Procura por resorts all inclusive aumentou em 2024
Com um faturamento de US$ 211,9 bilhões no ano passado, os resorts all inclusive têm atraído um público cada vez mais diversificado

Após os anos desafiadores da pandemia, os dados econômicos do último ano não apenas demonstraram que o setor de turismo recuperou os números anteriores, mas também apresentou um crescimento impressionante. O mercado, que faturou cerca de 11,1 trilhões de dólares globalmente, observou um aumento no número de turistas internacionais de cerca de 11% em relação ao ano anterior. O setor de hotéis, resorts e cruzeiros também registrou um crescimento significativo, com o faturamento saltando de US$ 603,44 bilhões em 2023 para US$ 701,14 bilhões em 2024.
No Brasil, o cenário é igualmente positivo: o País recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 12,6%. O valor gasto por esses turistas somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada nos 11 primeiros meses do ano desde 1995.
Um dos setores que mais se destacou no último ano foi o mercado de resorts all inclusive. A Fora, uma das principais agências de viagens do mundo, reportou um aumento de 324% nas reservas de marcas all inclusive mais procuradas em 2024. De acordo com um relatório recente do Expedia Group, as buscas no Hotels.com com o filtro “all inclusive” cresceram 60% em comparação ao ano anterior. Esse crescente interesse promete atingir novos patamares em 2025.
Existem alguns fatores que podem explicar esses números de sucesso: o primeiro é o crescimento das viagens em família, um público tradicional dos resorts all inclusive. Um estudo realizado pela Skift aponta que as viagens em família estão se consolidando como uma das principais tendências dos últimos anos. Cerca de 42% dos entrevistados indicaram que seu principal motivo para viajar é fortalecer laços e criar memórias compartilhadas com a família. Nesse quesito, os resorts se destacam ao oferecer experiências que agradam a várias gerações, desde atividades recreativas para os pequenos até passeios relaxantes e culturais para os mais velhos. Outro ponto decisivo para atrair famílias é a praticidade: realizar todas as atividades em um único local, com conforto e segurança, é um grande atrativo.

O segundo fator que impulsionou o crescimento do setor é a diversificação dos perfis de viajantes. Embora as viagens em família continuem sendo o ponto forte do segmento, há um aumento significativo de solteiros em busca de novas conexões menos digitais e grupos de amigos. Além disso, a Geração Z está se destacando como um novo público-alvo deste tipo de hospedagem. A Expedia Group revelou que 42% dos entrevistados da Geração Z afirmaram que resorts all inclusive são seu tipo de hospedagem preferido, superando qualquer outra geração.
Por último, houve uma a percepção dos viajantes de uma certa evolução dos resorts all inclusive, desde seu auge no mercado de massa nos anos 1980. Em 2024, o modelo excessivo de bebidas e buffets deu lugar à alta gastronomia em restaurantes sofisticados; resorts genéricos foram substituídos por propriedades com design arquitetônico marcante, integradas ao contexto cultural do destino; e as aulas de hidroginástica cederam espaço a experiências personalizadas de bem-estar e para a alegria dos hóspedes, o conceito manteve sua maior vantagem: o conforto de um pagamento único antecipado, eliminando surpresas no check-out.
Atentas a essa crescente demanda, marcas de hospitalidade como Marriott, Hyatt, Hilton e Rixos têm liderado uma onda de inaugurações de resorts all inclusive, sinalizando um foco renovado nesse setor. A Hyatt, que no ano passado bateu um pipeline record de 138.000 quartos e é líder no segmento, vem expandindo consistentemente seu portfólio all inclusive ao longo da última década. Esse movimento incluiu o lançamento de marcas como Hyatt Ziva e Hyatt Zilara, além de investimentos em destinos menos explorados, como a costa búlgara do Mar Negro. Para 2025 a marca projeta um aumento de reservas nas Américas em torno de 20% apenas no primeiro semestre deste ano.

Segundo Antonio Fungairino, Head de Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection, “para 2025, nossa linha planeja estrear em dois novos destinos: Santa Lúcia e Aruba. Também vamos inaugurar o Hyatt Vivid Punta Cana, o segundo hotel da marca Hyatt Vivid Hotels & Resorts que oferece um resort à beira-mar com 500 quartos somente para adultos. Além disso, a Hyatt Inclusive Collection está de olho no mercado brasileiro e busca investidores para lançar o primeiro hotel da marca no País, consolidando sua estratégia de expansão na América Latina. O Brasil é uma oportunidade promissora para expandir nosso portfólio”, destaca.
As redes hoteleiras têm intensificado os investimentos em resorts para tornar a experiência dos hóspedes mais atrativa e envolvente. Tecnologias inovadoras, como concierges virtuais equipados com inteligência artificial, estão transformando a interação com os clientes, oferecendo recomendações personalizadas e suporte em tempo real. Além disso, os resorts estão diversificando suas ofertas de lazer, apostando em atividades imersivas na cultura local, festas exclusivas, atividades em parceria com marcas de luxo e também nas mais recentes tendências de bem-estar, que incluem biohaking, camas com monitoramento de sono, tratamentos com oxigênio.