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O “passo atrás” necessário para extrair o melhor da tecnologia hoteleira

*Artigo de Claudio Cordeiro e Vicente Brandão* – Pedir comida, solicitar um táxi, alugar um filme e fazer transações bancárias são apenas alguns exemplos de ações comuns, mas que hoje são feitas de formas completamente diferentes. As mudanças trazidas pela transformação digital são incontáveis e podem ser observadas em praticamente todos os setores da economia, inclusive na hotelaria. Mas, tão importante quanto a necessidade de digitalização que o cenário atual exige, se preparar para sustentar toda essa mudança é fundamental para colher resultados positivos.

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Apesar de parecer óbvio, a pesquisa Global Digital Trust Insights 2021, da consultoria PwC, realizada com mais de 3 mil executivos de negócios e tecnologia de 44 países, sendo 109 no Brasil, aponta que somente 21% estão mudando seu modelo de negócio principal e redefinindo suas organizações, enquanto 31% estão se modernizando com novos recursos. Os números refletem algo muito comum no setor hoteleiro: as soluções tecnológicas adquiridas não têm seus recursos explorados em sua totalidade, fruto de uma falta de organização e processos importantes para qualquer hotel.

É preciso fazer o “dever de casa” antes de contratar uma tecnologia para promover as melhorias desejadas na gestão do seu estabelecimento. Na prática, isso se traduz em analisar fatores básicos como a infraestrutura de internet, presença de caixa em todos os pontos de venda e capacitação do time, por exemplo. Mas a ansiedade pelos ganhos que as soluções podem trazer muitas vezes acaba fazendo com que hotéis acelerem uma implantação que pode se tornar mais prejudicial do que positiva.

O "passo atrás" necessário para extrair o melhor da tecnologia hoteleira
Vivemos numa aldeia global onde a tecnologia tem um papel muito importante – Imagem – Divulgação

Isso acontece principalmente quando há uma falta de preparo dos funcionários, fator preponderante para prejudicar a implantação de uma tecnologia. Afinal, o colaborador que não tem conhecimento sobre processos básicos e ferramentas muito provavelmente pode acabar cometendo erros que atrapalham o fluxo correto das informações inseridas no sistema. São razões como essas que muitas vezes acabam gerando críticas descabidas à tecnologia adquirida, uma vez que o processo de implantação começou e nem se desenvolveu da maneira correta.

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A transformação digital já está acontecendo, mas é fundamental dar um passo atrás e “organizar a casa” para que o mergulho nessa nova realidade não seja precipitado. O tempo de preparo para a adoção de tecnologia nos hotéis deve ser tratado com tanta atenção quanto a sua implantação, passando por três pilares fundamentais: capacitação, organização e execução.

O "passo atrás" necessário para extrair o melhor da tecnologia hoteleira
Vicente Brandão é Controller do Hotel Toriba em Campos do Jordão (SP). Foto – Divulgação
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Com uma análise minuciosa dos processos, é possível avaliar como a tecnologia pode ser um meio para torná-los mais rápidos e eficientes, muitas vezes inclusive com automatização, como é o caso do check-in eletrônico, por exemplo. Estas avaliações são primordiais para que as soluções escolhidas promovam os dois principais ganhos para o hotel: tempo e dinheiro.

Em uma analogia simples, mas pertinente, implantar tecnologia em um hotel, pousada ou resort é como planejar uma viagem: primeiro você escolhe o destino e depois faz a mala ideal, levando casaco para um destino frio ou roupa de banho para um lugar quente.

*Cláudio Cordeiro é Diretor de Hospitalidade da Totvs e Vicente Brandão é Controller do Hotel Toriba em Campos do Jordão (SP).

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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