Publicidade
Trofeu Fornececor

O Melhor da Culinária Hoteleira – Restaurante do Hotel Pestana Curitiba

Autora: Tânia Coelho

Fotógrafo: Fred Kendi 

Na tradição do bem viver e do bem comer de Portugal, dos antigos e aconchegantes restaurantes da Baixa em Lisboa, do Porto e de Sintra, vem até nós os sabores do Hotel Pestana em Curitiba.

Ao incorporar ao moderno conjunto arquitetônico as antigas instalações do Museu David Carneiro, o Hotel mostra seu respeito à história e à tradição, que une os dois lados do que de tão semelhante, já foi um só país, Brasil e Portugal.

Dos pratos portugueses certamente o bacalhau, em todas as suas formas de preparação é o mais tradicional. Por este motivo foi o prato escolhido pelo Restaurante do Hotel Pestana para nos introduzir ao maravilhoso mundo da gastronomia do além mar.

O Bacalhau “Cais da Ribeira”, criado pelo primeiro chef do hotel, até hoje é o prato que mais se destaca, como informa Peterson Arboitte, atual chef de cuisine do Pestana. “Trabalhar com ingredientes frescos e de qualidade torna o Bacalhau Cais da Ribeira o prato preferido entre os clientes, além de apresentar um grande impacto pelo contraste de cores e sabor do azeite de alecrim com tomates cereja e cogumelos frescos”, nos conta Peterson, que está no Pestana há 10 anos e nos últimos dois responde pela cozinha do hotel.

O destaque dos ingredientes frescos em sua cozinha tem certamente a marca de sua infância, criado em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, desde cedo teve contato com produtos frescos, plantados e colhidos da horta da avó que os preparava com a ajuda e o olhar atento do neto que teve nesta prática a inspiração para sua carreira profissional.

 

O prato, preparado com postas  de bacalhau do porto dessalgada e de qualidade pode ser acompanhado por um vinho verde –  Varanda do Conde, segundo Peterson, é uma excelente opção, justamente por ser um vinho leve e de  moderado teor alcoólico, frutado, fácil de beber, comporta-se muito bem com os ingredientes frescos da composição do prato.

As excelentes opções da gastronomia do Restaurante do Hotel Pestana não se limitam ao bacalhau, outros pratos da culinária portuguesa compõem o cardápio, que apresentam preços competitivos, em um lugar atraente e sofisticado e com um atendimento impecável. E o que é melhor, aberto ao público em geral!

Um mimo de boas vindas oferecido aos que se hospedam no Pestana são os Pastéis de Nata, que junto a outros doces, fazem parte do cardápio.

O aroma do azeite de alecrim, do bacalhau, do alho, cebolas e outras especiarias invadem o ambiente do restaurante. O bolinho de bacalhau, também presente, compõem este momento único, e nos remete a uma viagem gastronômica que vai além do paladar e do olfato.

Está ali, posta à mesa parte de nossa história, marcas do nosso passado, de nossos ancestrais.

Na fluidez do azeite, na textura do peixe podemos sentir, as mãos dos produtores, dos pescadores, dos cozinheiros, entender e perceber que a nossa riqueza cultural está justamente na diversidade e na incorporação dos costumes, dos sabores das palavras e dos gestos dos que nos antecederam.

“… toda cozinha tem a marca do passado, da história, da sociedade, do povo e da nação à qual pertence. Cozinhar é uma ação cultural que nos liga sempre ao que fomos, somos e seremos e, também, com o que produzimos, cremos, projetamos e sonhamos.”*

Fica aqui a dica.

A proposta destas publicações é aumentar a visibilidade dos Restaurantes dos Hotéis, apresentando os mais diversos tipos da gastronomia a ser oferecida e seus diferenciais, criando com isso o hábito das pessoas frequentarem esses restaurantes.

Bom apetite!!

Serviço

Hotel Pestana Curitiba

Rua Comendador Araújo, 499, Batel – Curitiba

+(55) 4130179900

+(55) 4130179901

www.pestana.com

Valor do Bacalhau Cais da Ribeira: R$ 75,00 (prato individual) – não cobram taxa de serviço

Capacidade – 68 pessoas

*  SENAC. Dn.  A história da Gastronomia / Maria Leonor de Macedo Soares Leal. Rio de Janeiro: Ed. Senac  Nacional, 1998. 144p. il.

Tânia Coelho é especialista em Personalização de Serviços Hoteleiros – Contato –  (41) 9968.2999 – Email – tania@taniacoelho.net – br.linkedin.com/in/taniacoelho -instagram.com/coelho.tania

Publicidade
Retomada do turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA