Porto Alegre é palco de debate sobre hospedagem e alimentação no turismo
Um evento promovido pelo SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região) recebe grandes nomes da gastronomia e hotelaria para Porto Alegre no próximo dia 22. Com o intuito de abrir o debate sobre hospedagem e alimentação, foram convidados os chefs Rodrigo Oliveira e André Mifano, juntamente com o jornalista Roberto D’Ávila e o senador Cristovam Buarque.
O evento marca a terceira edição do evento, e acontecerá no Centro de Eventos Plaza São Rafael. No ano passado, a celebração contou com mais de 400 pessoas envolvidas.
O que motiva esta procura pelo tema é a grande influência que o turismo tem na região e no Brasil em geral. O setor de turismo empregou diretamente 2,5 milhões de pessoas em 2016, valor que corresponde a cerca de 2,8% do total de empregos no País. Em Porto Alegre, foram contabilizados 40 mil cargos nos setores de hotelaria e gastronomia, segmentos importantes que compõem o setor de turismo.
As palestras serão abertas ao público e as inscrições devem ser feitas online. O valor da inscrição varia. A entrada para sócios SINDHA é franca; empreendedores da área pagam R$ 50,00 e para o público geral o valor fica em R$ 70,00.
O Fórum
O Fórum de Hospedagem e Alimentação foi divido por painéis segmentados por áreas. O senador Cristovam Buarque abrirá o primeiro painel falando sobre educação e “a retomada do desenvolvimento com justiça social”. O jornalista da GloboNews Roberto D’Ávila foi escolhido como mediador para o debate sobre a educação no Brasil.
Para tratar sobre o Consumidor 2020, o SINDHA traz a consultora em food design e embaixadora do projeto Food Revolution da Fundação Jamie Oliver, Ágata Morena Britto e o profissional da empresa Pmweb Augusto Rocha, que presta serviço de marketing cloud e data driven. A mediação fica por conta do Presidente do SHPOA (Sindicato de Hotéis de Porto Alegre), Carlos Henrique Schmidt.
Este ano, o fórum terá dois painéis para tratar da alimentação. Para falar sobre as inovações no setor, o Sindha escolheu o chef André Mifano, eleito como Chef do Ano pela Folha de S. Paulo e um dos mentores do reality show gastronômico The Taste Brasil, do canal fechado GNT; a chef gastronômica e banqueteira, Neka Mena Barreto, e a gastrônoma e ativista do Movimento Slow Food, Jussara Dutra.
O coordenador de projetos de indústria, comércio e serviços de alimentos e bebidas no Sebrae, Roger Klafke, fará a mediação.
Já o painel que tratará sobre o empreendedorismo e transformação do negócio de alimentação, terá a presença de um dos mais renomados chefs da gastronomia brasileira, Rodrigo Oliveira, proprietário do restaurante Mocotó, de São Paulo; do fundador e diretor da revista Prazeres da Mesa, Georges Schnyder, e da responsável por alguns dos mais tradicionais restaurantes de Porto Alegre e proprietária do Al Dente Ristorante, Eleonora Rizzo.
A mediação fica por conta do colunista da Folha de S. Paulo e jornalista especializado em gastronomia, Josimar Melo.
O Presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o Presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio, abordarão como o turismo pode ser visto como fonte de desenvolvimento.
O diretor de turismo do Rio Grande do Sul, Abdon Barretto, fará a mediação do painel.
Para encerrar a programação do 3º Fórum de Hospedagem e Alimentação, o empresário brasileiro Ricardo Amaral, idealizador de bares, boates e clubes noturnos do Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque e Paris, vai traçar uma linha do tempo sobre os negócios no mundo do entretenimento.