Painel turismo protagonista do desenvolvimento encerra Imobtur/24

Caio Calfat moderou esse painel que teve participação de Chieko Aoki, Vinicius Lummertz e Luciane Leite

Esse painel encerrou agora há pouco a grade de programação do Imobtur 2024, evento promovido no dia de hoje pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil no hotel Pullman Vila Olímpia.  A Revista Hotéis é Media Partner desse evento que teve cobertura em tempo real no site.  Caio Calfat, Presidente do Conselho da ADIT Brasil foi o moderador desse painel que contou com a participação de: Luciane Leite, Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Chieko Aoki, Fundadora e Presidente da Blue Tree Hotels e Vinicius Lummertz, Presidente do Conselho do Grupo Wish.

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Ele iniciou os debates destacando que a ADIT Brasil tem criado espaço para fomentando o turismo no Brasil que está amadurecendo com os investimentos e não seja patrimonial modelo antigo. E para ele, o turismo vai crescer diante das oportunidades apresentadas pelo mundo, como a Rota da Seda lançada pela China que possui milhões de viajantes em busca de destinos. “O crescimento global do turismo de massa oportunizou gradativamente um grande mercado segmentado no turismo de luxo. Mas para que isso aconteça no Brasil, é preciso superar os gargalos, demora nas licenças ambientais que impactam nos novos investimentos”, destacou Lummertz.

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Slide apresentado por Vinicius Lummertz em sua apresentação
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Num slide apresentado por ele aos presentes, destacou que os pontos que mais vão atrair turistas no mundo nos próximos anos são: safari, natureza, aventura, cruzeiros e náuticos, viagens comemorativas e customizadas, gastronomia e compras e trens de luxo. E nesses quesitos, o Brasil se encaixa bem, mas é necessário melhorar os ambientes de negócios.  “Segundo dados da WTTC, o turismo de lazer vai crescer de forma global em 45% nos próximos anos. No Brasil a expectativa é crescer apenas 13,5%. O turismo de negócios vai crescer de forma global em 76,5% e a expectativa é que o Brasil cresça 45%. A projeção do PIB do turismo do Brasil para 2024 é de US$ 119,4 bilhões. Isso representa apenas 1,6% do turismo global, 1,8% de turismo de lazer, por isso temos um enorme potencial para crescer, mas necessitamos de um ambiente empreendedor, assim como traçar a ambição, pois isso é o que falta”, disse Lummertz.

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Vinicius Lummertz: “O Brasil carece de ambição para crescer no turismo mundial”
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Em seguida, Luciane Leite tomando a palavra disse que turismo para dar certo, tem que se prioridade e baseado no tripé vontade, equipe qualificada e orçamento. E na gestão do Governador Tarcísio de Freitas o turismo é prioridade, uma indústria que representa 10% do PIB do estado que detém 32% do PIB do Brasil. Mas se isolar o segmento do turismo, ele responde por 36% no PIB do Brasil. Por isso dar continuidade a programas bem sucedidos é de vital importância, como os distritos turísticos implantados com sucesso pelo Lummertz e que hoje somam sete e deve crescer muito nos próximos anos. Isso dá mais segurança jurídica aos investidores e fomenta ainda mais as regiões beneficiadas”, destacou Luciane que apresentou alguns dados de investimentos no setor.

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Luciane Leite: “Na gestão do Governador Tarcísio de Freitas o turismo é prioridade, uma indústria que representa 10% do PIB do estado”

Em seguida o moderador Calfat pediu a opinião de Chieko Aoki sobre o turismo da melhor idade e como o mercado hoteleiro deve se preparar para recebê-los.  “A gente esquece que envelhecemos, mas a população do mundo está envelhecendo. E no Brasil temos que ter mudanças estruturantes para atender a demanda cada vez mais crescente desse turismo da terceira idade. Eu sou muito a favor do turismo ferroviário que no Brasil praticamente inexiste, mas significa uma grande força de inclusão. Turismo é um meio de desenvolver novos meios de moradia e habitação, mas é necessário desenvolver meios de transporte mais baratos e acessíveis. E nesse sentido, as ferrovias podem funcionar como uma espécie de stop over, onde nas paradas os turistas vão redescobrir uma série de novos destinos.

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Chieko Aoki: “Sou a favor do turismo ferroviário como política de inclusão no turismo”

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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