Players do mercado apresentam cases da multipropriedade
Antonio Ires, Diretor da Incorpore; Aparecido Moraes, CEO e Diretor Executivo do Thermas Hot World e Roberto Rotter, CEO da Plaza Hotéis & Resorts participaram do ‘Bate-papo com os líderes’ durante a International Shared Ownership Investment Conference promovida pela Interval International nesta quarta-feira (1) no hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia que tem a Revista Hotéis como Midia Oficial.
Aparecido Moraes contou sobre a atuação do Thermas Hot World, situado em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Com formação em vendas, Moraes comentou da importância do VGV e como um produto como o produto demanda parceria dos hotéis da região para ter rentabilidade.
“Uma questão que observamos é que não tivéssemos empreendimento com direito de uso dentro do parque. Com o diferencial das águas quentes, hoje marca faz R$ 300 mil livres apenas dentro do parque. O que o associado viu foi credibilidade, e a cidade abraçou o projeto”. O gasto com propaganda e marketing do parque aquático foi de R$ 700 mil.
Continuando as apresentações, Roberto Rotter contou que a rede Plaza investe em seu Vacation Club como oportunidade de se manter competitivo no mercado, com 5 mil famílias associadas junto a Interval. Ele mencionou a aquisição de outros parceiros para desenvolvimento de novos projetos sob a vertente de apartamentos para famílias com até 120m².
Já a Incorpore Soluções nasceu da aquisição do empreendimento Laguna Resort, em Caldas Novas (GO). Atualmente, a empresa atende o crescimento do grupo que o criou e oferece aos parceiros e empreendedores seus serviços, com o objetivo de atender a todo o ciclo de lançamento, capacitação, venda, distribuição e manutenção de um projeto imobiliário ou turístico/hoteleiro.
Um dos sócios da empresa, Antonio Ires comentou que a entrega do primeiro projeto aconteceu no início deste ano, com operação iniciada em fevereiro. “Temos aprendido muito. O negócio é excelente, mas precisamos de uma equipe estruturada, já que a jurisdição não nos ampara muito neste sentido”, comentou.
Rotter destacou no painel que a grande preocupação da rede Plaza era trazer credibilidade na hora da venda, já que as pessoas não saem de casa pensando em comprar o timeshare. A rede teve 1.400 vendas com taxa de 6% de cancelamento no último ano. “Quando você tem que trazer as pessoas na sala de vendas, elas vêm com uma expectativa. Para fazer isso de forma clara, temos uma assessoria para fazer as correções, o que não é fácil. Os vendedores do timeshare são mais ‘agressivos’ que numa venda da hotelaria tradicional, então é preciso cuidado”.
O clube de férias da rede plaza representa de 8 a 9% da ocupação global em baixa temporada, e até 20% em alta temporada.
Desafios
Antonio Ires afirmou que o projeto começa sempre com o estudo de viabilidade, passando posteriormente pelo desenvolvimento, construir e entregar, além da operação do condomínio. A Incorpore abriu várias empresas, em cada segmento, para que fosse feita a gestão de forma individualizada. “No estudo de viabilidade, conseguimos estruturar um pós-vendas”, acrescentou Ires.