Projeto ‘Tiradentes Mais’ valoriza potencial turístico de cidade histórica de Minas Gerais
A cidade de Tiradentes, localizada aos pés da Serra de São José, em Minas Gerais, é considerada sinônimo de cultura e tradições e repleta de atrativos e iniciativas para atrair visitantes. Hoje, cerca de 90% do PIB municipal depende das receitas geradas pelos prestadores de serviços da cadeia turística. Nesse sentido, 57 empresários, dentre eles hoteleiros da região, decidiram dar início à segunda fase do projeto ‘Tiradentes Mais’, iniciado em 2012. O objetivo da iniciativa é o de alavancar a demanda turística, beneficiando moradores e prestadores, com consequente contribuição para a qualificação dos serviços propostos.
De acordo com a empresária Gabriela Barbosa, uma das integrantes, o objetivo sempre foi gerar maior visibilidade a Tiradentes, que completa 300 anos de existência este ano. “Nosso produto é a cidade, e o ‘Tiradentes Mais’, por essa perspectiva, é o meio que viabiliza o projeto de como se vender o destino, beneficiando o município, os parceiros e prestadores de serviços”, afirma. “Quando surgiu esta iniciativa, éramos apenas 20 representantes das áreas de hotelaria, restaurantes e comércios variados, que nos associamos com esta finalidade”, lembra.
Com adesão crescente de representantes de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato, docerias artesanais, receptivos, ateliês e até um alambique, o grupo concentra a oferta de serviços e atrações em quatro pilares. “Para sistematizar, concentramos nosso foco de atuação e divulgação em Hospedagem, Gastronomia, Consumo/Compras e Arte e Cultura”, explica Gabriela. “Nossa intenção é ampliar a demanda por conta do aumento da oferta qualificada de serviços e de nossa diversidade. Temos propostas para turismo de aventura, contemplação, celebrações, cultura, gastronomia e design”, exemplifica.
Nesta segunda fase do ‘Tiradentes Mais’, agora com um grupo mais robusto, já foi criado um site, constantemente atualizado com dicas sobre o que acontece de melhor na cidade. Também foram ativadas redes sociais, como Facebook e Instagram, e o coletivo fará parceria com uma faculdade local para um estudo de mercado. Além disso, e dentro do plano estratégico, está prevista a realização de um workshop de imersão para profissionais do trade e ações junto à imprensa e influenciadores.
Saiba mais em www.tiradentesmais.com.br