Publicidade
Pikolin

Planalto Select Hotel Ponta Grossa completa 80 anos

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Durante a pandemia, o Planalto Select Hotel Ponta Grossa – que não interrompeu as atividades – foi um dos primeiros hotéis a receber o Selo Turismo Responsável do MTur

Com o crescimento de Ponta Grossa – município do Estado do Paraná – principalmente em função da chegada da sua ferrovia, a cidade sentiu a necessidade de possuir um hotel estruturado para a época. Pensando assim, foi idealizado por meio do Rotary Club Ponta Grossa a construção do Palace Hotel. Foi o primeiro hotel de porte dos Campos Gerais, sendo inaugurado em 11 janeiro de 1941.

Solenidade de lançamento da pedra fundamental do Palace Hotel em 1938 (Foto: arquivo Planalto Select Hotel/divulgação)

Em 1943, no auge do Estado Novo, o empreendimento recebeu o Presidente Getúlio Vargas em suas instalações e foi a primeira edificação da cidade construída com laje em seus pavimentos. Também, durante toda a década de 1940, foi conhecido como o prédio mais alto de Ponta Grossa. No ano de 1974 foi criada a empresa Hotel Planalto Palace Ltda. pelos irmãos Wilson Wagner e Franklin Wagner, em função da aquisição do prédio onde o Palace Hotel operava. As condições de hospitalidade do prédio original eram mínimas naquela época, com 120 quartos e apenas quatro apartamentos com banheiro privativo.

Publicidade
Onity

No início de 1975 então foi iniciada uma ampla reforma do prédio, e a estrutura anterior foi convertida em 75 apartamentos, todos com banheiro. Além das melhorias estruturais, foram reformadas as redes hidráulicas e elétricas. As dependências do Palace Hotel receberam nova decoração e mobiliário, inclusive com um novo sistema de telefonia instalado. Cada apartamento recebeu telefone, frigobar e aparelho de televisão. Tal reforma foi concluída no final de 1976 e o nome do hotel passou a ser Planalto Palace Hotel.

Após pouco mais de 20 anos sem ser efetivamente administrado, o Hotel Planalto Palace iniciou, em 1997, um intenso processo de reestruturação tanto da parte física como da parte organizacional.

Publicidade
Engie

O Hotel Planalto possui hoje 66 apartamentos, sendo que dos 75 apartamentos anteriores, nove unidades foram transformadas em salas de reuniões e diversos setores administrativos da empresa. Foram ainda criados alguns novos serviços pioneiros à época em Ponta Grossa como Sala de Ginástica e Business Center (Escritório Virtual). O empreendimento também ampliou sua área de eventos possuindo hoje oito salas para reuniões e investiu na gastronomia, criando o Buffet de Sopas e o Café Colonial, dois produtos que atendem tanto os hóspedes quanto moradores locais, e nos quais tornou-se referência.

Recentemente, o Planalto recebeu uma série de prêmios e reconhecimentos ligados à qualidade de seus serviços, instalações e gestão:

Vencedor do Certificado de Excelência nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 e do Travellers Choice em 2020, eleito pelos usuários do site global de viagens TripAdvisor como a opção número 1 em Ponta Grossa. E em nível estadual, o Hotel Planalto é um dos dez melhores hotéis do Paraná, segundo a avaliação dos usuários do TripAdvisor.

Vencedor do Prêmio MPE Brasil 2014 – Edição Paraná, na categoria Turismo. Este prêmio avalia a gestão de micro e pequenas empresas em relação ao MEG – Modelo de Excelência em Gestão, pelos critérios desenvolvidos pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

Ainda em nível Paraná, foi reconhecido pelo Selo de Qualidade no Turismo do Estado, iniciativa que avalia a gestão empresarial e a satisfação dos clientes, uma iniciativa capitaneada pelo Sebrae, atualmente como a segunda empresa mais bem avaliada (edição 2015 do Prêmio). E nacionalmente falando, o Hotel Planalto faz parte de um seleto grupo de apenas 35 empresas no Brasil certificadas pela ABNT na norma NBR 15635:2008 (Alimentos Seguros), sendo o único Hotel do Paraná com tal certificação.

Publicidade
Simmons

Reposicionamento

Em 2019 buscando um reposicionamento no mercado, fruto de todas as avaliações positivas que mantinham o Planalto como o mais bem avaliado hotel de Ponta Grossa desde 2013, a empresa passou por um processo de rebranding, passando a utilizar o nome Planalto Select Hotel Ponta Grossa.

Alinhado a isso, inaugurou recentemente o Lumen, espaço gastronômico anexo ao lobby, com decoração contemporânea, cujo carro chefe é a degustação de cafés especiais recém torrados (único local da cidade a torrar o próprio café), aliado a gastronomia diversificada: pratos executivos, massas artesanais, sanduíches de pão de fermentação natural, saladas orgânicas, tortas doces e salgadas. O Lumen Café + Gastronomia atende tanto os hóspedes quanto o público local, o que é uma tendência da hotelaria mundial nos dias de hoje.

A equipe reunida celebra os 80 anos do Planalto Select Hotel Ponta Grossa (Foto: divulgação)

Durante a pandemia, foi um dos primeiros hotéis do Brasil com funcionamento ininterrupto a aderir ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo.

Publicidade
Soluções RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA