HOME Matérias Mercado Preços globais de hotéis apresentam maior aumento desde 2006

Preços globais de hotéis apresentam maior aumento desde 2006

25
0
SHARE

A média de preço de quartos de hotéis em todo o mundo aumentou em 2% durante os primeiros seis meses de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o último HPI – Hotel Price Index do site Hoteis.com. O índice, relativamente pequeno, mantém a tendência de crescimento lento vista no início de 2010, com a média das diárias próxima dos valores praticados em 2006 – ano que antecedeu a crise financeira global.

Estabelecido com base 100 em 2004, o HPI acompanha os preços reais pagos por hóspedes em todo o mundo. O índice para os primeiros seis meses de 2013 é de 111, oito pontos abaixo do seu pico no mesmo período de 2007 e apenas 11 pontos a mais do que em seu lançamento.

A América Latina apresentou o resultado mais forte dos últimos dois anos, com um aumento de 7% no preço das diárias hoteleiras. Impulsionada pelo fortalecimento da economia dos EUA, América do Norte e Caribe superaram a média global com o crescimento de 3% e 5%, respectivamente.

No Pacífico, a queda na indústria de recursos minerais australiana levou a uma diminuição no número de viajantes a negócios especialmente no oeste da Austrália e a um aumento de apenas 1%. Como a Zona do Euro acaba de sair oficialmente da recessão, os preços dos hotéis na Europa e no Oriente Médio permanecem em baixa, registrando também um ganho de 1%.

David Roche, presidente da Hoteis.com, disse que “não há dúvida de que os preços de hotéis europeus foram alguns dos mais afetados pela crise econômica em 2008/2009. Muitos dos destinos mais atingidos viram os valores dos hotéis se estabilizarem, com alguns deles apresentando crescimento saudável”.

A Ásia foi a única região a ter uma queda de 2% nos preços no período pesquisado. Cada cidade teve bom desempenho, mas a desvalorização do iene e da rúpia, juntamente com a queda no número de visitantes na China contribuiu para este resultado. Todavia, as viagens dos chineses ainda não foram impactadas pela desaceleração na economia do país e continuaram a crescer.

O executivo afirma que “outro fenômeno que impactou os preços globais das diárias é o enorme e rápido aumento no número de viajantes internacionais chineses. A China tornou-se oficialmente o maior mercado de turismo emissor do mundo, com um número estimado de 83 milhões de viagens ao exterior, de acordo com o relatório deste ano da Academia Chinesa de Turismo” comenta. 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image