Publicidade
Trofeu Fornececor

O melhor da culinária hoteleira paranaense

Autora: Tânia Coelho – Especialista em Personalização de Serviços Hoteleiros

Fotógrafo: Fred Kendi

 

No mundo gastronômico há um segmento que, até certo ponto, é negligenciado pelo público consumidor – os restaurantes de hotéis.

Em parte esta condição ocorre em razão de um certo desconhecimento, que gerou ao longo do tempo algumas ideias incorretas, tais como: “restaurante de hotel é somente para hóspedes” ou “restaurante de hotel é caro”.

É interessante observar que a renovação gastronômica no Brasil deveu-se em parte à importação de renomados chefs de cuisine pelas grandes redes hoteleiras.

Neste conjunto de matérias, convido o leitor a viajar comigo e com o fotógrafo Fred Kendi a visitar os restaurantes de alguns hotéis de Curitiba.

Veremos que, não só estes restaurantes estão abertos ao público em geral, mas principalmente que são uma ótima alternativa ao mercado gastronômico tradicional, oferecendo excelentes opções de gastronomia seja ela regional ou internacional, a preços competitivos e em ambientes agradáveis, com todas as comodidades dos restaurantes locais.

A proposta é dar oportunidade para que outras pessoas, além dos hóspedes, conheçam os mais diversos tipos da gastronomia a ser oferecida e seus diferenciais. Pois é fato que a maioria das pessoas não tem o hábito de ir até os hotéis para almoçar ou jantar! E o mais incrível é que as opções nestes ambientes são excelentes! Muitos oferecem estacionamento gratuito, Chefs renomados e excelência no atendimento.

O primeiro destaque desta série é um prato genuinamente paranaense, de um estabelecimento que também construiu sua notabilidade em terras locais e que está próximo de completar 30 anos de existência, estamos falando do Hotel Mabu Curitiba Convention. O prato – Carneiro no Buraco, que surgiu no início da década de 60 na cidade de Campo Mourão no Paraná.

Essa iguaria foi criada por três pioneiros da cidade inspirados por um filme de faroeste que mostrava vaqueiros preparando a carne e os legumes dentro de um tacho, o qual era colocado em um buraco cavado no solo, em cima de brasas. A forma curiosa de cozinhar os alimentos motivou o trio a fazer a receita do filme, utilizando a carne de carneiro. Após muitas tentativas, adaptando a receita, combinando diversos legumes e adicionando novos condimentos, o prato foi aprovado e passou a ser servido em encontros de amigos*.
O ritual de preparação, que possui diversas etapas e dura aproximadamente 12 horas, foi ganhando fama e o prato passou a ser servido para as autoridades que visitavam a cidade de Campo Mourão.*

Foi provando deste prato que um dos gestores do Mabu resolveu incorporar o Carneiro no Buraco entre as opções do Restaurante e de lá para cá, vêm recebendo elogios de todos que o experimentam, especialmente em eventos corporativos promovidos pelo Hotel, demarcando e valorizando a gastronomia de um prato genuinamente paranaense.

Tradição no Mabu Curitiba Convention

Localizado a poucos minutos do centro de Curitiba o Mabu Curitiba Convention, tem como diferencial valorizar a cultura local dando destaque a pratos regionais nos almoços de domingo, que, além do Carneiro no Buraco, prato típico de Campo Mourão, também tem em seu cardápio o Porco no Rolete da região de Toledo, Dourado no Carrossel  de Itaipulandia, e o já famoso Barreado , destaque da culinária litorânea do Estado.*

Chef Carlos Eduardo Castanharo, 28 anos, que se define como ” Um cozinheiro feliz e apaixonado pela profissão sempre buscando evolução profissional”, iniciou sua carreira há oito anos  como auxiliar de cozinha na Nova Zelândia e tem em seu currículo os cursos do Centro Europeu e do  ICIF-Italian Culinary Institute for Foreigners,  que lhe proporcionou uma passagem pelo  restaurante La Leggenda dei Frati em Siena, na  Itália. Está no Mabu desde 2008, tendo passado pelo cargo de subchefe em 2011 e desde o ano passado ocupando o cargo Chef.

É ele que está, desde as 4 horas da manhã envolvido no preparo do prato e comenta sobre a forma rústica que os legumes devem ser cortados, a importância de “abafar” o fogo com areia para que não seja projetada a labareda e com  isto garantir o  leve toque defumado: “É uma carne de sabor encorpado”, afirma enquanto prepara esta iguaria da nossa culinária local.

O ambiente do Hotel é tranqüilo, rodeado por árvores, cedros, chafariz e uma sensação de muita paz.

Neste cenário conversamos a respeito desta receita, das curiosidades e particularidades deste prato que já tem seu lugar garantido no paladar e na cultura gastronômica do curitibano:

– Quais são os principais ingredientes/temperos para fazer o Carneiro no Buraco, tempo de cozimento e de preparo?
Os principais ingredientes-  pernil ou  paleta ou costela de cordeiro marinados de um dia para o outro em cebola, alho, hortelã, alecrim, têm como acompanhamento legumes, raízes, tubérculos e algumas frutas: Maçã, banana da terra, cebola, batata salsa, batata doce, mandioca, abobrinha, pimentões, cenoura, tomate.

Os ingredientes são dispostos em camadas em um tacho de latão com tampa e para o preparo é necessário buraco de aproximadamente 2 metros de profundidade completamente cheio de lenha.

Começamos a queimar esta lenha 4 horas antes de colocar o carneiro. Assim que a lenha estiver queimada e o buraco estiver apenas com brasas, descemos o tacho, tampamos e cobrimos com areia  qualquer possível entrada de ar para evitar a formação de chamas, pois estas queimariam o carneiro.

Depois de quatro horas o carneiro estará cozido e pronto para servir. Destampamos e retiramos o tacho. Vertemos um pouco do caldo num recipiente para preparar o pirão com farinha de mandioca.

– O que harmoniza com este prato? 

Os principais acompanhamentos são o próprio pirão do carneiro, arroz e purê de banana da terra. Além dos legumes que foram cozidos com o carneiro, claro! Para beber, um bom vinho tinto cai bem. De preferência vinhos mais tânicos.

– Por ser um prato tradicional do Paraná, qual a receptividade dos turistas que vêm de fora?
Chama bastante atenção e desperta curiosidade por causa da maneira que é preparado. As pessoas costumam fazer várias perguntas, fotografar a retirada do carneiro no buraco etc. É bem satisfatório esse contato com os clientes.

Sabemos que neste contexto as relações interpessoais, na maioria das vezes, estão vinculadas a alimentação e vimos que acompanhar o ritual do Carneiro no Buraco, além de ser uma bela experiência, é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e também a diversidade da culinária brasileira e é na gastronomia hoteleira que você encontrará estas e outras possibilidades.

Serviço:

Buffet
Cardápio Especial Paranaense com Carneiro no Buraco, Porco no Rolete, Dourado no Carrossel, Barreado, Buffet de Sobremesas e Drinks

Todos os domingos, das 12h às 14h30, no Mabu Curitiba Convention.

Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609 – CIC, Curitiba – PR

Informações e reservas: (41) 3341-1400

Valor: R$ 57,00 por pessoa, mais 10% de taxa de serviço (estacionamento cortesia)
Capacidade:  200 pessoas

* www.hoteismabu.com.br

* Fonte: http://www.campomourao.pr.gov.br

Contato da Tânia Coelho –  tania@taniacoelho.net

Publicidade
Retomada do turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA