Painel na Astore Day fala sobre a carreira no setor de compras
Quais as competências necessárias para se tornar um profissional de compras e como alcançar os objetivos foram temas debatidos no painel
A programação do Astore Day segue no período da tarde no Pullman Vila Olímpia, com o painel T&C + Astore: Desenvolvimento e Carreira em Compras. O painel contou com a presença de Maurício Reis responsável pelo RH, Talento e Cultura; e Cristiane Louzada, responsável pelas áreas de aprendizagem e aprimoramento e mediação de Paula Palma.
O painel começou com a mediadora lançando a pergunta, quais as competências exigidas para um profissional de compras?
Maurício ressaltou algumas características que são essenciais para qualquer profissional da Accor, como ter mentalidade aberta, ter espírito de equipe, consistência, ser fiel aos valores da marca e colocar o cliente no centro das decisões. Mas especificamente em vendas ele acredita que é fundamental ter boa negociação, habilidade de buscar a melhores condições, networking, habilidades analíticas e o rigor com o compliance.
Cris Louzada explica que dentro da academia Astore há uma trilha de formação específica para cada momento da carreira. Além disso, é importante fazer avaliação de desempenho junto ao gestor para conhecer novas áreas e expandir o conhecimento. “Para quem tem interesse em se desenvolver no setor de compras pode focar em três pontos: experiência, relacionamento e teoria”. É o modelo de desenvolvimento 70:20:10, que diz que 70% do que você aprende está relacionado à prática, 20% do que você aprende está relacionado ao compartilhamento e 10% do que você aprende está relacionado à teoria.
Segundo Maurício para se especializar na área de compras há dois caminhos a se seguir. Sendo o primeiro o investimento em formação, um caminho corporativo mais vertical, e o caminho nas operações em que o crescimento se dá dentro do dia a dia, acompanhando as áreas do próprio hotel, como por exemplo os programas de trainee.
Daniel Faver, hoje comprador da Astore, subiu ao palco para contar um pouco de sua trajetória, ele começou como jovem aprendiz, e foi aprendendo na prática, até que surgiu uma oportunidade na área de compras. Cris Louzada finalizou dizendo: “Somos os responsáveis pelas nossas carreiras. Cabe a cada um de nós buscar os caminhos e as oportunidades”. Maurício Reis conclui falando sobre a proposta de valor da Accor que diz que a hospitalidade vem do coração. “Qualquer profissional do hotel tem sua área de atuação específica, mas acima de tudo ele não pode esquecer que é um hoteleiro”.