Petrópolis Gourmet atrai visitantes e movimenta R$ 5,5 milhões
Festival chega à sua 24ª edição como o quinto maior do País e espera movimentar o turismo com 17 dias de programação
O Petrópolis Gourmet deu os primeiros acordes da sua “Sinfonia dos Sabores”, tema deste ano, na última sexta-feira (8) para celebrar a 24ª edição de um dos mais aguardados eventos gastronômicos do País. Com 43 estabelecimentos participantes, o festival se destaca como um impulsionador do turismo em Petrópolis (RJ) e prevê a comercialização de aproximadamente 4,5 mil pratos especialmente criados para o evento, que segue até 24 de novembro.
A expectativa é de que o movimento gerado pelo festival e o aumento na ocupação hoteleira gerem cerca de R$ 5,5 milhões na economia local ao longo dos 17 dias de programação. A programação do evento inclui oficinas gratuitas, agitos gastronômicos e interatividade com os chefs nas ruas e praças.
Considerado o quinto maior festival gastronômico do Brasil, segundo o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo Gastronômico do Ministério do Turismo, o Petrópolis Gourmet já recebeu mais de 410 mil visitantes ao longo de sua história, consolidando-se como uma experiência imperdível para os amantes da culinária. “Além de ser um atrativo turístico que impulsiona a ocupação hoteleira e o comércio local, o festival estimula o público a explorar a rica cena gastronômica de Petrópolis, uma cidade que possui mais de 350 bares e restaurantes”, comenta Samir el Ghaoui, Presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, organizador do evento.
O Festival não só atrai turistas e amantes da gastronomia, mas também representa um impacto significativo na economia da cidade. Em Petrópolis, o setor de turismo responde por uma parcela expressiva do PIB, contribuindo com cerca de R$ 660 milhões anuais, dos quais aproximadamente R$ 217 milhões provêm diretamente da gastronomia. Esse setor fortalece o posicionamento da cidade como um forte polo gastronômico no Estado do Rio de Janeiro.
O Petrópolis Gourmet é um dos principais eventos a impulsionar não apenas o faturamento dos estabelecimentos participantes, mas também a ocupação da rede hoteleira, o comércio local e outros serviços, evidenciando o papel estratégico do festival no crescimento econômico da cidade.
O Presidente da TurisRio – Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Almeida, aponta a importância do festival para o turismo na região. “Eventos como o Petrópolis Gourmet reforçam a identidade cultural do nosso estado e enriquecem o turismo com experiências autênticas,” afirmou.
A cada edição, o Petrópolis Gourmet inspira chefs e restaurantes a criarem pratos temáticos que unem técnica e emoção. Este ano, com o tema “Sinfonia dos Sabores”, os participantes oferecem menus que harmonizam gastronomia à música em uma cidade que respira cultura. “A gastronomia é um elo entre as pessoas, é uma parte das culturas locais de acervo inestimável. O Petrópolis Gourmet fortalece essa ideia ao trazer visitantes que desfrutam da cidade e retornam ao longo do ano. Outra faceta é acender no visitante a chama para que ele venha em anos posteriores ainda que não consiga estar presente na edição atual. Essa memória, esse desejo ficam instalados no imaginário”, completa el Ghaoui.
A programação do festival é variada e inclui oficinas culinárias, aulas-show, atividades nas ruas e o “Desafio dos Chefs”, uma competição aguardada entre os mestres da culinária. As oficinas e atividades abordam temas que vão das novas tendências gastronômicas à sustentabilidade na alimentação, promovendo um espaço de aprendizado e integração entre o público e os profissionais da área.
Os cardápios especiais do festival vêm repletos de inspirações e sabores marcantes e alguns dos restaurantes mais aclamados da cidade escolheram ícones da música brasileira em suas homenagens. Em Itaipava, o Bordeaux Vinhos traz o “Bobó da Elza,” um prato de camarão inspirado na Cantora Elza Soares, que mistura ingredientes frescos com a tradição brasileira de forma autêntica. Já a unidade do Bordeaux da Rua Ipiranga, no Centro Histórico, aposta em uma homenagem a João Gilberto com o “Pato de João,” um preparo de coxa e sobrecoxa de pato servido com musseline de banana-da-terra e vagem francesa, uma sintonia com a elegância e suavidade típicas da bossa nova.