Publicidade
Leceres

O mundo dá voltas – Artigo de Philippe Godefroit

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 1 minuto

Philippe Godefroit*

 

Há algumas semanas, tive o prazer de participar de um coquetel no Gran Marquise Hotel, oferecido por uma significativa rede hoteleira de luxo européia, para o lançamento e promoção dos hotéis em Portugal e na Inglaterra.
Promoção da Europa aqui em Fortaleza?
Sim, sim!
Promoção do destino Europa no Nordeste!
Quando cheguei a esse evento, me recordei de 15 anos atrás, quando trabalhava para uma grande multinacional francesa, aqui no Brasil. Lembrei-me das minhas inúmeras visitas à Europa, das muitas feiras internacionais de que participei em cidades do primeiro mundo (Lisboa, Cannes, Paris, Berlim, Deauville, etc).
Lembrei-me dos hotéis brasileiros buscando os mercados internacionais, tentando abrir as portas das grandes oportunidades, através de parcerias e dos sucessivos incentivos. Nessa época, muitas esperanças para elevar e alcançar os objetivos de ocupação desses hotéis.
Uma década depois, o mundo dos negócios, dos mercados, e das esperanças girou… Como disse o gerente geral do hotel de luxo de Lisboa, durante o coquetel: “Brasil, que mercado! Estamos muito otimistas. A clientela brasileira representa para nós mais de 23%. Que clientela boa! Clientela que consome, com poder aquisitivo”.
Proust tinha mesmo razão em dizer: “A verdadeira descoberta não consiste na procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos”.
É, o mundo dá voltas! 
Uma semana depois, a mesma cidade de Fortaleza foi sede do Congresso ADIT Invest 2011 (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil).  Um evento com a participação de todos os estados brasileiros e países estrangeiros, com o intuito de atrair investimentos internacionais imobiliários e hoteleiros, com foco na geração e desenvolvimento de negócios.
As grandes cabeças desse mercado, representadas por senhores das principais redes hoteleiras mundiais e consultorias nacionais e internacionais, apontam as oportunidades e analisam o crescimento e planejamento dos futuros negócios.
Durante esse evento, eu me perguntava:
O que mudou? É… realmente o mundo dá voltas!
Parafraseando Fernando Pessoa: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”.
O Brasil tem, neste momento, todos os sonhos do mundo. Nosso mercado hoteleiro hoje é uma grande potência mundial!
 

*Philippe Godefroit é Gerente do Gran Marquise Fortaleza.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA