Pandemia da COVID-19 faz crescer conversões de hotéis no Brasil

Hotéis independentes e bem posicionados estão sendo bem disputados entre as redes hoteleiras nacionais e internacionais que operam no Brasil
A pandemia da COVID-19 abriu muitas oportunidades para as grandes redes nacionais e internacionais que atuam no Brasil para crescerem através de conversões. Um hotel independente, bem localizado e posicionado no mercado e que necessita de uma boa distribuição, é o alvo predileto das redes. Mas entre elas, a concorrência também cresceu muito em razão da taxa de ocupação que literalmente despencou em razão da pandemia e a forte pressão de investidores em busca de resultados. E literalmente está acontecendo a “dança das cadeiras” e a tendência é que acelere ainda mais nos próximos meses.
A rede Summit Hotels é uma que está crescendo diante das oportunidades apresentadas pelo mercado. No mês de outubro incorporou dois novos hotéis em seu portfólio. O Summit Center Park hotel é um midscale, localizado na região mais nobre da cidade de Jundiai com 86 apartamentos, piscina, sauna, academia e salas de eventos. O empreendimento possui características para atender tanto o segmento comercial e corporativo, pois Jundiaí possui mais de 900 indústrias de médio e grande porte, como um comércio expressivo, assim como o setor de turismo contemplativo, gastronômico e de lazer.
Já o Summit Suítes Taubaté, localizado na principal avenida de uma das cidades mais importantes do Vale do Paraíba, tem acesso a diversos atrativos locais, como o Via Vale Garden Shopping, a menos de quatro quilômetros, o Sítio do Pica Pau Amarelo, a cerca de cinco quilômetros, e a famosa colônia italiana em Quiririm. Focado tanto no lazer quanto no corporativo, o empreendimento oferece completa estrutura com 75 acomodações, piscina ao ar livre, sauna, fitness center, sala VIP, jardim de leitura e restaurante. Além de excelente centro de convenções pronto para atender às necessidades dos visitantes de forma flexível e inovadora, com espaço para pequenas reuniões e até grandes eventos.

A Wyndham Hotels & Resorts converteu no mês de outubro para a bandeira Ramada o San Francisco Flat Service. O empreendimento possui na localização um dos grandes diferenciais. Fica no bairro de Lourdes, entre Centro da cidade e a região da Savassi, numa área nobre da capital mineira, próximo da Assembleia Legislativa, Palácio do Governo, Minascentro e do polo gastronômico local. Com essa conversão, o hotel inaugurado em 1992 passa a se chamar Ramada by Wyndham Belo Horizonte Lourdes. “Estamos muito felizes e otimistas com este novo empreendimento dentro do nosso portfólio e com o crescimento constante da marca Ramada. O hotel já possui importância na região e, analisando o perfil e tudo o que ele já oferece, entendemos que a marca Ramada by Wyndham vai ajudar a oferecer em nível de serviço e qualidade tudo
que projeta e deseja o viajante do dia a dia, seja porque busca um espaço equipado com tudo que é necessário para desfrutar a estadia, seja para explorar os pontos turísticos locais ou para uma reunião ou convenção”, explica Maria Carolina Pinheiro, Vice-Presidente de Novos de Negócios da Wyndham para América Latina.

Completa infraestrutura
O prédio possui piscina aquecida, sauna a vapor, fitness center, business center, coffee shop e salões para convenções e festas. O bar e restaurante “Francisco” é referência entre os restaurantes do segmento hoteleiro em Belo Horizonte graças à qualidade de seus serviços e sabor dos seus pratos. André Coutinho, Gerente Geral do hotel revela que: “Ramada by Wyndham é uma marca internacionalmente reconhecida e em constante evolução e estamos entusiasmados com a conversão para esta marca. Nos últimos anos temos sentido a necessidade de nos posicionar melhor e estar em igualdade em um mercado competitivo e dominado pelas grandes redes. Por isso, encontramos na Wyndham a parceira ideal e que casa muito bem com os ideais dos investidores. É uma rede gigantesca e que tem apresentado uma performance muito boa na cidade com os outros hotéis. Sem falar na facilidade de negociação, seriedade e profissionalismo de toda a equipe corporativa”, revela Coutinho.
Ele explica que na parte de acomodações, são 142 suítes compostas por ampla sala de estar conjugada com sala de jantar, varanda, bar, cozinha equipada, quarto e banheiro, perfeita para os hóspedes que visitam a cidade a lazer ou a negócios, seja para curtos períodos ou long stay. “Nosso público é formado basicamente por executivos atendendo a demanda de turismo de negócios e eventos da cidade e a maioria é enviada por empresas conveniadas ou agências de viagens. Além disso, atendemos o público que vem para os eventos em nossos salões. Temos também grupos rodoviários, musicais, artísticos, esportivos e outros. Outro nicho importante que atendemos são os
mensalistas, que encontram um apartamento amplo e com facilidades que esse tipo de
hospedagem precisa”, concluiu Coutinho.

Hplus converte hotel da Atlantica
A rede hoteleira Hplus converteu e passou a administrar a partir do dia 1º de outubro, o Comfort Inn & Suites Ribeirão Preto que passou a se chamar Hplus Executive Inn Ribeirão Preto. O empreendimento situado no Centro dessa importante cidade do Interior paulista, marca a chegada da rede HPlus ao estado de São Paulo. O hotel da categoria midscale une hospitalidade, conforto e alto padrão de qualidade. São 88 apartamentos com categorias superior e luxo, de 23 e 42 m2,
distribuídos nos 13 andares do prédio.
A estrutura oferece uma ampla área de lazer com piscina e fitness center, além de restaurante e business center. Como cortesia, o hóspede poderá usufruir de completo café da manhã e internet wi-fi de alta velocidade. Um dos diferenciais desse empreendimento é a localização. Por estar situado no Centro da cidade, fica próximo aos principais pontos de interesse, como o Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, Câmara Municipal e o Centro de Convenções de Ribeirão Preto. A Hplus Hotelaria é a maior rede de hotéis do Centro-Oeste e conta com 17 unidades, sendo sete hotéis e
nove apart-hotéis em Brasília, João Pessoa e Palmas. Além do novo hotel em Ribeirão Preto,
estão previstas novas inaugurações no Rio de Janeiro e Manaus.

Já em Fortaleza (CE), a Blue Tree assumiu no dia 21 de outubro a administração do empreendimento que abrigava o Hotel Othon Palace Fortaleza. Ele passou a se chamar Blue
Tree Towers Fortaleza e tem na localização é um dos grandes diferenciais. Está localizado na
Av. Beira Mar, 3470, no bairro Meireles, uma das praias mais badaladas da capital cearense.
Com fácil acesso, o hotel oferece vista para o oceano e a praia do Meireles.
Chieko Aoki, Presidente da Blue Tree Hotels, expressa sua alegria com a administração da unidade e afirma que está cheia de novas propostas. “Amo Fortaleza, que se destaca como destino turístico dos mais importantes do Brasil. Queremos convidar para a cidade e para o Blue Tree Towers Fortaleza, clientes a negócios e lazer, assim como contribuir com o crescimento do turismo da região, promovendo a maravilhosa cultura, arte e oportunidades para eventos juntamente com o que a capital tem de encantador: o espírito acolhedor, gentil e trabalhador de sua gente. Desta
forma, juntos, escreveremos mais um capítulo de sucesso”, afirma.

Chegada ao Sul
Em Caxias do Sul a Travel Inn Hotéis converteu o hotel Dall’Onder, fechado no início do ano e o empreendimento passou a se chamar Travel Inn Axten Caxias do Sul. De acordo com o Presidente da Rede, Manuel Gama, a proposta de administração do hotel pela nova bandeira foi aceita porque
a Travel Inn já havia demonstrado interesse em entrar no mercado gaúcho e entendeu como uma
grande oportunidade a oferta feita pelo Dall’Onder. “Como já tínhamos a infraestrutura de um hotel excelente, os investimentos ocorreram na parte decorativa e na manutenção gradual
dos ambientes”, afirma.
A prefeitura de Caxias do Sul também autorizou a construção de uma passarela que liga o empreendimento ao Shopping Iguatemi, para facilitar o trânsito dos hóspedes e também colaborar com o comércio local. Gama afirma ainda que o Travel Inn Caxias do Sul é a porta de entrada
para outros hotéis que carregam a bandeira da rede no estado: “Temos estudado a serra gaúcha com planos de expansão também para outras cidades como Flores da Cunha e Antônio Prado”, completa.
O Travel Inn Caxias do Sul fica próximo ao castelo da Vinícola Chateua Lacave, do Museu Casa
Zinani e do Parque de Eventos, onde acontece a tradicional Festa da Uva. Com um ticket médio de R$ 190,00 por noite com café da manhã incluso, o intuito é otimizar os custos para às famílias e empresas que precisam se hospedar na rota da uva e vinho. São 204 apartamentos amplos, modernos e confortáveis em padrão premium para acomodar até três pessoas.
De olho nas oportunidades
A Slaviero Hotéis está aproveitando bem as oportunidades apresentadas pelo mercado e anunciou recentemente a operação de um novo empreendimento da marca Essential em São Paulo. O empreendimento fica na região do Parque do Ibirapuera, sendo o hotel também conta com unidades adaptadas para portadores de necessidades especiais, minibar e serviço de arrumação diário. Esse é o quarto administrado pela rede na cidade, e o sexto no estado.

O hotel é uma conversão do Transamérica Executive Moema. O empreendimento conta com 168 apartamentos, será operado com a bandeira Essential em regime de condo-hotel, modelo no qual a rede é especialista, com vários empreendimentos sob sua gestão espalhados pelo Brasil. “Estamos
expandindo e consolidando nossa presença no estado de São Paulo, onde já atuamos com hotéis na capital – em Moema, Jardins e Congonhas – e dois em Guarulhos, sendo um dentro do aeroporto. Subindo, portanto, para seis o número de hotéis que gerenciamos no estado”, comenta Eraldo Santanna, Diretor de operações da rede Slaviero.
A cidade de Bento Goncalves marcou a entrada da Slaviero no Rio Grande do Sul com a conversão do antigo hotel Super 8. O empreendimento de 100 UH´s estava fechado desde dezembro do ano passado e passou no mês de outubro para a bandeira econômica Slim.