Opinião

Porque a Match cancelou os bloqueios das reservas hoteleiras?

Mario Cezar Nogales* 

Avisados e desavisados se espantaram quando a Match cancelou os bloqueios que haviam contratado com vários hotéis participantes como “hotéis oficiais da copa”, a pergunta que paira é o porquê destes cancelamentos e isto fez com que proprietários de hotéis se preocupassem com a ocupação durante o período da copa: Será que o hotel vai lotar?

Primeiramente devemos ter claro em nossas mentes que o medo de ficar vazio não existe, uma vez que o medo é um pensamento de algo que ainda não aconteceu e que pode ou não acontecer dependendo do que se faz no agora, logo o medo não existe já que é uma imagem criada por você mesmo de algo que ainda não aconteceu.

Em segundo lugar sua ocupação no período minimamente será igual ou um pouco superior ao do ano passado o que já foi previsto no seu plano anual e como já demonstrei aqui uma ocupação de 100% no período da copa apenas irá refletir no máximo em cinco pontos percentuais em sua ocupação anual, logo sua preocupação com o cancelamento do bloqueio da Match já pode ser descartada.

Paremos um instante para analisar o que ocorre no mercado e assim podemos observar os possíveis motivos pelo qual a Match cancelou uma parte de seu bloqueio.

Fiz uma pesquisa hoje (15/04/14) no site da Hospitality Fifa para o jogo 59, quarta de final, que será realizado em Salvador no dia 5 de julho em hotel 4 estrelas, o preço apenas do ingresso business ficou em  US$ 3.800,00 ou R$ 8.428,00; e assim como eu, grande parte dos torcedores irá pesquisar o preço na internet e vejam o que encontrei: (Verificar ilustração “O1” na galeria de fotos abaixo)

(*segundo o media officer da MATCH/FIFA a ticket.com não é uma de suas autorizadas, logo a mesma deve estar vendendo ingressos de forma ilegal, a MATCH/FIFA também faz a venda de reservas de hotel, contudo não há um pacote casado e participam do mercado da mesma forma que OTA’s concorrentes).

Este pode ser um dos motivos pelo qual a Match ou Hospitality FIFA tenha cancelado seus bloqueios já que com a metade do valor cobrado por ela consigo fazer a mesma viajem desfrutar do jogo e ainda fazer um turismo pela cidade, contudo a própria assessoria de imprensa da MATCH/FIFA me enviou uma resposta sobre o tema: “A MATCH Services tem uma missão muito específica de reservar UH’s com anos de antecedência para vários grupos interessados da FIFA sem saber quantas destas reservas serão de fato utilizadas. Por este motivo há o processo de liberação conforme estabelecido no documento em anexo (em meu e-mail) o que é totalmente não relacionado com os preços.” Me relatou o Sr. Andreas Herren – Media Officer – MATCH Services/FIFA World Cup Accommodation Office, mas vamos a alguns dados empíricos pelo qual você deve estar atento com relação a ocupação de seu hotel:

 

Reservas

Dados estatísticos demonstram que as reservas pela internet chegam até 57% do total em hospedagem e destes 65% são feitos por smarthphones logo se você recebeu 100 reservas, 57 delas foram feitas pela internet e 37 foram feitas por smarthphones, mas tome cuidado e analise mais a fundo os números.

Outra pesquisa realizada pela Walker Sands Quarterly Mobile Traffic demonstrou que em 2013 as reservas feitas por smathphones deram uma estagnada e neste ano começaram a cair e isto se deve a que os aplicativos (apps) disponibilizados para reservas em smarthphones dependem em muito do tráfego e da qualidade da internet via celular o que no Brasil é uma das piores, logo inserir os dados pessoais e o número de cartão de credito até a sua validação pode demorar até 10 minutos e o que os consumidores vem fazendo é o de conseguir o número de telefone e ligar diretamente para os hotéis.

Como estes clientes, potenciais hóspedes, estão em transito outro fator que os incomoda bastante é o espaço existente nos smarthphones e a digitação de dados e mesmo num tablet com a tela maior isto não é facilitado, ainda não nos acostumamos àqueles espacinhos pequenos em nossos gadgets.

Isto gera uma grande oportunidade, logo, hotéis que facilitam o número de telefone para efetuar reservas nos próprios apps e sites já tem um ganho em número de reservas, afinal de contas em quantos sites ou apps encontramos facilmente o número de telefone do hotel? Veja o seu próprio site, em geral esta informação está em letras miúdas junto com o endereço ou com o “entre em contato” e lembre-se, são apenas 7 segundos que te separam do aceite do cliente e da mudança de página para o concorrente.

Uma dica aproveite que você tem essa informação e coloque o famoso “ligue já” de uma forma mais objetiva e simpática do tipo “ofertas especiais por telefone”.

 

Revenue Management

Aproveite a oportunidade que está se dando para melhorar seu rendimento, uma vez que as reservas pela internet podem ter até 25% de comissões para as OTAS, fazer com que o seu cliente e potencial hóspede ligue para o seu hotel lhe trará esta economia em comissões e obviamente um melhor resultado sem aumentar a tarifa.

Obviamente que para isto você deverá controlar as estatísticas de conversões por telefone e verificar sempre os motivos de negações de suas reservas assim como sua equipe de atendimento deve estar muito antenada com o hotel e aproveitar a oportunidade para vender não apenas as hospedagens mas todos os serviços existentes, afinal de contas a tabela estatística abaixo deve ser uma realidade dentro de sua unidade. (Verificar ilustração “O2” na galeria de fotos abaixo)

E lembre-se sempre de que não é o conhecimento que te leva ao sucesso, é o uso do conhecimento que de fato faz o sucesso.

* Mario Cesar Nogales é Consultor em hotelaria e autor de cinco livros para o setor  – Contato mario@snhotelaria.com.br 

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA