Pedro Cardoso mostra dados da Astore e perspectivas futuras
Diretor de compras para América do Sul da Accor apresentou oportunidades para o crescimento da plataforma no Brasil
Terminou agora pouco no Pullman Vila Olímpia, a apresentação “Celebrar as conquistas e olhar para o futuro”, de Pedro Cardoso, VP Procurement Astore – Accor | Premium, Midscale and Economy / Americas. A palestra faz parte da programação do Astore Day, dia dedicado a central de compras voltada para hotelaria, através da plataforma de compras da Accor.
Pedro iniciou com a explicação do que é o evento Astore Day. “É o encontro da comunidade de compras dos hotéis Accor com nossos fornecedores, onde celebraremos nossas conquistas e discutiremos o futuro”.
Proposta de valor
A Astore é uma organização global com 30 escritórios e 260 especialistas em todo o mundo. São mais de 8 mil clientes, 5 mil fornecedores e 3 bilhões de Euros cobertos pelas soluções da Astore. No Brasil são 21 especialistas, 550 clientes, 500 fornecedores e R$ 1,2 bilhões de potencial de gastos anuais, com um market place B2B. O objetivo da plataforma é facilitar as operações, otimizar custos e minimizar a risco.
Pedro Cardoso explicou que há a classificação de risco para homologar parceiros e para fazer a gestão de risco 24h é preciso fazer a análise financeira, estará tento as obrigações acessórias, regularidade fiscal, e trabalhista, compliance e governança, ESG (licenças, certificações, etc.) e regulamentação legal.
De acordo com o executivo, o crescimento da Astore em 2023 se comparado a 2022 foi de 28% em volume. A Astore oferece compras centralizadas, eficiência operacional, preços competitivos e controle. Pedro também destacou as práticas sustentáveis do mercado como a redução do uso de plástico, eco-certificações e redução da pegada de carbono. “O desafio é conquistar novos volumes com mais competitividade, melhor logística e canal de atendimento. Alcance nacional com foco na regionalidade, desafios tributários e logísticos. Além disso, evoluir na agenda de governança é fundamental no atingimento de boas práticas em compras”.
A Astore tem grande potencial de crescimento tanto no número de pedidos, quanto no gasto total, além de aumento na adesão de usuários e melhor experiência dos clientes.
Astore & parcerias
A Astore busca parcerias exclusivas, prioridade de lançamento, captação de investimento e calendarização.
Pedro falou em primeira mão das novidades que serão lançadas em breve. A célula de cotação Astore que será dedicada às principais despesas dos hotéis com garantia de competitividade. E a Academy Astore, que será composta por uma trilha de formação online específica para profissionais de compras e o Embaixador Astore, em que serão selecionados os melhores profissionais para um programa de intercâmbio de formação presencial na Astore. A comunidade de compras envolve 113 pessoas e cinco funções diferentes como, almoxarife, assistente de compras, auxiliar de compras, comprador e supervisor.
Pedro selecionou quatro fatores que foram e são fundamentais em sua vida: aprender, aproveitar as oportunidades, ter um projeto e o destino. “Educação e capacitação da comunidade de compras são fundamentais para caminhar em direção das boas práticas”, finalizou.