Primeiro hotel Hampton by Hilton chegou ao Brasil em Guarulhos
Com um investimento de cerca de R$ 9 milhões, a Hotelaria Brasil promoveu uma ampla reforma no Matiz Guarulhos para se transformar no primeiro hotel da marca Hampton by Hilton no Brasil. A obra de adequação foi realizada pela CPN Engenharia, que já havia construído a edificação há aproximadamente 12 anos atrás, portanto conhecia bem a construção.
O desafio foi realizar a obra em um hotel operando, com grande taxa de ocupação e fluxo intenso. Para atender as exigências da rede Hilton, nos apartamentos foram substituídos os móveis, revestimentos de parede e piso, louças e metais dos sanitários, box de vidro, portas de entrada, fechaduras eletrônicas e luminárias. Nos corredores, os pisos e luminárias foram trocados, e realizou-se nova pintura interna e externa, tanto das áreas privativas como das áreas comuns. A Hilton também solicitou uma segunda saída de emergência, e foi preciso a construção de escada metálica externa atendendo todos os pavimentos. No pavimento térreo, foi feita uma reforma completa da área de recepção e restaurante.
As obras de adequação iniciaram-se em julho de 2018 com a execução do dormitório modelo (mockup). As fases de construção foram de 45 dias corridos por pavimento tipo (30 quartos por pavimento), adequação da recepção e reforma completa do restaurante. Os serviços (incluindo os externos, como restauração e pintura da fachada, montagem da escadaria metálica entre outros) foram concluídos em junho 2019. “Sem dúvida o maior desafio foi realizar todos os serviços, principalmente os de remoção de pisos, aplicação de revestimentos cerâmico e serviços de hidráulica, com o hotel em plena operação e sem causar transtornos aos hóspedes”, explica Marcio Vaz de A. Pinto, Diretor comercial da CPN Engenharia.
Segundo ele, a fachada se destaca pelo desenho geométrico de sua pintura e pelas cores utilizadas. As portas dos quartos são mais espessas que o convencional e possuem guilhotina inferior que auxilia na acústica. E a adequação dos novos quartos PCD – Pessoa Com Deficiência, uma vez que o hotel foi construído em alvenaria estrutural.
Coube ao Escritório Melina Romano Arquitetura de Interiores fazer todo o planejamento dessas mudanças no interior da edificação, incluindo projetar todos os móveis, tanto dos dormitórios como da recepção e restaurante, com exceção das cadeiras, poltronas e sofás. O mobiliário foi fabricado e instalado pela Marcenaria 03 Irmãos, da cidade de São João da Boa Vista. O lobby e restaurante são espaços de destaque, pois o projeto conseguiu criar uma sinergia entre os dois ambientes, com um design contemporâneo e que agrada a todos.
Projeto inovador
A Arquiteta Melina Romano destaca que a aprovação do projeto junto a rede Hilton foi bastante tranquila. “Eles estavam muito abertos a ter o primeiro Hampton no Brasil e desde o princípio ajudaram a desenvolver o projeto junto a arquitetura. Visitas feitas no Chile também ajudaram a entender a marca e implementar aqui no Brasil”, revela Melina. Segundo ela, a escolha dos móveis levou em consideração que a Hampton é uma marca jovem, dinâmica e de bom custo benefício. “A funcionalidade foi aliada a estética e foram escolhidos móveis versáteis. Para o quarto, madeira e móveis no estilo clean, já que os corredores são arrojados e de diferentes cores em cada pavimento. Já para as áreas sociais, móveis modulares, integrados e modernos. Lobby, bar e restaurante viraram uma grande área integrada, colorida e de muita sinergia com o hóspede. Em qualquer lugar, é possível visualizar os ambientes. Escolhemos alguns designers brasileiros para assinar todos os móveis, assim como assinamos alguns afim de viabilizar o projeto inovador”, revela Melina.
No lobby foi desenhado ripas assimétricas de madeira na parede e teto, para unificar e acolher o espaço. Também foi desenvolvido um bar em mármore e serralheria e todos os móveis do restaurante em pedras e madeira. Destaque para os painéis em palhinhas e madeira que escondem as janelas que dão para o estacionamento. Foi uma forma de acolher, modernizar e esconder um defeito do posicionamento do restaurante, sem perder iluminação natural. “A área do restaurante foi de grande repercussão. O espaço era enorme e conseguimos segmentar em pequenos ambientes acolhedores. O mix de mesas, bancos, sofás e cadeiras trazem um clima de restaurante moderno. O espaço antes que era um grande refeitório, tornou um acolhedor restaurante para qualquer ocasião, café da manhã, almoço e jantar”, concluiu a Arquiteta Melina.