Opinião

Os melhores mercados para se investir em hotéis

Com as perspectivas positivas para a economia brasileira (somadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas), parece ser mesmo um bom momento para investir em hotéis no Brasil. Se você pretende se tornar um investidor hoteleiro, saiba que os melhores mercados são, muitas vezes, aqueles com grandes barreiras de entrada a novos competidores (indisponibilidade de bons terrenos, zoneamento restritivo; altos preços de terrenos; ausência de financiamento, etc.).
A taxa de ocupação de um hotel influencia diretamente sua rentabilidade. Em tempos de aquecimento econômico, se a oferta hoteleira não cresce, a ocupação se estabiliza em patamar elevado, permitindo aumentos sucessivos de diária.
Um estudo da HVS  mostrou que em 30 anos, a taxa de ocupação agregada dos hotéis americanos caiu em 16 ocasiões. Dessas, seis foram causadas por retrações de demanda. As outras dez foram causadas por crescimento exagerado da oferta. No Brasil, a experiência de alguns mercados urbanos, (especialmente São Paulo, onde um aumento excessivo da oferta resultou em queda de 70% na receita por apartamento, em seis anos ), ilustra bem o que ocorre quando desaparecem as barreiras de entrada. A expansão da oferta tende a ser mais comum e mais problemática que retrações de demanda.
Por isso, é bom ter cautela. Onde há muitos incentivos à expansão da hotelaria, costuma-se encontrar diversos projetos para investir, mais é difícil identificar as oportunidades interessantes. Por outro lado, onde é difícil construir novos hotéis, a melhor forma de investir costuma ser a aquisição de hotéis existentes, e o principal desafio é definir o preço correto de compra. Em ambos os casos, a ajuda de um profissional qualificado é imprescindível para determinar o que realmente vale a pena.

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