e com rampas, o que facilita o trânsito entre os locais. A área de piscinas é adaptada, com pisos antiderrapantes, apoios para entrada na água e dimensões seguras, como a profundidade, que é de no máximo um metro em todas as piscinas. Também contamos com uma van que transporta os hóspedes entre os resorts e com um carro aberto, ao estilo trenzinho, que passa pelos principais pontos do complexo apresentando a história e as atrações do resort”, conta Diego Garcia.
Segundo Rafael Alegre, o Hotel Villa Rossa oferece carrinho elétrico para dar suporte no deslocamento, alamedas de caminhada largas e quartos acessíveis para quem tem demandas específicas. O hotel está próximo ao centro da cidade de São Roque, e isso também facilita o acesso ao suporte médico, caso seja necessário.
A estrutura aquática do Hot Beach Olímpia foi pensada para oferecer máxima acessibilidade e segurança. O complexo dispõe de rampas e elevadores que facilitam a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida em todas as áreas do parque e do resort. Além disso, há uma equipe treinada para oferecer atendimento personalizado e atencioso, sempre com foco nas necessidades de cada hóspede. “Também oferecemos assistência médica disponível para garantir que qualquer necessidade de saúde seja atendida rapidamente, proporcionando mais segurança para todos”, afirma Rodrigo Vaz. “Nós planejamos cada detalhe da infraestrutura pensando em acessibilidade e bem-estar para todas as idades. Acessibilidade é uma prioridade em todas as áreas do resort”, informa a CEO do Clara Resorts, Taiza Krueder. “O Casa Grande Hotel é um resort com 45.000 m², com uma arquitetura horizontal em meio a jardins e coqueiros. Oferecemos acessibilidade por toda a área e segurança completa, inclusive na praia, onde dispomos de cadeira anfíbia para um público de terceira idade que necessita desse serviço para tomar um banho de mar”, conta Lourival Pieri.
Alimentação
A alimentação é um ponto importante para esse público, que busca opções saudáveis e adaptadas às necessidades dietéticas específicas, como baixa ingestão de sal, açúcar ou alimentos com restrições. “Hotéis e resorts que oferecem cardápios flexíveis e ajustáveis a essas demandas nutricionais tendem a se destacar e a fidelizar esse público”, confirma Muniz.
A gastronomia é um ponto importante do Jurema Águas Quentes, que trabalha em regime de pensão completa para todas as hospedagens, que inclui quatro refeições ao longo dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. São três restaurantes ao todo no complexo. Foi feito um retrofit no restaurante Celeiro, localizado no Lagos de Jurema, contando com uma estrutura de cozinha show e forno de pizza. “Outro ponto que vale ressaltar foi a chegada do Chef Juan Banegas, que é argentino e traz para o complexo toda a expertise de seus mais de 15 anos de experiência na área de hotelaria. Nós contamos ainda com diversas opções para vegetarianos, veganos, além de produtos sem lactose, sem glúten e diet. Temos uma gastronomia variada, com costela de chão, caldinho de feijão, noite das pizzas, gastronomia japonesa aos sábados, sem contar os eventos temáticos, como o Festival Brasil-Japão. Enquanto o Jardins de Jurema tem uma gastronomia internacional e opção à la carte, o Lagos de Jurema possui uma pegada da culinária caseira”, diz o Diretor de Marketing & Vendas do resort.
Já no Clara Resorts, é oferecido um cardápio bastante variado, com opções que atendem a diferentes necessidades alimentares, o que inclui dietas com restrições e alergias. “Além disso, nossa equipe é bem preparada, com treinamento em primeiros socorros, para que nossos hóspedes possam curtir com total segurança e tranquilidade”, afirma Taiza Krueder.
Outro destaque do Hot Beach Olímpia é o cardápio diversificado, que, de acordo com Rodrigo Vaz, “inclui opções saudáveis e adaptadas a diferentes necessidades dietéticas, garantindo que todos possam desfrutar de uma alimentação saborosa e equilibrada”, salienta.
Natureza
Locais que oferecem contato com a natureza e áreas verdes amplas são altamente valorizados pelo público da terceira idade. A tranquilidade proporcionada por esses ambientes pode atrair pessoas idosas que buscam paz, relaxamento e bem-estar durante suas estadias. O hóspede da terceira idade que vai ficar no Jurema Águas Quentes encontra uma natureza farta, principalmente para aqueles que querem se desligar do dia a dia dos grandes centros urbanos. E o contato com essa natureza é possível em todos os momentos do dia, desde a hora em que a pessoa acorda ao som dos pássaros, passando pelas atividades da equipe de recreação, com trilhas e caminhadas, por exemplo, até o contato com os animais como cavalos e ovelhas, e das espécies silvestres que aparecem diariamente.
