Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Prefeitura de Capitólio (MG) reabriu cânions do Lago de Furnas

A reabertura parcial do principal cartão postal da cidade de Capitólio (MG) começa a valer a partir de hoje e foi comunicada ontem pelo Prefeito Cristiano Gerardão. O local estava interditado desde o dia 8 de janeiro quando houve o desabamento de uma pedra no local que vitimou dez pessoas. A liberação segue as recomendações apresentadas pelos estudos geológicos e pela Polícia Civil, por meio de inquérito. O decreto prevê que o retorno dos turistas aos cânions ocorra de forma controlada, com redução de fluxo, respeitando limites de distanciamento dos paredões e a entrada das embarcações no atrativo.

Publicidade
Fispal

Entre as medidas obrigatórias a serem adotadas, estão a análise diária para avaliação geológica do atrativo; apresentação do termo de anuência e aceite assinado por todos os passageiros da embarcação, contendo orientações expressas sobre as novas regras de visitação; uso de capacete de proteção e colete salva-vidas em todo o circuito dos cânions; interrupção dos passeios em qualquer ponto dentro do cânion em caso de chuvas e/ou verificação de algum tipo de deslocamento ou movimentação de blocos rochosos ou de solo e delimitação de circuito das embarcações para que a visitação ocorra de forma rotativa.

Prefeitura de Capitólio (MG) reabriu cânions do Lago de Furnas
Capitólio é banhada pelo Lago de Furnas e cercada por montanhas – Crédito da foto – Sergio Avelino Campagnolo
Publicidade
Desbravador
Aumento da fiscalização

De acordo com o Prefeito Cristiano Gerardão, as ações da prefeitura conciliam os estudos técnicos com a necessidade econômica e importância do turismo e dos cânions para toda região de Capitólio. “Estamos executando a partir de hoje a reabertura parcial, seguindo as recomendações presentes nos estudos geológicos e no inquérito da Polícia Civil, e também trabalhando alinhados com a Marinha do Brasil, com um novo ordenamento marítimo de acesso aos cânions, com responsabilidade e sustentabilidade. Vamos continuar trabalhando, pois sabemos a importância do turismo em Capitólio para o estado e o País”.

O inquérito da Polícia Civil, apresentado no dia 4 de março, concluiu que o ocorrido foi um desastre natural, sem culpados. Com as recomendações presentes nos documentos, a prefeitura já apurou os pontos que apresentam risco iminente de queda de rocha para executar projetos de contenção com telas de aço nestes locais. As obras vão começar nos próximos meses e terão duração de até um ano. Até lá o decreto segue valendo.

Publicidade
Tramontina

Junto com a Marinha, a Prefeitura fiscalizará os trechos dos cânions para que todas as orientações sejam seguidas, com a utilização de lanchas e moto aquáticas. Com a conclusão das obras, haverá reavaliação dessas recomendações para um reordenamento turístico e náutico na região.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA