O impacto da economia na hotelaria é debatido em Encontro Gerencial em SP
O Diretor da Onix Hotelaria, Menache Hamaoui, terminou agora hà pouco uma palestra na 10ª edição do Encontro Gerencial Hoteleiro da Região Paulista e Jardins que aconteceu no Hotel HB Ninet, situado no bairro paulistano dos Jardins. O objetivo deste evento é discutir o perfil de mercado, estratégias de ocupação e trocar informações sobre fornecedores e serviços. Além disto, este encontro que tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial, possibilita integrar os concorrentes da região, possibilitando a troca de experiências e networking.
Hamaoui possui uma vasta experiência profissional na hotelaria, com passagens por grandes redes, como a Accor, além de passagem por grandes multinacionais como a Volkswagem. Além disto, consta em seu curriculum uma ampla experiência em projetos e estudos de viabilidade, implantações, gestões, marketing operacional e vendas. O tema de sua palestra focou o tema o impacto da economia na hotelaria para 2015 e 2016 e os participantes puderam se interagir na palestra fazendo perguntas.
Hamaoui começou sua palestra classificando a atual economia no Brasil como em desespero e que este cenário não começou agora, mas antecedeu a Copa do Mundo de 2014 e agora vive seu auge. Ele lembrou que o próprio ministro da economia, Joaquim Levy, classifica o atual momento da economia como de ressaca. Segundo Hamaoui, este cenário deve permanecer no mínimo até o próximo ano, mas é na crise onde aparecem as grandes oportunidades. “Estamos vivendo um cenário raro na hotelaria brasileira, onde baixou duas nuvens, uma de euforia e outra de pavor. Existe uma alavanche de novos empreendimentos que deverão entrar em operação nos próximos anos, mas a taxa de ocupação está em queda em todas as regiões do Brasil. Para sobreviver a estes cenários e ser competitivo, é necessário um estado emocional para garantir a sobrevivência. Implantar tecnologia para reduzir custos operacionais pode ser uma alternativa, assim como agregar novos canais de distribuição. A hotelaria é último segmento a sofrer os efeitos da crise e o primeiro a se reerguer”, assegura Hamaoui.
Segundo ele, a grande maioria dos hotéis não faz as contas do custo operacional e rifar tarifa neste momento é um ato suicida, assim como pagar comissões de até 27% as operadoras, o que é uma prática muito comum no mercado. “Por que em vez de pagar uma comissão tão alta as operadores o hotel não repassa isto aos seus clientes? As vezes é muito comum o cliente pesquisar a tarifa no hotel e encontrar mais cara do que nas operadoras. Isto o cliente não compreende e não volta ao hotel”, garante Hamaoui.
E uma boa prática para atrair e fidelizar os clientes, é abrir canais de comunicação para que ele possa manifestar suas necessidades e soluções. “Ouvir os comentários dos clientes pode trazer bons resultados ao hotel. Se o hotel não souber ouvir, o cliente pode manifestar sua opinião em mídias sociais ou nos sites especializados de avaliações, como o TripAdvisor, e isto pode fazer um grande estrago na imagem do hotel”, avalia.
O organizador deste Encontro, Nelson Góes, Diretor de marketing e vendas da Feller Hotéis, destaca que este Encontro é muito importante para que os participantes possam trocar informações para tomada de decisões. “Vendas é de fundamental importância para um empreendimento se posicionar de forma competitiva no mercado, ainda mais neste momento de instabilidade na economia. Esta troca de idéias que aflora no Encontro fortalece muito o setor para encontrar alternativas e assim renovar as idéias. Não adianta o profissional de vendas ter um curriculum espetacular, o que vale é como vai vender os produtos de seu hotel amanhã. O atual período é de negociação e quem souber fazer, terá a demanda esperada em seu hotel”, destacou Góes.
E finalizando sua palestra, Hamaoui apresentou um case de sucesso da rede hoteleira norte americana Hyatt que estava vivendo alguns momentos de turbulência com queda na taxa de ocupação, a concorrência cada vez mais acirrada e os clientes cada vez menos leais. “A solução foi reunir os colaboradores para reciclar os conhecimentos, rever os conceitos que norteavam os padrões e melhorar ainda mais os serviços. O resultado é que em pouco tempo a Hyatt voltou a ganhar competitividade no mercado e isto serve de lição para todos nós”.
Confira na galeria de fotos abaixo algum dos momentos deste Encontro.