Lourival Pieri concorda que um hotel ou pousada junto à natureza e com mais áreas verdes também tem a preferência e simpatia do público idoso. “Acreditamos que sim, pois é uma oportunidade de relaxar e aproveitar as áreas verdes que contribuem para o bem-estar físico e mental”, diz o Diretor do Casa Grande Hotel.
Cenário atual
Para o Gerente geral do Hotel Villa Rossa, Rafael Alegre, foi percebido um movimento de maior investimento no tempo de qualidade para o lazer e descanso para o público 60+, que quer uma boa hospedagem, gastronomia de qualidade e opções de entretenimento. “E como pontuamos, também um desejo de estar apenas com os netos – com total liberdade – também motiva muitos avós a viajarem com eles, pulando uma geração – o que é chamado de Viagem Skip-gen. Por ser um destino no meio da natureza, muitas famílias buscam o hotel como refúgio da correria da cidade. Além de poderem se divertir e criar memórias com os netos, muitos buscam a nossa estrutura também por ser muito completa em relação ao lazer e por oferecermos monitoria a partir dos quatro anos. Desta forma, as crianças podem estar com os avós, mas também fazer amigos da mesma idade e se divertir com várias atividades”, ele destaca.
No Hot Beach Olímpia, também houve um aumento significativo na presença de hóspedes da terceira idade nos últimos anos. “Apenas no último ano, tivemos um crescimento de 20% nesse público. Com esse aumento, criamos uma área dedicada à prospecção de eventos, grupos e projetos especiais focados na melhor idade. Nosso objetivo é oferecer experiências personalizadas e pacotes especiais que atendam às expectativas desse público, proporcionando um ambiente relaxante e seguro para eles”, ressalta Rodrigo Vaz.
Na opinião de Taiza Krueder, foi constatado que a terceira idade está cada vez mais presente no Clara Resorts. “Hoje, cerca de 9% dos nossos hóspedes têm mais de 60 anos. É um público que valoriza tanto o conforto quanto as experiências que oferecemos”, aponta.
Na opinião de Bete Muniz, o setor de turismo está começando a perceber o potencial da ‘Economia Prateada’, mas ainda há espaço para expansão e inovação. Empresas que adaptaram suas ofertas e serviços, compreendendo as necessidades e preferências dos consumidores maduros, estão colhendo resultados positivos. A personalização de serviços e a inclusão de experiências autênticas são caminhos para capitalizar melhor sobre esse segmento. “O Brasil tem feito progressos, mas ainda está aquém do ideal quando se trata de preparar-se para o envelhecimento da população. Setores como os de turismo, saúde e tecnologia têm potencial, mas carecem de políticas públicas robustas, infraestrutura adequada e, principalmente, treinamento para atender plenamente às necessidades desse grupo. Empresas que investem na inclusão digital e física, combate ao etarismo (preconceito relacionado à idade), bem como investem em treinamento e comunicação eficientes, têm uma vantagem competitiva”, conclui.
O Brasil, atualmente, deveria estar muito mais preparado para lidar da melhor maneira possível com a população idosa. Martin Henkel afirma que estamos atrasados e as iniciativas que se voltaram a este público por vezes comete erros como os de colocá-los dentro de um espaço feito para eles. Quanto às questões de relacionamento, atendimento e venda para este público ainda há, segundo o Fundador da SeniorLab, boas oportunidades de melhorar a capacitação dos profissionais envolvidos em toda a cadeia do turismo e hotelaria. “Desenvolvemos algumas técnicas e capacitações que levam em conta as questões naturais das mudanças para as pessoas com 60 anos ou mais. E não se trata de falar mais alto imaginando que a pessoa não escuta bem e sim o timbre de voz para conversas adequadas, assim como não basta aumentar a letra do cardápio, mas sim o tipo de fonte utilizada. Ao falar, olhar nos olhos e garantir a atenção deles aos seus olhos também. A partir dos 60 anos, nossa atenção auditiva está mais focada onde está nosso olhar. Estes são apenas algumas das estratégias que são exploradas e apresentadas no livro SHOPPER60+, que escrevi junto com Álvaro Flores, sob medida para o varejo, serviços e hotelaria. Vale lembrar que este é um viajante e hóspede que movimenta o setor na baixa temporada. Como eles têm mais flexibilidade de datas, ao contrário de famílias com crianças em idade escolar, aproveitam o ambiente e os melhores preços da baixa temporada para fazer viagens mais extensas”, finaliza.