Pousada do Sandi, em Paraty (RJ) comemora 30 anos com ampla reforma
O empreendimento que já abrigou a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty celebra três décadas de atividades. Para comemorar, promoveu uma ampla reforma e reabre com nova decoração, protocolos de segurança e experiências exclusivas. A pousada que fica no Centro Histórico, recebeu cerca de R$ 1,5 milhão nessa reforma que contemplou um novo projeto de decoração e uma agência interna para customizar as experiências dos hóspedes.
O up date inclui disponibilizar as informações da pousada em QR Code, para que os hóspedes tenham acesso a elas, na ponta dos dedos, entre outros detalhes, como oferecer kombucha, a bebida probiótica do momento, no café da manhã.
Natureza e Miscigenação
O novo projeto de decoração, assinado pelo escritório paulistano Mestisso, repaginou as 28 acomodações seguindo dois temas: Natureza e Miscigenação. A mescla de culturas e o toque tropical, com pegada cosmopolita, afinal, traduzem o espírito de Paraty, reconhecida pela Unesco Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade.
Todos os quartos ganharam iluminação indireta e dez banheiros tiveram revestimentos e metais renovados. Os pisos originais de madeiras nobres, como imbuia, ipê e pinho de riga e toda a marcenaria dos apartamentos foram restaurados. Algumas acomodações ganharam mobiliário assinado pelo designer Fernando Jaeger.
Valorização dos artistas locais
A maior parte das peças, contudo, é de artesãos e artistas locais, de acordo as diretrizes da proprietária, Sandra, que sempre fez da decoração um ponto-alto, cuidando de cada detalhe e prestigiando os artistas da cidade, para que a pousada tivesse “a cara de Paraty”.
A reforma contemplou ainda a cozinha e ganhou piso hospitalar anti-bacteriano. Na área de lazer, que reúne piscina, jacuzzi, spa e fitness center, o piso da academia ganhou revestimento vinílico. Para o entretenimento, além de uma coleção de DVD’s com 600 clássicos do mundo inteiro, a novidade é a Sala Carmen Miranda, artista homenageada na pousada, com uma mostra rara de fotos e objetos, adquiridas pelos proprietários em leilão.