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O impacto da IOT na manutenção do ar condicionado

Artigo de Leandro Solarenco*

A tecnologia está transformando a forma de fazer manutenção de ar condicionado. Nos próximos anos, a tendência é observar “superespecialistas” e não mais técnicos genéricos devido ao poder de rastreabilidade remota para encontrar defeitos específicos nos equipamentos. Isso porque a gestão da manutenção dos aparelhos de ar condicionados está sendo remodelada com a IOT (Internet das Coisas).

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A tecnologia está transformando a forma de fazer manutenção de ar condicionado. Nos próximos anos, a tendência é observar “superespecialistas” e não mais técnicos genéricos devido ao poder de rastreabilidade remota para encontrar defeitos específicos nos equipamentos. Isso porque a gestão da manutenção dos aparelhos de ar condicionados está sendo remodelada com a IOT (Internet das Coisas).

O impacto da IOT na manutenção do ar condicionado
Manter o ar condicionado com uma rigorosa manutenção é essencial – Foto – Divulgação

Ao contrário da manutenção tradicional que exige técnico para identificar problemas, a manutenção 4.0 consegue fazer tudo remotamente, identificando tempo de uso, falhas e outros dados semelhantes aos dos carros modernos que monitoram, por exemplo, a quilometragem e acionam sensores de falhas deixando os técnicos preparados para o serviço. Essa rastreabilidade do processo de manutenção vai demandar técnicos específicos para determinados problemas, eliminando todo o trâmite de ter um responsável para terceirizar esse trabalho. Isso vai modificar o segmento de manutenção, que gradativamente caminhará para um modelo mais versátil, além de valorizar o trabalho do técnico que contará com conhecimentos específicos.

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Agilidade e eficiência

Além de proporcionar mais agilidade e eficiência no processo de manutenção, gerando economia de energia, a manutenção 4.0 também possibilita um segundo benefício que é flexibilizar o serviço de acordo com a necessidade devido a três itens principais de automação:

1 – Painéis de notificações de defeitos no aparelho de ar condicionado, identificando falhas ou antevendo possíveis problemas;

2- Redução do impacto dos reparos em cada visita. Numa manutenção tradicional, fatalmente o reparo é realizado e em duas visitas. No conceito 4.0, o processo de reparo é antecipado, uma vez que o técnico já tem o pré-diagnóstico do equipamento remotamente. Dessa forma, se o equipamento apresentar defeito, é possível levar as peças adequadas na visita;

3 – Cálculo de utilização para entender quando de fato a manutenção precisa ser feita, passando a ser sob demanda e não mais por tempo. Por meio da IOT, a frequência da manutenção vai ocorrer sob demanda. Hoje, normalmente o processo de manutenção regular exige um checklist com a presença de um técnico no local para fazer a limpeza padrão e verificação do que está ocorrendo no equipamento para posteriormente determinar diagnóstico e fazer o reparo. Tudo isso gera um custo e um tempo maior, inclusive de deslocamento do profissional.

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Internet usando dispositivos IOT

Ao inverter esse jogo, a empresa vai eliminar partes dos processos de verificação manual, tempo, ferramentas e deslocamento fazendo tudo isso pela Internet usando dispositivos IOT. Dessa forma, com precisão e eficiência, a tecnologia vai realizar as mesmas medições e chegar numa conclusão do que precisa ser realizado pelo técnico de forma antecipada e assertiva. Assim, IOT já está transformando positivamente a forma de realizar a manutenção de ar condicionado.

*Leandro Solarenco é engenheiro, especialista em projetos e master coach,  CEO da Vetor Frio & Clima, empresa especializada em negócios que precisam de temperatura sob controle, oferendo projetos, instalação e manutenção para sistemas de refrigeração e ar condicionado, e da ProHound, startup focada em oferecer soluções de automação e gestão 4.0 neste mesmo segmento.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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