Primeiro livro sobre o negócio dos motéis no Brasil já tem data de lançamento
Gestores e empresários dos cerca de cinco mil motéis espalhados pelo Brasil, além de empreendedores interessados em investir neste mercado, poderão ter acesso a um guia inédito para entender como fazer um motel ser bem-sucedido e ainda dar lucro: trata-se do livro “Como os motéis se tornaram um negócio bilionário no Brasil”.
De autoria do empresário Vinicius Roveda, um dos maiores especialistas em gestão de motéis no país, o lançamento oficial da publicação – que tem apoio da ABMotéis (Associação Brasileira de Motéis) – acontecerá na terça-feira, dia 30 de julho na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, a partir das 19h, durante coquetel que contará ainda com palestra e sessão de autógrafos.
O presidente da ABMotéis, Felipe Martinez, destaca a importância da publicação como uma forma de auxiliar empresários na melhora da gestão e direcionamento para um “novo momento” do mercado, que já indica, há alguns anos, a necessidade de inovação por parte dos estabelecimentos. “Acredito que esse material será de grande valia para os gestores, diretores e outros colaboradores de motéis, uma vez que confirma que, com práticas assertivas, é possível lucrar bem com o setor no País”, afirma.
Inclusive, a associação, nos últimos anos, já atua com a preocupação de oferecer aos moteleiros insights sobre administrações mais precisas. “A cada dois ou três meses, realizamos fóruns em diferentes partes do país, levando informação e indicando aos gestores a importância da profissionalização do setor”, observou Martinez. De acordo com dados da associação, o mercado movimenta R$ 4 bilhões anualmente. Por ano, aproximadamente 100 milhões de pessoas se hospedam em motéis no Brasil.
O livro, de 140 páginas, além de abordar a origem e as características, ainda traz informações sobre o universo dos motéis, incluindo o perfil dos frequentadores. Levantamento feito recentemente pelo setor, com mais de 2,1 mil pessoas, mostrou que 71% do público, que frequenta assiduamente os motéis (entre uma ou mais vezes por semana), é composto por casais fixos. Na obra, Roveda ainda aborda a transformação que está acontecendo no mercado e traça um futuro promissor para o segmento.