HOME Matérias Aconteceu Programa de Certificação e Sustentabilidade Ambiental para os hotéis é apresentado...

Programa de Certificação e Sustentabilidade Ambiental para os hotéis é apresentado no TUR Hotel

17
0
SHARE

Mostrando pioneirismo e cases de sucessos para serem aplicados a outras regionais, a ABIH / MG — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de Minas Gerais apresentou dentro do 2º Seminário de Gestão Hoteleira – Desafios e Oportunidades o Programa Green Goal – Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Este Programa é uma parceria da ABIH/MG com a Prefeitura de Belo Horizonte e visa estimular os empreendimentos a adotarem tecnologias que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa em Belo Horizonte. O Eng. Weber Coutinho, Gerente de planejamento e Monitoramento Ambiental e membro do Comitê Executivo da Copa de 2014 fez uma palestra explicando às vantagens dos hotéis adotarem este sistema.
Segundo ele, para se cadastrar o empreendimento necessita fazer uma declaração de intenções acompanhada de um projeto preliminar. Posteriormente serão definidas as metas, implantação de sistema, auditorias, certificação e monitoramento. Os empreendimentos certificados receberão o selo de Boas Práticas Ambientais com graduação nas categorias ouro, prata e bronze, dependendo das ações implementadas. “O Selo será lançado no próximo mês de junho e haverá três reuniões neste ano para apresentação e a certificação será emitida para empreendimentos que tiveram a redução no consumo de água, energia e na reciclagem de resíduos sólidos, como óleo de cozinha. Para estimular a adoção desta medidas a Prefeitura de Belo Horizonte estuda descontos no IPTU”, revela Coutinho.
Segundo ele, tudo que tiver impacto gera CO2 e não é somente com a queima de combustíveis fósseis. “Belo Horizonte lança 1,32 toneladas de gás carbônico por habitante por ano e está dentro dos padrões nacionais, mas poderia ser reduzido de forma drástica se algumas medidas forem adotadas, como: micro reservatórios de detenção de água de chuva; Canteiros pluviais, Trincheiras de infiltração no solo, Coletores solares no aquecimento de água, sensor de presença que liga e desliga as luzes, redutor de vazão nas torneiras, entre outras soluções simples e eficazes”, conclui Coutinho.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image