Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 anuncia semifinalistas
A 12ª edição da premiação recebeu quase 2.500 visualizações, que resultaram em 83 inscrições válidas e concluídas, vindas de todas as regiões do país
A BRAZTOA anuncia que 43 iniciativas foram classificadas para a próxima fase do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, cuja cerimônia de premiação para reconhecer os vencedores acontecerá na noite do dia 9 de novembro, na Serra Gaúcha, durante a Festuris.
Os cases que avançaram na premiação fazem parte dos grupos: Operadoras Braztoa, Parceiros de Negócios e Parceiros Institucionais, e se destacaram entre 83 inscritos e, a partir de agora, passarão para a segunda fase de avaliação. Todas as iniciativas inscritas foram submetidas a um processo de verificação de elegibilidade, relevância e aderência aos critérios do Prêmio. Das iniciativas que passaram para semifinal, 24 são da categoria Experiência/Produto e, 19 de Gestão/Governança.
Cada um dos semifinalistas recebeu um e-mail, no dia 24 de julho, com todas as informações e orientações da próxima etapa. Que incluem enviar documentos complementares comprobatórios que evidenciem a realização da iniciativa, seus resultados, impactos e abrangência.
Confira a lista de semifinalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade (por ordem alfabética) neste link.
A 12ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade recebeu quase 2.500 visualizações, que resultou em 83 inscrições válidas e concluídas, vindas de 18 diferentes estados brasileiros, abrangendo todas as cinco regiões do país. Os estados com maior número de iniciativas inscritas foram São Paulo, seguido por Paraná na segunda colocação, Ceará e Santa Catarina em terceiro, e Rio de Janeiro e Pará no quarto e quinto lugar.
Entre as inscrições, 60% foram voltadas para experiências e produtos sustentáveis. Isso inclui práticas que promovem o turismo responsável e a implementação de soluções inovadoras que proporcionam experiências únicas aos turistas enquanto respeitam, preservem e valorizem os recursos naturais, culturais e comunidades locais, entre outros. Os outros 40% focaram na gestão e governança sustentável, abordando a implementação de políticas e práticas administrativas que visam a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa.
Além disso, foi observado que 64% dos inscritos são Parceiros de Negócios, ou seja, empresas do setor ligadas ao turismo, como operadoras, agências de viagem, hotéis, e outros prestadores de serviços turísticos. Isso demonstra um forte engajamento do setor privado em adotar práticas sustentáveis. Já os outros 36% são Parceiros Institucionais, incluindo governos, entidades e organizações do terceiro setor. Esse dado reforça a importância da colaboração entre diferentes setores para alcançar os objetivos de sustentabilidade
As iniciativas impactam todos os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, com destaque para os seguintes ODS:
- ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
- ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
- ODS 13: Ação contra a Mudança Global do Clima
- ODS 3: Saúde e Bem-estar
Para Marina Figueiredo, Presidente executiva da BRAZTOA, o número de inscrições representa um avanço na área. “Desde o início do Prêmio já tivemos mais de 1.000 iniciativas inscritas, e mais de 100 cases premiados. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade segue sendo uma importante forma de reconhecimento para as práticas sustentáveis no setor de turismo, incentivando a inovação, a responsabilidade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do nosso setor no país e com o futuro”, afirmou. “Agradecemos a todos os participantes por suas valiosas contribuições e parabenizamos os semifinalistas por alcançarem essa importante etapa. Juntos, estamos construindo um futuro mais sustentável para o turismo no Brasil”, Marina complementa.
Os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade serão anunciados no dia 9 de setembro, no site e redes sociais da associação.